segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Oficiais de Justiça Federais recebem carteiras funcionais em ação da Assojaf-AM/RR

 

Manaus (AM), 13 de outubro de 2025 — A Associação dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais do Amazonas e Roraima (Assojaf-AM/RR) realizou, na última sexta-feira (10), a entrega das carteiras funcionais aos seus associados que atuam na Justiça do Trabalho (TRT11). O encontro ocorreu presencialmente na Cemanjud-AM, no Fórum Trabalhista de Manaus.

A iniciativa tem como objetivo reforçar a identificação dos Oficiais de Justiça no exercício das atividades externas, especialmente durante o cumprimento das ordens judiciais, contribuindo para a valorização, segurança e organização da categoria.

A entrega foi conduzida pela presidente da Assojaf-AM/RR, Eusa Braga, que também é vice-presidenta do SitraAM/RR e coordenadora da Fenajufe, ao lado da vice-presidenta da associação, Janete Belchior, diretora do núcleo dos Oficiais de Justiça no sindicato.

A Assojaf-AM/RR informou que em breve será realizada a entrega das carteiras também aos Oficiais de Justiça Federais que atuam na Justiça Federal (JF).

O SitraAM/RR destacou o compromisso com a valorização dos Oficiais de Justiça e reafirmou que continuará atuando, em conjunto com a Assojaf-AM/RR e a Fenajufe, pela garantia de melhores condições de trabalho, segurança e respeito às prerrogativas da categoria.

Com informações do SitraAM/RR


📌 InfoJus Brasil: o portal dos Oficiais de Justiça do Brasil.
➡️ Siga no Instagram: @infojus.oficial

sábado, 11 de outubro de 2025

Chapa “Seguindo em Frente” é inscrita para as eleições da FESOJUS-BR – Quadriênio 2025/2029

 


A Federação das Entidades Sindicais dos Oficiais de Justiça do Brasil (FESOJUS-BR) recebeu, no dia 24 de setembro de 2025, o pedido de inscrição da chapa “Seguindo em Frente” para concorrer ao pleito que definirá a nova Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal da entidade para o quadriênio 2025/2029.

O requerimento foi protocolado pelo Oficial de Justiça João Batista Fernandes de Sousa, candidato à presidência da Federação, e encaminhado ao presidente da Comissão Eleitoral, Dr. Fernando Amorim Coelho.

A chapa é composta por representantes de diversos estados do país, reafirmando o caráter nacional e plural da FESOJUS-BR, bem como o compromisso de continuidade no fortalecimento da categoria.


Composição da Chapa “Seguindo em Frente”

Diretoria Executiva

  • Presidente: João Batista Fernandes de Sousa
  • Vice-presidente: Pedro Paulo Alves da Costa
  • Diretor Financeiro: Wendel Lacerda Oliveira
  • Primeiro Secretário: Ricardo Eustáquio Gonçalves Pires
  • Segundo Secretário: Paulo Sérgio Torres Meinicke
  • Diretor Jurídico: Fábio Ramos Bittencourt
  • Segundo Diretor Jurídico: Eduardo Cerveira Quintas
  • Diretor de Formação Sindical: José Carlos de Oliveira
  • Diretor Legislativo: Luiz Arthur de Souza
  • Segundo Diretor Legislativo: Hugo Pinto Correa
  • Diretor de Comunicação: Guilherme de Mesquita Cerqueira

Suplentes da Diretoria Executiva

  • Primeiro Suplente: Jaime Osmar Rodrigues
  • Segundo Suplente: Roberto Faustino
  • Terceiro Suplente: Mauro Xavier de Souza

Conselho Fiscal

  • Presidente: Telmo Freitas
  • Vice-presidente: Elton Cléo Nogueira de Sousa
  • Secretário: Luiz Carlos Monteiro dos Santos

Suplentes do Conselho Fiscal

  • Primeiro Suplente: Roberto Branquinho Lucas
  • Segundo Suplente: Janete de Almeida Gomes
  • Terceiro Suplente: Rafael Hamilton Fernandes de Lima

O documento, assinado por João Batista Fernandes de Sousa, foi formalizado em Fortaleza (CE), dentro do prazo estabelecido pela Comissão Eleitoral.

No requerimento, o candidato reafirma votos de estima e consideração à atual gestão, destacando a importância da continuidade de um trabalho voltado à valorização dos Oficiais de Justiça em todo o território nacional.

A Comissão Eleitoral da FESOJUS-BR, presidida por Fernando Amorim Coelho, conduzirá o processo conforme o estatuto e o regulamento eleitoral, garantindo a transparência e legitimidade da escolha que definirá os rumos da Federação para os próximos quatro anos.

Com informações da Fesojus 


📌 InfoJus Brasil: o portal dos Oficiais de Justiça do Brasil.
➡️ Siga no Instagram: @infojus.oficial

segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Oficiala de Justiça mineira apresenta pesquisa em evento nacional do CNJ


A Oficiala de Justiça Elaine Mancilha Santos, da comarca de Cambuquira (MG), representou a categoria na 4ª edição do evento “Mulheres na Justiça: Novos Rumos da Resolução CNJ nº 255”, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nos dias 25 e 26 de setembro, em Brasília (DF).

A servidora participou da Oficina 3 – “Cite uma Mulher: Elas pesquisam, comunicam e constroem a Justiça”, onde apresentou sua pesquisa intitulada “As dificuldades enfrentadas pela mulher Oficiala de Justiça da primeira instância do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) e do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG)”.

Pesquisa dá visibilidade às Oficialas de Justiça

Em sua exposição, Elaine destacou a importância de reconhecer e valorizar as experiências das mulheres que atuam na função de Oficial de Justiça, sobretudo nos desafios cotidianos da primeira instância.

“Apresentar minha pesquisa foi uma honra imensa. Abordei as dificuldades enfrentadas pelas mulheres Oficialas de Justiça — questões que precisam ser conhecidas, reconhecidas e transformadas. Estar em um espaço de tamanha relevância, que valoriza e dá visibilidade às mulheres do Poder Judiciário, foi uma experiência única, enriquecedora e profundamente significativa para mim”, afirmou.

A pesquisa apresentada por Elaine Mancilha revela a realidade de uma carreira marcada por desafios estruturais, emocionais e institucionais, propondo caminhos para fortalecer a igualdade de gênero e a valorização das servidoras que atuam no cumprimento das ordens judiciais.

CNJ debate igualdade de gênero no Judiciário

O evento, promovido pelo CNJ, reuniu magistradas, servidoras e pesquisadoras de todo o país, com o objetivo de discutir os desafios, avanços e estratégias para ampliar a participação feminina no sistema de Justiça.

As conclusões e propostas das oficinas integrarão a “Carta de Brasília pela Igualdade de Gênero no Poder Judiciário”, documento que reforça o compromisso com a equidade e a valorização da mulher em todos os ramos da Justiça brasileira.

A presença de Elaine Mancilha Santos no encontro representou um marco para as Oficialas de Justiça mineiras, simbolizando o reconhecimento do papel feminino na construção de uma Justiça mais inclusiva, humana e democrática.

Com informações do Sindojus-MG


📌 InfoJus Brasil: o portal dos Oficiais de Justiça do Brasil.
➡️ Siga no Instagram: @infojus.oficial

Oficiais de Justiça do TJCE realizam manifestação por melhores condições de trabalho e concurso para o cargo


Fotos: Luana Lima, Lennon Cordeiro e Daniel Barroso / Sindojus Ceará

Exaustão, carga horária extrapolada, adoecimento por sobrecarga e excesso de cobranças com ameaças de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) foram algumas das queixas relatadas pelos Oficiais de Justiça do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) durante manifestação realizada na tarde de ontem (2/10), na rampa do Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza.

O ato, que reuniu cerca de 80 oficiais e oficialas de diversas regiões do Estado, marcou o lançamento da campanha do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE) por melhores condições de trabalho e pela realização de concurso público para o cargo.

Quadro de pessoal reduzido e sobrecarga de trabalho

O Sindojus-CE reivindica que o concurso para Oficial de Justiça, previsto para este ano, contemple ao menos 54 vagas imediatas e 150 para cadastro de reserva. Atualmente, o Judiciário cearense possui 639 servidores(as) na ativa, número inferior ao registrado há dez anos, quando havia 723 Oficiais de Justiça.

Segundo dados do sindicato, o quadro atual é menor até que o de 2006, quando havia 640 oficiais na ativa. Além disso, 140 servidores recebem abono de permanência e podem se aposentar a qualquer momento, o que agravaria ainda mais a escassez de profissionais no Estado.

“A exaustão de trabalho está em um limite muito alto. Todo mundo trabalha sábado, domingo e feriado, no período da noite, as cargas-horárias estão extrapolando. Todo mundo está muito sobrecarregado e adoecendo, fisicamente e psicologicamente. O tribunal tem que dar esse respaldo aos seus servidores, porque do jeito que está não dá pra continuar. Mais Oficiais de Justiça já”, destacou a Oficiala de Justiça Márcia Sidrim, da comarca de Sobral.

Ela explicou que a comarca de Sobral está atualmente responsável por três unidades agregadas — Forquilha, Meruoca e Alcântaras — e conta com apenas um oficial nessas localidades. A carência na região, segundo Márcia, é de oito Oficiais de Justiça, o que compromete o cumprimento das demandas.

Interior sofre com falta de servidores

A dificuldade também se repete em outras comarcas. Para Rildo Gomes, da comarca de Aquiraz, o aumento das demandas e o avanço tecnológico exigem reforço urgente no quadro de servidores:

“A demanda aumentou muito devido aos meios remotos, à Inteligência Artificial e às ferramentas tecnológicas. O quadro está defasado. Em dez anos, tivemos uma redução de 80 Oficiais de Justiça no Ceará. Precisamos urgentemente de mais servidores para garantir uma prestação jurisdicional por excelência.”

Em Fortaleza, o Oficial de Justiça Francisco dos Santos Castelo também relatou que novas unidades foram criadas sem que houvesse aumento proporcional de servidores:

“Hoje somos 80 a menos do que há dez anos. Todo o interior do Estado e a Capital estão passando por dificuldade, porque o número de mandados está aumentando, o trabalho aumentando, a pressão aumentando e o principal, o jurisdicionado, está sendo prejudicado. Essa defasagem gera um gargalo que precisa ser resolvido.”

Representatividade e mobilização

O presidente do Sindojus-CE, Vagner Venâncio, ressaltou a importância da mobilização e destacou a presença de representantes de diversas comarcas do Estado, o que reforça a representatividade da categoria.

Entre as comarcas representadas estavam Aquiraz, Baturité, Caucaia, Fortaleza, Horizonte, Itapajé, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Meruoca, Pacatuba, Quixadá, Santa Quitéria, Sobral, Solonópole e Tamboril, além de Oficiais e Oficialas aposentados(as).

“A presença maciça da categoria mostra que o problema é geral e que todos os servidores estão comprometidos em lutar por condições dignas de trabalho e por mais Oficiais de Justiça para atender à população”, afirmou o dirigente.

Nova manifestação está marcada para 16 de outubro

Seguindo o calendário de mobilizações, uma nova manifestação será realizada no dia 16 de outubro, às 10h, na sede do Tribunal de Justiça do Ceará, no bairro Cambeba.

O objetivo é pressionar a administração do TJCE a realizar o concurso público e expor à sociedade a carência de Oficiais de Justiça no Estado.

“Esse é o momento de a categoria mostrar a sua insatisfação e cobrar medidas efetivas”, concluiu o Sindojus-CE em comunicado oficial.


📍 Serviço
Manifestação no TJCE
📅 16 de outubro de 2025
🕙 10 horas
📍 Sede do TJCE – Av. Gen. Afonso Albuquerque Lima, bairro Cambeba

Com informações do Sindojus-CE


📌 InfoJus Brasil: o portal dos Oficiais de Justiça do Brasil.
➡️ Siga no Instagram: @infojus.oficial

Enojus 2025 debate tradição, inovação e a dimensão humana do trabalho do Oficial de Justiça


O IX Encontro Nacional dos Oficiais de Justiça do Brasil (Enojus) foi realizado entre os dias 24 e 26 de setembro de 2025, no Círculo Militar de Curitiba (PR), reunindo 480 participantes de 23 estados da federação e do Distrito Federal. O evento teve como tema “O Oficial de Justiça na Sociedade Digital: Tecnologia e Sustentabilidade” e promoveu três dias de debates, palestras e integração entre profissionais de todo o país.

Organizado pela Associação dos Oficiais de Justiça do Estado do Paraná (Assojepar), com apoio da Associação Federal dos Oficiais de Justiça do Brasil (Afojebra), o encontro contou também com a participação ativa do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE), que esteve presente com delegação formada por 11 oficiais e oficialas de nove comarcas do interior, da Região Metropolitana e da Capital cearense.

Abertura e mensagens de boas-vindas

A cerimônia de abertura, na noite do dia 24, contou com autoridades do Judiciário e representantes de entidades de classe. Entre os presentes estavam o desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza (TJPR), o diretor do Sindjus-PR, Mário Cândido de Oliveira, o presidente da Afojebra, Mário Medeiros Neto, o presidente da Fenassojaf, Fabio André Maia, e o presidente da Fesojus, João Batista Fernandes de Sousa.

Durante a solenidade, o presidente da Assojepar, Arno Roberto Boss, destacou o papel dos Oficiais de Justiça diante das transformações tecnológicas do Judiciário:

“O Oficial de Justiça deixa de ser apenas o executor de mandados físicos para se tornar um agente de tecnologia e inteligência processual. Somos o elo entre o processo eletrônico e o jurisdicionado real”, afirmou.

Programação e destaques

A programação do evento incluiu palestras, painéis e debates sobre temas que mesclaram tradição, inovação e a dimensão humana da profissão.

A 1ª Secretária-Geral da Assojepar, Camila Squersato Bedin, explicou que o evento foi construído de forma colaborativa:

“Buscamos alinhar tradição e inovação, sem perder de vista a dimensão humana do nosso trabalho. Essa linha norteou cada escolha e deu identidade ao encontro.”

Entre os destaques da programação estiveram:

  • Gislaine Fernandes, oficiala do Paraná, que compartilhou experiências em diligências complexas ao longo de 22 anos de atuação;

  • Major Íncare, da Polícia Militar do Paraná, que abordou o procedimento padrão de apoio em operações judiciais e mediação de conflitos fundiários;

  • Israel Coelho, Oficial de Justiça do Pará, que tratou sobre inteligência emocional e análise comportamental na execução dos mandados;

  • Marielva Andrade Dias, vice-presidente da Positivo Tecnologia, que falou sobre hábitos transformadores e inovação na rotina profissional;

  • Carlos Eduardo Pirangelo Júnior, Ronaldo Pimentel Ramos e Gustavo Macêdo, que discutiram empatia, humanização e desafios da profissão;

  • A juíza Maria Teresa Thomaz (TJPR), o deputado federal Coronel Meira (PL-PE), e o jurista Ricardo Prado, que trataram da efetividade do Judiciário e da atuação legislativa em defesa da categoria.

O evento ainda contou com o quadro “Justiça Oficial”, com encenações baseadas em casos reais vivenciados por Oficiais de Justiça, aproximando o público da realidade cotidiana da profissão.

Participação do Sindojus-CE

O Sindojus-CE foi representado por uma comitiva de 11 oficiais e oficialas. O presidente do sindicato, Vagner Venâncio, foi recebido pelo presidente da Assojepar, Arno Boss, que destacou a importância da presença cearense no evento e a troca de experiências entre as delegações.

Os participantes do Ceará destacaram o caráter integrador e reflexivo do encontro. Roberto Galindo, de Maracanaú, afirmou que o Enojus 2025 “falou de dentro para fora”, reforçando a importância do equilíbrio emocional e do cuidado com o corpo e a mente para o bom desempenho da função.

Arinéia Sousa Teles, de Graça, ressaltou que encontros como o Enojus são “vitais para a união e fortalecimento da categoria”, enquanto João Paulo Brito, de Barbalha, considerou esta edição “extremamente enriquecedora e bem organizada”, elogiando o apoio do sindicato à participação dos servidores.

Encerramento e próxima edição

O encontro foi encerrado na sexta-feira (26) com palestra da atriz Mayana Neiva, que provocou reflexão sobre a busca pela felicidade e o equilíbrio pessoal.

Ao final, o presidente da Afojebra, Mário Medeiros Neto, anunciou que o Enojus 2026 será realizado em Minas Gerais, reforçando o compromisso de continuidade do diálogo nacional entre os Oficiais de Justiça.

Com informações do Sindojus-CE


📌 InfoJus Brasil: o portal dos Oficiais de Justiça do Brasil.
➡️ Siga no Instagram: @infojus.oficial

Postagens populares