quarta-feira, 7 de maio de 2014

SINDOJUS/DF adota a Transparência Sindical e criará o Portal da Transparência Sindical

Ontem (06/05/2014) foi fundado o Sindicato dos Oficiais de Justiça do Distrito Federal (SINDOJUS/DF), e como medida democrática, para que todos possam discutir o papel do sindicato, bem como possa ter direito a candidatar a cargos diretivos, podendo votar e ser votado, foi marcada a data de 11/06/2014 para Assembleia Geral de Ratificação da fundação do SINDOJUS/DF, onde todos os oficiais de Justiça de todo o Poder Judiciário da União no DF poderão comparecer, votar e ser votado.

Uma inovação importante do SINDOJUS/DF e que revolucionará o sindicalismo brasileiro é a transparência sindical, conforme previsto nos artigos 39 e 44 do Estatuto, exceto informações estratégicas (decidido o que é informação estratégia em Assembleia Geral), todos os gastos do SINDOJUS/DF será publicado na sede da entidade (com a acesso a todos os filiados) e ainda será disponibilizado no Portal da Transparência Sindical, que ainda será criado.

O portal da transparência sindical do SINDOUS/DF será um exemplo a ser seguido pelos demais sindicatos do Brasil.

Veja os artigos 39 a 44 do Estatuto do SINDOJUS/DF:

Capítulo III – DA TRANSPARÊNCIA SINDICAL
Seção I - DA FISCALIZAÇÃO REALIZADA PELOS ASSOCIADOS

Art. 39. Todos os gastos do SINDOJUS/DF, incluindo compras, alugueis, pagamentos de funcionários, serão disponibilizados de modo simples e didático, na sede do Sindicato para que qualquer associado devidamente identificado possa ter acesso.

Art. 40. As aquisições, compras, contratação de serviços, realizadas pelo SINDOJUS/DF deverá ser feita escolhendo-se o menor preço, respeitando-se o critério de qualidade e durabilidade.

Art. 41. Qualquer ocupante do cargo de oficial de Justiça, filiado ou não, poderá representar ao SINDOJUS/DF, inclusive por meio eletrônico, quando houver suspeita de compra de produtos ou contratação de serviço fora do preço de mercado.

Seção II – DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA SINDICAL

Art. 42. Todas as despesas do SINDOJUS/DF serão publicadas no sítio do sindicato, exceto aquelas consideradas estratégicas, conforme deliberação da Assembléia Geral, podendo ser criados logins e senhas para todos os associados que quiserem se cadastrar.

Art. 43. Da publicação constará o vendedor, a especificação do produto ou serviço adquirido e seu valor unitário e total.

Parágrafo único: No sítio do SINDOJUS/DF sempre deverá constar o número de filiados e o valor médio das contribuições sindicais, incluindo o valor contribuição compulsória.

Art. 44. Nas Assembléias de prestação de contas deverá ser informado o saldo anterior, valor arrecadado, valor gasto e saldo atual do SINDOJUS/DF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente:

Postagens populares