sábado, 2 de março de 2013

Carta aberta da FENOJUS à população

CARTA ABERTA DA FENOJUS – FEDERAÇÃO NACIONAL DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DO BRASIL À POPULAÇÃO.

A presidência da FENOJUS – FEDERAÇÃO NACIONAL DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DO BRASIL, entidade classista superior em nível de segundo grau do Sistema Federativo de representação sindical, conforme disposições constitucionais, infraconstitucionais e normas do Ministério do Trabalho e Emprego, criada pelas entidades sindicais ativas e específicas da classe de trabalhadores do cargo de Oficiais de Justiça e os Sindicatos dos Oficiais de Justiça dos Estados do Pará (SINDOJUS/PA) e Ceará (SINDOJUS/CE), integrantes da Federação e o Secretário Nacional do Serviço Público junto a Central Geral dos Trabalhadores do Brasil, no Ministério de Trabalho e Emprego (CGTB/TEM), estiveram nesta comarca na tarde de quinta-feira, 28 de fevereiro, no auditório Milton de Figueiredo na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, para uma audiência pública com os Oficiais de Justiça da Capital, do interior do Estado e a entidade representativa da categoria - SINDOJUS/MT, para debaterem assuntos pertinentes à categoria e fortificar as ações do SINDOJUS/MT.

Esclarecidos os pontos de importância do SINDOJUS/MT, como a tramitação de seus documentos constitutivos, mormente quanto a já adquirida legalidade da entidade para a defesa dos interesses dos Oficiais de Justiça de Mato Grosso, o que foi reforçado também pelo Secretário Nacional do Serviço Público, Sr. Adolfo Grassi de Oliveira. Em seguida foram abordados assuntos de interesses gerais, como Carta Sindical, Resolução 153, Aposentadoria Especial, Nível Superior, Porte de Arma, Risco de Vida, redução de IPI, redução de ICMS e IPVA.

O Presidente da Federação, João Batista Fernandes de Sousa, bem como os Presidentes dos Sindicatos do Ceará, Mauro Xavier de Sousa e do Pará, Edvaldo Lima, acompanhado pela Vice Presidente do SINDOJUS/PA, Sra. Luciene Farias, sugeriram procedimentos possíveis a serem adotados pelo SINDOJUS/MT, para alcançar a implementação dos direitos e benefícios almejados pela categoria.

Tomando conhecimento da matéria publicada em 28/02/2013, às 10h49m, pelo Presidente do SINJUSMAT no site Gazeta digital, o Senhor João Batista se demonstrou veementemente surpreso e intrigado com a posição do Oficial de Justiça Rosenwal Rodrigues dos Santos, colocando em dúvida suas reais intenções enquanto presidente do SINJUSMAT e declarou publicamente o apoio incondicional da Federação ao SINDOJUS/MT. Pediu direito de resposta à matéria e assim o fez em 01/03/2013, em entrevista concedida ao Jornal Gazeta Digital, publicada no seguinte endereço: http://www.gazetadigital .com.br/conteudo/show/secao/10/materia/367365.

Os Presidentes dos SINDOJUS do Ceará e do Pará, acompanharam o Sr. João Batista, expressando solidariedade e apoio, assim como reafirmaram os seus repúdios à nota publicada pelo SINJUSMAT.

Foi ratificada pela Federação e Sindicatos presentes, a necessidade de manter uma boa relação com o Tribunal de Justiça local, onde os Oficiais deverão não somente reivindicar os seus direitos, mas também e principalmente, apresentar projetos que visem a solução e o atendimento das necessidades da categoria, e devem se abster de disputas por vaidades pessoais e políticas.

Assim como o SINDOJUS/MT, a Federação e os demais Sindicatos presentes, defendem que a busca do amparo legal pelos direitos da categoria e melhorias de trabalho, abrangem também a preocupação de prestar serviço de melhor qualidade para a população, incluindo-se nesta acepção, a necessidade de qualificação profissional dos Oficiais, seja através de cursos oferecidos pelo Tribunal, por convênios entre Sindicato e estabelecimentos de ensino, ou ainda por recursos próprios.

Diante disso, as Entidades Sindicais presentes, através do Sr. João Batista, da FENOJUS, proclamaram que a união entre os Oficiais de Justiça é a maior ferramenta de trabalho disponível para o fortalecimento da categoria e sua representatividade sindical.

Finalmente houve a deliberação quanto à filiação do SINDOJUS/MT à FENOJUS, o que foi aprovado por unanimidade.

João Batista Fernandes de Sousa
Presidente da Federação