quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Oficialas de Justiça de Goiás lançam livro “Pena e Segurança Pública – Cidadania e a crise do sistema punitivo”

O Sindicato dos Oficiais de Justiça de Goiás (Sindojus-GO), por meio do vice-presidente da instituição, Eleandro Alves participou do lançamento do livro “PENA E SEGURANÇA PÚBLICA – Cidadania e a crise do sistema punitivo”, na Livraria Palavrear, em Goiânia. “É motivo de grande satisfação para nós, ter no quadro de servidores do Judiciário, mulheres tão empenhadas em entender e propõe soluções no que tange a segurança pública e sistema prisional brasileiro, tão carentes de readequações. Muito orgulho das nossas colegas Oficialas de Justiça”, explica Eleandro Alves.

O livro é produto de estudos realizados no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Direito e Políticas Públicas da Universidade Federal de Goiás envolvendo as temáticas segurança pública e sistema prisional brasileiro e foi organizado pela oficiala de Justiça Gisele Gomes Matos e pelo Professor Pedro Sérgio dos Santos e conta com artigos das oficialas de Justiça Gisele Gomes Matos (Comarca de Petrolina) e Carolina Rosa Santos (Comarca de Bela Vista de Goiás) ambas alunas do curso de mestrado.

Gisele afirma que estudar o sistema punitivo permite lançar olhar diferente do senso comum para as mazelas não só do próprio sistema prisional, mas da própria sociedade. "Isso porque já dizia Nelson Hungria que “a cadeia” é o espelho da sociedade. Como oficial de justiça temos maior proximidade dos jurisdicionados, em especial daqueles abrangidos pela seara penal, estejam eles dentro ou fora dos presídios. Estudar a temática nos traz mais humanidade no tratamento dessas pessoas. A publicação de capítulo de livro demanda efetivo estudo e constitui reflexo de primoroso trabalho acadêmico, visando o enriquecimento dos debates na área e novas perspectivas nas políticas públicas", ressalta.

A Oficiala de Justiça Ana Carolina diz que o mestrado é a realização de um sonho pessoal e profissional. “O livro é o resultado de reflexões realizadas durante todo o semestre e que se transformaram em artigos altamente relevantes na área penal, no âmbito do sistema penitenciário e da segurança pública. É gratificante poder associar o trabalho que desempenho como oficiala de Justiça e o meio acadêmico contribuindo com o sistema como um todo. Estou muito feliz.”, comemora a mestranda Carolina Rosa Santos.

InfoJus BRASIL: Com informações do Sindojus-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente:

Postagens populares