terça-feira, 16 de abril de 2024

Crônicas lançadas pelo TJCE revelam situações vivenciadas no cotidiano de trabalho de Oficiais de Justiça

A série “Histórias da Gente da Justiça”, uma iniciativa da Assessoria de Comunicação do tribunal, foi pensada com o objetivo de prestar homenagem pelo Dia do Oficial de Justiça

Arte: Reprodução/Ascom TJCE

Criada com o objetivo de valorizar e ressaltar a importância da categoria dos Oficiais de Justiça para a sociedade e para o judiciário cearense, além de prestar homenagem à categoria pelo Dia Nacional do Oficial de Justiça – celebrado em 25 de março –, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) lançou, no dia 18 de março, uma série de crônicas curtas inspirada em histórias contadas por oficiais e oficialas. Foram, ao todo, sete publicações, as quais se transformaram em um livreto com ricos relatos que retratam diversas situações vivenciadas pela categoria no dia a dia da profissão.

Teve história em que a oficiala se depara com a trágica realidade da violência doméstica e familiar; ato de solidariedade com jurisdicionado sem familiares na cidade; caso da oficiala se deparou com a mais absoluta situação de miséria e vulnerabilidade social, com barracos em terra batida; jurisdicionado pego na mentira ao tentar escapar do Oficial de Justiça para não ser citado em um processo; até aventura do tipo cena de filme ocorreu, com a saga de um oficial que precisou conduzir um acusado de homicídio de São Paulo a Quixelô.

Houve relato de empatia por parte da oficiala que percebeu, ao ouvir os gritos desesperados de uma vítima de violência doméstica, que não estava ali só cumprindo o mandado, mas uma missão maior, por vezes invisível aos olhos da sociedade; a emoção de ver a parte se sentir abraçada pela Justiça ao ter uma medida protetiva de urgência atendida, em um misto de felicidade e esperança; e a emocionante história da imersão de uma oficiala em uma aldeia indígena, em que depois de cumprir a ordem judicial, como forma de agradecimento, a mesma foi convidada a participar de um ritual sagrado de cura, libertação espiritual e conexão com a natureza.

Homenagem à categoria

Idealizada pela jornalista Carolina do Vale, servidora do Núcleo de Comunicação Interna, e pelo coordenador da Assessoria de Comunicação (Ascom) do TJ, Ilo Santiago, a série “Histórias da Gente da Justiça” foi pensada com o objetivo de prestar homenagem pelo Dia Nacional do Oficial de Justiça.

Carolina explica que escolheram iniciar as publicações pelos Oficiais de Justiça por considerarem que a categoria, por estar constantemente nas ruas e nos mais diferentes ambientes, em contato direto com as pessoas, vivenciam muitas situações inusitadas, difíceis e emocionantes, as quais renderiam boas histórias, o que afirma ter se confirmado com a realização do projeto.

Ela acrescenta que o formato de crônica breve foi escolhido por ser de leitura rápida e permitir explorar a diversidade de situações vivenciadas por esses servidores, em textos de formato mais livre e com inspiração literária, que buscam também divertir, emocionar e gerar reflexão e identificação. “Os textos foram escritos em primeira pessoa, justamente com o objetivo de produzir empatia, levando o leitor a se imaginar naquela situação”, disse.

Apuração das histórias

O processo de apuração das histórias se deu por meio de um formulário eletrônico que foi divulgado nos canais de comunicação internos do tribunal e no grupo TJZap para Oficiais de Justiça. Nele, os oficiais e oficialas interessados em participar deveriam enviar um resumo da história que gostariam de ver transformada em crônica.

Após a seleção das histórias, complementa Carolina, jornalistas da Ascom entraram em contato com os participantes para obter mais informações e coletar detalhes importantes para a elaboração dos textos, buscando, principalmente, capturar quais os sentimentos de cada um diante da situação vivida. O projeto envolveu, ao todo, sete jornalistas, que participaram da redação e edição dos textos, além de dois designers, responsáveis pela identidade visual e diagramação.

Devido à boa adesão e repercussão que o projeto teve, a jornalista do Núcleo de Comunicação Interna informa que serão realizadas mais edições, com histórias de outros personagens da Justiça. A intenção, destaca Carolina, é de trazer novas histórias de Oficiais de Justiça.

Mensagem da administração

Na abertura do livreto, assinado pelo presidente do TJCE, desembargador Abelardo Benevides; pelo vice-presidente, desembargador Heráclito Vieira Neto; e pela corregedora-Geral da Justiça, desembargadora Edna Martins; os gestores expressaram o reconhecimento pelo trabalho fundamental dos Oficiais de Justiça e por toda a dedicação e compromisso que demonstram no exercício de suas funções.

“Oficiais de Justiça operam na linha de frente, por vezes em condições desafiadoras, para assegurar que os direitos sejam respeitados e as decisões judiciais cumpridas. Além das funções típicas, desempenham papel importante na humanização da Justiça, principalmente no que se refere ao atendimento dos mais vulneráveis. Nesse sentido, contribuem não apenas para a realização dos atos processuais, mas também para a paz social e a promoção de uma Justiça cada vez mais eficaz e acessível”, diz.

Leia as crônicas:

Lugar de fala – Virgínia Gurgel (Quixadá) – Acesse AQUI
Pego na mentira – Vanderni Freitas (Fortaleza) – Acesse AQUI
Apenas uma camisa – Iara Nogueira (Fortaleza) – Acesse AQUI
Cena de filme – Raugir Lima (Quixelô) – Acesse AQUI
Missão de empatia – Lia Barros (Fortaleza) – Acesse AQUI
Ritos Sagrados – Micheline Carvalho (Pacatuba) – Acesse AQUI
Esperança de felicidade – Mariana Pinheiro (Fortaleza) – Acesse AQUI

Acesse o livreto com todas as crônicas – AQUI

InfoJus Brasil: com informações do Sindojus-CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente:

Postagens populares