sábado, 5 de outubro de 2024

Podcast discute o papel dos Oficiais de Justiça em conciliações, uso das ferramentas digitais e o risco da profissão


O último episódio do podcast da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA), apresentado pelo juiz do TRT-5 Marcos Fava, teve como tema central o trabalho dos Oficiais de Justiça e a “Conciliação em Domicílio”. O episódio, que foi liberado nesta quinta-feira (3/10), contou com a participação especial dos Oficiais de Justiça Vanessa Régis, Carla Ribeiro e Antônio Sales.

Durante a conversa, os convidados compartilharam suas experiências sobre a rotina de trabalho no cumprimento de mandados judiciais e destacaram a importância da conciliação em domicílio como uma ferramenta eficaz para resolução de conflitos. Eles também abordaram a relação direta que mantêm com as partes envolvidas nos processos, o que muitas vezes facilita acordos extrajudiciais e agiliza a tramitação de ações.

Outro ponto de destaque no episódio foi o uso de ferramentas digitais, um recurso fundamental já utilizado na Justiça do Trabalho para garantir o efetivo cumprimento das decisões judiciais. Os Oficiais de Justiça falaram sobre as tecnologias que auxiliam no rastreamento de bens e sobre como essas inovações têm tornado o trabalho mais eficiente. Além do redimensionamento das atribuições dos Oficiais de Justiça com a adequação às novas tecnologias, costumes e leis, foi abordada a questão da segurança no trabalho dos Oficiais de Justiça, como o reconhecimento do risco na atividade e a necessidade do Porte de Armas.

O podcast, promovido pela Escola Judicial do TRT-BA, busca trazer à tona discussões importantes para o aprimoramento da atuação no campo jurídico e serve como um espaço de troca de conhecimentos entre profissionais da Justiça e a sociedade.

Para o presidente da AFOJEBRA, Mário Medeiros Neto, o programa trouxe diversos assuntos importantes para a categoria. “A discussão do redimensionamento das nossas atribuições vem ao encontro do trabalho que as entidades de representação nacional, a AFOJEBRA, FENASSOJAF e FESOJUS, desenvolvem junto ao Congresso Nacional. O podcast abordou os mesmos temas que trabalhamos em Brasília, como o PL 9609/2018 e apensos que tratam do redimensionamento das atribuições (Conciliação externa, Agente de Inteligência Processual etc), o PL 4015/2023 que busca o Reconhecimento do Risco na Atividade, mais os diversos projetos que tratam do direito ao Porte de Armas pelos Oficiais e Oficialas de Justiça do Brasil. Isso demonstra a conexão dos pedidos com a realidade dos Oficiais de Justiça.” comentou Mário Medeiros Neto, presidente da AFOJEBRA.


InfoJus: com informações da Afojebra

AOJESP reivindica pautas de interesse dos Oficiais de Justiça na Corregedoria Geral


A diretoria da AOJESP esteve reunida, nesta terça-feira (1/10), com o juiz assessor da Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça de São Paulo, Renato Siqueira de Pretto, para reivindicar solução para problemas pontuais que têm causado perdas e dificuldades no trabalho dos Oficiais de Justiça.

Participaram representando a entidade, o presidente Cássio Ramalho do Prado, a vice-presidente Magali Marinho Pereira, a diretora jurídica Marilda Lace, o diretor financeiro Emerson Franco e o secretário de normas e serviço Marcus Salles.

Registro do ponto

Um dos casos apresentados diz respeito ao novo regramento para registro de ponto dos Oficiais de Justiça, que passou a ser apenas uma vez por semana. Chegou ao conhecimento da entidade que alguns chefes de central de mandados estão tentando impor uma escala de plantão obrigatória, prejudicando o trabalho da categoria. Sobre o assunto, o magistrado disse que tomará medidas para solucionar a questão, com a maior brevidade possível.

Agrupamento indevido de mandados

O presidente da entidade defendeu que a diligência se encerre na data e hora da sua efetivação e não na devolução dos mandados via sistema. A vice-presidente Magali Marinho Pereira reiterou a necessidade de que as normas sejam mais claras e objetivas, reduzindo a possibilidade de discricionaridade por parte de chefes de central. “Quando há muita margem pra interpretação, em muitos casos os Oficiais saem prejudicados”, completou.


IPEx – Índice de Produtividade de Execução de Mandados

A entidade também pediu algumas informações que visam trazer mais clareza sobre o número de mandados cumpridos utilizados na aplicação do IPEX.

O secretário de normas e serviço, Marcus Salles, acrescentou dizendo que até 2020 o Tribunal de Justiça fornecia o número de mandados expedidos, mas interrompeu o fornecimento sem qualquer explicação. O magistrado disse que também não tem acesso a informação do número de mandados, mas que buscará uma solução, porque essa informação é muito importante para o planejamento da própria Corregedoria.

Transparência na divulgação das diligências gratuitas

A diretora jurídica, Marilda Lace, mostrou que no mapa do mês de julho/2024, publicado no Diário da Justiça Eletrônico, constava “Valor glosado (art. 1.045. §4º)” e o montante, mas no mapa do mês de agosto/2024 esse valor veio inserido no “valor arrecadado”, sem dar clareza sobre o valor glosado.

Curso inconcluso: arquivamento das apurações preliminares

A AOJESP reivindicou que a Corregedoria ofereça novo curso para os Oficiais de Justiça que deixaram de concluir o curso anterior, disponibilizado em 2023. Também foi solicitado arquivamento das apurações preliminares/processos administrativos que foram abertos.

A entidade sugere que seja ofertado o curso que está sendo desenvolvido pela EJUS (Escola Judicial dos Servidores) em parceria com a AOJESP.

Próximos passos

A AOJESP segue mantendo dialogo com a CGJ TJSP para reivindicar melhorias para a categoria, inclusive as definições pendentes sobre o provimento CG 27/23.

InfoJus: com informações da AOJESP

SINDOJUS-CE: Encontro dos Aposentados reúne oficiais e oficialas de Justiça do Interior e da Capital

O evento é uma oportunidade da entidade prestar homenagem a aquelas e aqueles que deram importante contribuição à carreira, honrando, sobremaneira, a profissão de Oficial de Justiça

otos: Luana Lima/Sindojus Ceará

Mantendo a tradição, o Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE) realizou, no dia 27 de setembro, o 8º Encontro dos Aposentados. O evento, realizado no restaurante Vignoli Sul, já está consolidado no calendário anual da entidade, o qual não pôde ser realizado por alguns anos por causa do período atípico da pandemia da Covid-19. O retorno das celebrações contou com a presença de oficialas e oficiais do Interior e da Capital em um momento de lazer e integração. Trata-se de uma forma da entidade prestar homenagem a aquelas e aqueles que deram importante contribuição à carreira, honrando, sobremaneira, a profissão de Oficial de Justiça.

“Muitos de vocês são os nossos mestres e mestras, que nos ensinaram no dia a dia de trabalho e nada mais justo do que o sindicato homenageá-los pela história e pelo profissionalismo que vocês demonstraram ao longo de muitos anos de labuta, quer na Capital quer no Interior”, destacou, na abertura, o presidente Vagner Venâncio.

Margarida Brasil exalta a importância desse momento de confraternização

Observando a presença dos colegas, Margarida Brasil, diretora dos Aposentados, comentou que muitos a orientaram quando assumiu o cargo, em 05/05/1975. Satisfeita por rever os colegas, ela agradeceu a presença de todas e todos. “É bom esse convívio entre a gente, poder recordar desde o velho fórum até o novo fórum. Já estou com quase cinco anos de aposentada e nunca faltei uma festa, participo de tudo. Todo Oficial de Justiça, daqui para frente, tem que correr atrás, porque o tempo passa rápido e todos nós temos histórias para contar”, disse.

Foto: Daniel Barroso/Sindojus Ceará

Em seguida, o diretor Jurídico Carlos Eduardo Mello falou da felicidade para o sindicato de estar com todos aqueles aposentados e aposentadas. “É sempre um prazer para o Sindicato dos Oficiais de Justiça estar com vocês. O sindicato somos todos nós, todos os integrantes aqui presentes, entre ativos, inativos, pensionistas, aqueles que participaram da história do sindicato, vocês são pedra fundamental na existência dessa entidade forte, aguerrida e que sempre luta pelos direitos tanto dos aposentados, quanto dos que estão na ativa, bem como de toda a classe trabalhadora”, salientou.

A diretora Fernanda Garcia expressou a alegria da entidade de retomar o Encontro dos Aposentados. “Estamos muito alegres de revê-los e recebê-los, que a gente possa manter essa agenda, que esse encontro permaneça. Essa troca de informações, energia e amor entre o sindicato e todos vocês é uma forma da gente continuar empenhado em todo esse trabalho que é feito diariamente”, disse.
Lutas encampadas

Os dirigentes falaram sobre a luta do Sindojus pela equiparação do auxílio-saúde dos servidores ao dos magistrados, como também para estender o benefício aos pensionistas. A Gratificação por Alcance de Metas (GAM), a qual é dividida em institucional e unidades, é outra demanda que está na pauta do sindicato. A solicitação é para aumentar o percentual da GAM institucional, a qual é incorporada à aposentadoria, demanda que beneficiará diretamente o Oficial de Justiça quando da aposentadoria, reduzindo as perdas remuneratórias, que podem chegar a 30%.

“Dia 10 de outubro vai ter eleição para presidência do Tribunal de Justiça e desta vez haverá disputa, mas a posição do sindicato é muito tranquila, quem vier a ganhar no dia seguinte a gente baterá à porta para conversar, mantendo a nossa postura de diálogo, fundamentação e muito pé no chão no sentido de buscar benefícios tanto para os da ativa quanto para os aposentados. Fiquem tranquilos, a gente está atento”, frisou o presidente Vagner Venâncio.

Ações judiciais em andamento e o caso Pasep foram debatidos no encontro

Nesta oitava edição a diretoria preparou uma programação especial, a qual contou com a presença do Assessor Jurídico da entidade, o advogado Márcio Cavalcante. Ele fez toda uma explanação sobre o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) e as ações judiciais coletivas do Sindojus em andamento, inclusive, no Supremo Tribunal de Justiça (STF), além das lutas a serem travadas pela frente.

O encontro ainda contou com a presença de representantes do Asa Prime, escritório de contabilidade especializado em perícia e administração judicial. Sem entrar na questão do mérito, eles explicaram que essa ação trata da revisão do saldo do Pasep, ação em que é recalculado o saldo da conta Pasep dos servidores e militares com o objetivo de apurar a diferença entre os valores pagos e devidos, referente à valorização das contas do participante.

Foto: Luana Lima/Sindojus Ceará

Outro ponto, complementaram os representantes, seria a aplicação dos índices de correção adequados à inflação do período. Trata-se do Plano verão e do Plano Collor, que são os expurgos inflacionários, aqueles dos anos de 1989 e 1990, que a inflação era muito alta. Existia a inflação real, que era muito alta, e a inflação divulgadas pelos meios oficiais, a qual era camuflada, digamos assim, uma inflação que foi divulgada menor. É uma das teses que é aplicada nesse tipo de cálculo. E a empresa de contabilidade corrige essa inflação. Outra tese que também é aplicada nesses tipos de casos é a dos saques indevidos na base de cálculo dos rendimentos. A ação, portanto, tem como objetivo corrigir todos esses pontos e apurar o que realmente o servidor deveria ter sacado no momento da sua aposentadoria.

InfoJus: com informações do Sindojus-CE

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Oficiala de Justiça tem mandado judicial eleitoral rasgado por prefeito paraibano ao citá-lo


O fato ocorreu na segunda-feira (30/09), na presença de várias pessoas, no prédio da Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade de Sousa, no Sertão do Estado, momentos antes do debate entre os candidatos a prefeito. Após o prefeito Fábio Tyrone Braga de Oliveira, ser citado, do inteiro teor do mandado constante dos autos de representação nº 0600555-94.2024.6.15.0035, da 35ª Zona Eleitoral pela Oficiala de Justiça Gerlane Rocha dos Santos.

Depois que a oficiala o citou, lendo o mandado, Fábio Tyrone se recusou a assinar, recebeu e em seguida rasgou o documento, fatos descritos na certidão feita pela Oficiala: “Em seguida ao recebimento, num ato de desrespeito e grosseiro do gestor público ao poder judiciário, rasgou o mandado judicial na frente de várias pessoas, inclusive do colega oficial de justiça Waldery Nascimento Ferreira que ali se encontrava cumprindo outra determinação judicial. O referido é verdade e dou fé”.

A fé pública do Oficial de Justiça está prevista no artigo 154 do Código de Processo Civil (CPC) e confere presunção de veracidade às certidões por ele emitidas, ou seja, são consideradas verdadeiras até que o contrário seja provado.

Sindicato emite Nota de Repúdio, confira na íntegra:

O Sindicato dos Oficiais de Justiça da Paraíba vem por meio desta, manifestar o mais veemente repúdio aos atos praticados pelo prefeito do município de Sousa, Sr. Fábio Tyrone Braga de Oliveira em desrespeito à Justiça Eleitoral, ao Poder Judiciário e à colega e filiada Gerlane Rocha dos Santos, durante cumprimento de ordem emanada do Juízo da 35ª Zona Eleitoral.

As demonstrações de autoritarismo, menoscabo e escárnio evidenciam o total desrespeito à Justiça, pilar do estado democrático de direito, bem como a covardia, pela condição feminina de uma integrante da categoria dos Oficiais de Justiça na estrita efetivação de dever legal.

O Sindojus-PB acompanha o caso e pôs à disposição da vítima a sua assessoria jurídica e adotará as medidas cabíveis junto ao Poder Judiciário e ao Ministério Público tanto Estadual com Eleitoral.

A Diretoria

InfoJus: com informações do Sindojus-PB

Convergência de ações: filiados ganham com agilidade assegurada pelo Sindojus-PB


O Sindicato dos Oficiais de Justiça da Paraíba é referência não só de sobrevivência à extinção do imposto sindical pela reforma tributária em 2017, mas de manutenção e de aumento do número de filiados, como também de soluções inteligentes para demandas judiciais de todos que representa.

O mais recente exemplo foi dado na tarde de ontem, quando da convergência de ações entre o advogado do Sindojus-PB, João Alberto Cunha e o advogado Martinho Cunha

“Os dois escritórios que estão se juntando para atuar são advogados distintos que se conhecem há décadas, o que ele fizer nós teremos a gratidão e reconhecimento de dar continuidade e tenho certeza que a recíproca é verdadeira e no final quem vai ganhar com isso é a categoria ,que é o objetivo do Sindicato”, afirmou João Alberto.

Por sua vez, Martinho respondeu que a recíproca é totalmente verdadeira, porque haverá uma harmonização de ideias, de estratégias, para o melhor resultado de ações sobre o anuênio, progressão, salário mínimo e 7ª hora.

Prescrição evitada

Já o presidente Joselito Bandeira Vicente destacou a atitude da gestão que está à frente, que evitou que esses processos chegassem à prescrição através da iniciativa de execução do julgado e afastamento da tese prescricional através de agravo de instrumento conhecido e provido pelo TJPB, através do Dr. João Alberto. “Agora, com a soma dessa parceria com o advogado Martinho Cunha, com certeza vamos dar uma dinâmica e trazer melhores e mais ágeis resultados para toda a categoria, esse é o nosso compromisso”, concluiu, após o encontro que contou com a participação do jornalista e assessor de comunicação Cândido Nóbrega.

InfoJus: o site dos oficiais de Justiça do Brasil

Colaboração: Cândido Nóbrega

Postagens populares