segunda-feira, 13 de julho de 2020

160 cestas básicas doadas por Oficiais de Justiça são entregues a famílias do bairro São Miguel em Fortaleza

Por trabalhar nas ruas, a categoria presencia de perto o aumento da fome e da pobreza de parcela da população, agravada nesse período atípico de pandemia

Faz parte do cotidiano do Oficial de Justiça estar em comunidades carentes, onde presencia de perto o aumento da fome e da pobreza de parcela da população, agravada nesse período atípico de pandemia da Covid-19. Por causa das medidas de isolamento social, muitos que trabalham na informalidade acabaram perdendo a sua única fonte de renda. Para amenizar o sofrimento dessas pessoas, o Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE) realizou, nos meses de maio e junho, campanha de doação para compra de cestas básicas a famílias do bairro São Miguel, em Fortaleza. Oficiais e oficialas de todas as regiões do Estado participaram da campanha, que arrecadou um total de R$ 6.370,00.

A entrega foi dividida em duas partes. A primeira teve de ser feita de forma emergencial no dia 2 de junho, por solicitação da representante da comunidade, uma vez que no início do mês várias famílias estavam com necessidades urgentes, sem ter o que comer. Na ocasião, foram entregues 35 cestas. A segunda ocorreu na última quarta-feira (8), quando foram distribuídas mais 125 cestas, totalizando 160.
Agradecimento

Janete Oliveira, presidente do Centro de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Qualificação Francisco e Antonio Marques (CECELQ), agradeceu a cada oficial e oficiala que, atendendo à solicitação do Sindojus e ao apelo feito pela representante do bairro, contribuiu para as doações. “Foi feita a entrega de mais 125 cestas básicas na nossa comunidade, o que acalentou a dor de quem tem fome, acalentou a dor de quem não tinha nada para comer dentro de casa, então o nosso muito obrigado de coração ao Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará e a cada Oficial de Justiça que ajudou nessa campanha”, destacou.


A diretora Fernanda Garcia, que acompanhou a entrega dos donativos, falou da emoção de ver no rosto daquelas pessoas o sentimento de gratidão. “A maioria que foi receber era mulher, chefe de família. A gente via que aquele alimento estava chegando num bom momento. Toda essa situação atípica decorrente da pandemia, que vem desde o mês de março, castigou ainda mais essas famílias. Muitas passam por dificuldades com as crianças, que estariam nas escolas, dentro de casa, sem ter o que comer”, disse.
“A maioria que foi receber era mulher, chefe de família. A gente via que aquele alimento estava chegando num bom momento”, comenta Fernanda Garcia
Com a iniciativa, Fernanda acrescenta que a comunidade pôde conhecer esse lado cidadão e humano dos Oficiais de Justiça. “Muitas vezes vamos a essas comunidades para cumprir medidas criminais, então foi oportunidade de eles verem esse lado humano da categoria. No momento do registro das fotos, a gente via que eles faziam questão de mostrar o recado da campanha, então a nossa mensagem foi passada. Espero que a gente consiga fazer outras campanhas ao longo deste ano e ter sempre essa atuação solidária nas comunidades em que estamos no dia a dia”, frisou.

O presidente do Sindojus, Vagner Venâncio, comemora o sucesso da campanha, que contou com ampla adesão da categoria. “Agradecemos a todos e todas que contribuíram, por terem dado esse exemplo de empatia com as pessoas humildes e aliviar um pouco a situação nesse momento de dificuldade”, ressaltou.

Ação social

Esse é mais um importante passo que o Sindojus Ceará dá em relação aos projetos de ação social da entidade. O objetivo é realizar campanhas periódicas visando a beneficiar instituições carentes do interior e da capita

InfoJus Brasil: Com informações do Sindojus-CE

Sindicato dos Oficiais de Justiça de Pernambuco faz campanha para ajudar jovem com hidrocefalia

Divulgação

Para arrecadar alimentos especiais e contribuir no tratamento de Felipe Júnior, de 21 anos, acometido por hidrocefalia, o sindicato dos Oficiais de Justiça de Pernambuco, deu ínicio nesta sexta-feira (10), a uma campanha de arrecadação virtual. 

A mãe de Felipe, Elisângela, sustenta o filho sozinha, com um salário mínimo. O dinheiro arrecadado é para ajudar na compra de alimentos especiais da marca Isosource®%uFE0F Soya, da Nestlé, pois o jovem se alimenta por sonda. Cada caixa do alimento custa R$ 29. 

"Juninho nasceu com hidrocefalia, mas sempre foi um menino muito ativo, inteligente, concluiu todos os estudos. Quando ele fez 17 anos apareceu um cisto de água na cabeça. Ele precisou fazer uma cirurgia e após isso perdeu os movimentos", relata a mãe. Hoje, o jovem vive acamado, ligado a um respirador e necessita de cuidados especiais.

Quem quiser ajudar, pode doar por essa Vakinha (http://vaka.me/1194660). Todo dinheiro arrecadado pelo Sindojus-PE será utilizado para a compra de do alimento especial que será entregue à família.

Presidente do TRT-6 nega pedido de grupo de oficiais de Justiça para retorno presencial do cumprimento de mandados

O presidente do TRT da 6ª Região (PE), Desembargador Valdir Carvalho, negou o pedido formulado individualmente por 12 Oficiais de Justiça do Núcleo de Distribuição de Mandados Judiciais do Regional para autorização do retorno presencial do cumprimento de mandados ordinários durante a pandemia.

No despacho, Dr. Valdir Carvalho explica que o pedido contém documentos relacionados ao assunto, dentre eles, mensagens eletrônicas de e-mails dos Oficiais solicitantes “cujos conteúdos, em última análise, sinalizam a intenção de retornar às atividades (físicas) de maneira regular, e não apenas em cumprimento a diligências consideradas urgentes”.

Segundo o presidente do Tribunal, a suspensão das diligências externas é uma das medidas de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus previstas no Ato Conjunto TRT6-GP-CRT nº 04/2020, que permanece em vigência. O Desembargador ainda esclarece que todas as demais deliberações que se referiram ao assunto, notadamente aquelas relacionadas ao retorno às atividades presenciais, serão minuciosa e previamente analisadas, observando os critérios estabelecidos pelas autoridades médicas e sanitárias, além do Ministério da Saúde e governos estadual e municipais.

Ato Conjunto do CSJT nº 06/2020 determina expressamente que aqueles que descumprirem a norma, assim como as determinações do Poder Executivo nacional e local, estarão sujeitos à apuração de responsabilidade administrativa e penal, “o que reforça a posição de que eventual autorização para retorno às atividades não depende apenas da manifestação individual da vontade de magistrados e servidores, mas de uma conjunção de fatores inspirados no interesse coletivo, a fim de evitar a exposição própria e/ou de terceiros às consequências danosas da Covid-19”, afirma o magistrado.

No final, o presidente do TRT-6 nega o pedido e ressalta a atitude responsiva da Administração, não sendo “possível o deferimento do pedido, pelas razões ora expostas”.

Para a Fenassojaf, a decisão proferida pelo Desembargador reafirma o posicionamento e orientação da Federação sobre o cumprimento dos mandados físicos durante a crise da Covid-19 em todo o Brasil. “Recebemos com entusiasmo a decisão da presidência do TRT da 6ª Região, que prima pelo interesse coletivo em detrimento do individual! É exatamente essa a linha que temos adotado na direção da Fenassojaf: a de que a saúde pública tem que vir acima de qualquer outro interesse, já que ainda não temos segurança para a retomada das atividades presenciais. Sabemos que há colegas angustiados com o acúmulo de trabalho, mas em tempos de pandemia tudo tem que ser redimensionado”, afirma a diretora de comunicação Mariana Liria.

A Federação mantém o diálogo e o acompanhamento das medidas que vem sendo adotadas pelos tribunais para que o retorno presencial ocorra conforme a determinação do CNJ, de maneira gradual e sistematizada.

“Os Oficiais de Justiça federais, por exemplo, são cerca de 5% da categoria mas, no cômputo geral, dos 28 servidores do Judiciário que vieram a óbito por Covid19, 13 são Oficiais de Justiça. É inegável a exposição majorada, não podemos nos tornar vetores de transmissão da doença. Por outro lado, entendemos nossa importância na entrega da prestação jurisdicional e queremos seguir produtivos. Por isso em alguns estados, como a retomada presencial completa não será possível ainda esse ano, já está sendo avaliada e implementada a abertura de alguns mandados não urgentes pelo meio exclusivamente eletrônico. É o caso do Rio de Janeiro e de São Paulo”, completa a dirigente.

A Fenassojaf mantém a orientação para todas as entidades de base que sigam com a reivindicação do meio preferencialmente remoto para o cumprimento de todas as ordens judiciais, inclusive as urgentes, sempre que possível. “Essa é uma medida que resguarda a saúde e a vida não apenas do Oficial de Justiça, mas dos seus familiares e de toda a população”, finaliza Mariana Liria.

Veja AQUI a íntegra do despacho emitido pelo presidente do TRT-PE

Da Fenassojaf, Caroline P. Colombo

Fonte: Fenassojaf

sexta-feira, 10 de julho de 2020

Sindojus-TO distribui EPIs aos oficiais de Justiça do Tocantins

Através de uma movimentação do SINDOJUS-TO em parceria com a força tarefa da Universidade Federal do Tocantins que está promovendo a confecção de máscaras de acetato, 70 unidades desse modelo de máscara foram disponibilizadas para uso dos oficiais de justiça filiados.

Além delas, também as máscaras de tecido personalizadas e patrocinadas pelo Sindicato ficaram prontas. Os equipamentos serão distribuídos para os filiados a partir da próxima segunda-feira (06/07) em todas as comarcas do Estado do Tocantins.

Junto com o material de EPI, o Sindicato também está enviando adesivo para carro referente à campanha de valorização dos oficiais de justiça que estão trabalhando durante essa pandemia.

Os oficiais não filiados que tiverem interesse em obter as máscaras de tecido, deverão pagar o valor individual de cada uma no valor de R$8,00 bem como os convidamos para fazer parte dessa instituição em defesa da categoria.

Pedimos para que esses interessados entrem em contato com o Sindicato e nos informem a quantidade e a comarca ao qual será enviado, para que possamos enviar o pedido junto com as máscaras dos filiados.





Fonte: Sindojus-TO

quinta-feira, 9 de julho de 2020

Homem de 70 anos é preso após ameaçar oficial de Justiça em Patos de Minas

Um homem de 70 anos acabou na delegacia, na tarde desta segunda-feira (06), depois de ameaçar um Oficial de Justiça em Patos de Minas. O homem se recusou a sair de uma casa vendida em leilão e, quando viu que iria ser despejado, ameaçou o servidor público. A Polícia Militar, que também estava no local, prendeu e encaminhou o homem para a delegacia.

A casa, avaliada em mais de R$200 mil, foi leiloada por aproximadamente R$114 mil. Diante disso, o homem foi notificado para sair da residência, mas acabou se recusando. Nesta segunda-feira, o Oficial de Justiça esteve no local com a Polícia Militar para cumprir o mandado de imissão na posse.

Segundo o Sargento da PM Carlos, quando eles chegaram na residência, foi preciso arrombar o portão, pois o homem não estava lá. “Quando ele chegou e viu que as coisas dele já haviam sido retiradas da casa e estavam em um caminhão, ele começou a ofender e proferir ameaças na direção do Oficial de Justiça”, disse o militar.

Diante das ameaças, o homem recebeu voz de prisão em flagrante e foi conduzido para a delegacia.

Fonte: Patoshoje.com, editado por Caroline P. Colombo

Fonte: Fenassojaf

Postagens populares