segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Ricardo Boechat é condenado a pagar dano moral a Oficial de Justiça

Decisão do TJGO condenou Boechat e a Rádio e Televisão Bandeirantes do Rio de Janeiro

Boechat - Imagem da internet
Na última sexta-feira (17/02/2017) o juiz Luís Henrique Lins Galvão de Lima da Cidade de Goiás (GO) condenou o jornalista Ricardo Eugênio Boechat e a Rádio e Televisão Bandeirantes do Rio de Janeiro  a pagar indenização por dano moral ao oficial de Justiça Denner da Cunha Pereira, lotado no TJ de Goiás, em razão de ter feito considerações ofensivas e vexatórias a todos os oficiais de Justiça do Brasil. O valor foi simbólico, R$1.500,00 (mil e quinhentos reais).

Entenda o caso

Em 05/10/2016, em seu programa veiculado na rede Band News de rádio, o jornalista Ricardo Boechat, ao discorrer sobre o caso específico de um ouvinte que, na versão dele, teve o cumprimento de uma ordem judicial prejudicada pelo comportamento de um oficial de justiça designado para tal, Boechat passou a tecer considerações críticas e irônicas a toda a categoria de oficiais de justiça do Brasil, estendendo tais críticas, inclusive, ao Estado Brasileiro.

Em razão das afirmações ofensivas do jornalista estendidas a todo o oficialato de Justiça do país, que segundo Boechat seriam apenas "entregadores de papéis", "arrogantes", "deveriam ser extintos", entre outras ofensas, o oficial de Justiça Denner da Cunha Pereira do TJGO, lotado na comarca da Cidade de Goiás/GO, ingressou com ação judicial pedindo a condenação do jornalista Ricardo Eugênio Boechat e o Grupo Bandeirantes, depois retificado para  Rádio e Televisão Bandeirantes do Rio de Janeiro ao pagamento de indenização.

Condenação

“Isto posto, JULGO PROCEDENTE o pedido para CONDENAR os réus, solidariamente, ao pagamento de indenização pelos danos morais ao autor no valor de R$ 1.500,00 que deverá ser acrescido de correção monetária pelo INPC e juros moratórios de 1% ao mês, ambos a contar da publicação desta sentença.”  Assim, decidiu o Juiz Luís Henrique Lins Galvão de Lima da Cidade de Goiás (GO).

O juiz fundamenta a condenação em razão de “as críticas não se limitaram ao contexto da operação padrão dos oficiais de justiça havida do Estado de São Paulo, pois quando o jornalista réu defende que o mister dos oficiais de justiça é um mero entregar de papeis; que são arrogantes por quererem auferir mais em desalinho com o salários pagas na iniciativa privada; e que eles devem ser extintos, tal réu nacionalizou a crítica, que, repita-se, não teve nada de informativa.”

“Se a fala do jornalista se limitasse a tratar da operação dos oficiais de justiça e dos efeitos deletérios da semiparalisação, o interesse público estaria presente e também o viés informativo.”, escreveu o juiz na sentença.

O valor da condenação é certamente simbólico, entretanto, serve de advertência aos réus de que a liberdade de expressão não é absoluto, sofrendo restrição quando atinge a honra e a dignidade da pessoa e apresentar conteúdo falacioso e que não corresponde com a realidade.


Fonte: InfoJus BRASIL

8 comentários:

  1. Apesar de simbólica, a condenação tem caráter pedagógico e deveria ser replicada em todos os Estados com novas ações promovidas por integrantes da categoria de Oficiais de Justiça do Estado, da Justiça do Trabalho e da Justiça Federal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É lamentável esse tipo de agressão e também o valor indenizatorio. R $ 1500,00 não paga nem o advogado. Tenho certeza que foi o próprio colega que fez a petição, valendo-se de um advogado amigo para ingressar em Juízo. Esse tipo de indenização não serve pra dar exemplo. A rádio e TV Bandeirantes estão rindo com essa punição. Todavia, merece nossos aplausos a atitude do colega goiano.

      Excluir
    2. Data venia esta condenacao e para dizer que a moral dos oficiais nao vale nada. Nao e uma advertencia. Nem de longe, mas sim um sinal Verde , pra que, sobre o pretexto de liberdade ,humilhar.

      Excluir
    3. Data venia esta condenacao e para dizer que a moral dos oficiais nao vale nada. Nao e uma advertencia. Nem de longe, mas sim um sinal Verde , pra que, sobre o pretexto de liberdade ,humilhar.

      Excluir
  2. Nice post! This is a very nice blog that I will definitively come back to more times this year! Thanks for the informative post. Safety vest

    ResponderExcluir
  3. thank you very useful information admin, and pardon me permission to share articles here may help

    Cara menyembuhkan sakit saat haid
    Obat kencing batu
    Suplemen untuk menghaluskan kulit wajah

    ResponderExcluir
  4. sharing information was lovely and very helpful, increase knowledge, and pardon me permission to share health articles here may be useful to you in particular are looking for Obat abses payudara tanpa operasi

    ResponderExcluir

Comente:

Postagens populares

Vídeos: FENOJUS

Loading...