Excelente artigo do advogado e presidente do SESCON-SP, Dr. Sérgio Approbato Machado Júnior, publicado no Portal Rota Jurídica. Leiam e reflitam:
Golpe baixo chamado execução fiscal
O governo federal quer aprovar no Congresso Nacional um conjunto de normas bem próximo ao pensamento bolivariano de alguns regimes de viés autoritário na América Latina. Se conseguir, será um golpe às nossas instituições democráticas.
Pretende a administração federal que seus burocratas substituam a Justiça e conduzam as execuções fiscais com métodos como penhorar bens sem ordem judicial, permitir à Fazenda acesso a dados e patrimônio de devedores, reter valores e indispor bens particulares.
Ao elevar seus cobradores à condição de vice-reis do fisco, o governo rebaixa o Judiciário em evidente atentado ao Estado Democrático de Direito, como denunciam a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Comercial de São Paulo, Confederação Nacional da Indústria (CNI), Fecomércio-SP, SESCON-SP, e integrantes do Fórum Permanente em Defesa do Empreendedor.
A proposta está no Congresso desde 2009. A intenção inicial, dentro do Segundo Pacto Republicano do governo Lula, era “modernizar a prestação jurisdicional”. Na verdade, pretende reinstituir a figura dos coletores de impostos.
A ideia do governo era terceirizar a cobrança a instituições financeiras. Mas diante da resistência o Palácio do Planalto alterou os planos. O governo Dilma, por meio da Advocacia Geral da União, encampou a ideia de conceder à Procuradoria Geral da Fazenda plenos poderes sobre a dívida ativa, de R$ 1,42 trilhão – 40% em impostos atrasados e 60% de multas aplicadas pelo atraso.
Ao defender o projeto no Congresso, o advogado Geral da União, Luiz Adams, disse ter negociado com a OAB, mas a entidade nega.
Primeiro, o governo manda projetos paralelos ao Congresso e tenta um pedido de urgência. Se aprovado, fica isento da Comissão de Constituição e Justiça, que provavelmente o vetaria. Assim, basta aprovação em plenário com ajuda da base aliada. Além disso, a Justiça se omite diante da obrigação de mediar conflitos.
Batizado de Quarto Pacto Republicano, a proposta do governo está diluída nos PLs 2412/2007, 469/2009, 5080/2009, 5081/2009 e 5082/2009. O ataque às normas começa com o PL 469, apresentado pela Advocacia Geral da União alterando o Código Tributário Nacional para atribuir responsabilidade patrimonial aos gestores pelas dívidas de pessoas jurídicas. A OAB foi contra.
O conjunto de proposições normativas encaminhado pelo Poder Executivo configura medidas abusivas e inconstitucionais ao Estado Democrático de Direito.
Para o SESCON-SP, a OAB e entidades que defendem a livre iniciativa, a proposta do Executivo choca porque pretende transferir, sem a intermediação salutar e constitucional determinada ao Poder Judiciário e sem o devido processo legal, patrimônio jurídico de particulares e da Fazenda Pública.
No conjunto de absurdos, o PLP 469/2009 simplesmente inverte a presunção de inocência consagrada no Artigo 5º, inciso LVII da Constituição Federal, criando a necessidade de provar a boa-fé, que a própria Constituição já presume.
Em suma, Fazenda e Advocacia Geral da União querem impor um conjunto de arbitrariedades:
– criar sistema de investigação patrimonial com acesso a dados financeiros e patrimoniais dos cidadãos;
– autorizar que as constrições sejam por Oficiais da Fazenda Pública, sem interferência do Poder Judiciário;
– equiparar a fé pública dos Oficiais de Justiça à dos novos Oficiais da Fazenda Pública;
– determinar que o Poder Judiciário autorize aos Oficiais de Fazenda Pública poderes de arrombamento;
– sujeitar as medidas apenas a um posterior crivo do Poder Judiciário.
*Sérgio Approbato Machado Júnior é presidente do SESCON-SP (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo).
InfoJus BRASIL
Fonte: Rota Jurídica
obat kaki bengkak
ResponderExcluireye care softgel
obat sakit payudara
cara memesan qnc jelly gamat
Aadhaar Card Status
ResponderExcluire-Aadhaar Card
Aadhaar Card Address Change Online
Download Aadhaar Card
Online Download Aadhaar Card
"Thanks for sharing information very interesting and useful. Do not forget to visit our website to share information and knowledge about health"
ResponderExcluirCara Mengobati Kaki Bengkak
Thanks for sharing, you can find more information from Hotmail support
ResponderExcluirPermission to share friends, articles about health and hopefully useful for all
ResponderExcluirCara Mengatasi Telat Haid
Cara Menyembuhkan Polip Hidung
Obat Kurap
Cara Mengatasi Haid Tidak Teratur
Obat Bisul Ampuh
Great thank to upload, hopefully it will be useful for writers and those who read :) Obat Kelenjar Getah Bening Bahaya Benjolan Dileher Dan Cara Mengatasinya Cara Mengobati Luka Diabetes
ResponderExcluirVery good article interesting and useful
ResponderExcluirJoin and feel the thrill of playing Poker Site, Domino99, Pokerqq, QQ Online, Domino Qiu, Qiu Qiu Online, Poker Qiu Qiu which gives big wins only at http://Maxbetqq.net/ A trusted IDN Poker agent who gives big win big jackpot together. Poker Sites, Domino99, Pokerqq, QQ Online, Domino Qiu, Qiu Qiu Online, Poker Qiu Qiu.
Supported by quality servers and very fair games 100% Player vs Player and no ROBOT interference in the MaxbetQQ Trusted Online Poker Site.
Promo HOT Di Poker Online Terpercaya Maxbetqq :
– Bonus Bulanan Megajackpot
– Bonus New Member 20% (Minimal Deposit Rp25.000 | Maksimal Bonus Rp.50.000)
– Bonus Rollingan 0,5%
– Bonus Deposit Rp. 5000 Setiap Hari
– Bonus Refferal 10% Up To 60%
7 Games Dalam 1 User ID :
✔️ Texas Poker
✔️ Domino QQ
✔️ Capsa Susun
✔️ Bandar Ceme
✔️ Ceme Keliling
✔️ Super Ten
✔️ Pot OMAHA
Info Maxbetqq Anda Bisa Langsung Menghubungi Lewat :
Livechat : http://Maxbetqq.net/
Whatsapp : +66613295868
WeChat : MaxbetQQ
Line : MaxbetQQ
QQ NET
QQ.NET
QQ PAGCOR
ONLINE QQ
DAFTAR QQ
QQ ONLEN
POKERQQ
POKERQQIDN
QQ ONLINE
DOMINO QIU
MAXBETQQ.NET
SITUS POKER
AGEN POKERQQ
AGEN DOMIN99
POKER QIU QIU
QIU QIU ONLINE
AGEN POKER UANG ASLI
AGEN POKER TERPERCAYA