sábado, 18 de julho de 2020

Oficial de Justiça é agredido a socos ao tentar cumprir mandado de busca e apreensão no Amazonas

Sindicato dos Trabalhadores da Justiça do Estado do Amazonas registrou Boletim de Ocorrência acusando advogado de agressão. Caso foi registrado nessa sexta (17).

Vídeo registrou momento da agressão. — Foto: Reprodução/Sintjam

O oficial de Justiça Raimundo José Ribeiro Bonfim, de idade não informada, foi agredido com socos, nessa sexta-feira (17), no momento em que tentava cumprir um mandado de busca e apreensão para de veículo, no bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus. As informações e o vídeo do momento das agressões foram divulgados pelo Sindicato dos Trabalhadores da Justiça do Estado do Amazonas (Sintjam).

Por meio de nota, o sindicato informou que o oficial de Justiça estava acompanhado de um funcionário do banco autor da ação para confiscar um veículo. O servidor do Poder Judiciário deveria apreender o veículo de uma mulher, por determinação judicial, e entregá-lo ao funcionário do banco, que levaria o bem para a instituição bancária.

De acordo com o sindicato, o servidor foi impedido de cumprir o mandado pela filha da proprietária, que dirigia o veículo.

"Além de desrespeitar a determinação de entregar o carro, a mulher ligou para um homem que foi até o local, se apresentou como 'advogado Richard' e agrediu com socos tanto o funcionário do banco quanto o Oficial de Justiça como mostra a gravação feita por populares", relata a nota de repúdio do Sintjam.

Ainda segundo o sindicato, o casal fugiu do local levando o patrimônio. A agressão foi registrada no 6° Distrito Integrado de Polícia (DIP) e o Oficial de Justiça se submeteu a exame de corpo de delito.

Na segunda-feira (20), conforme a nota, o advogado do Sintjam entrará com representação junto à Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Amazonas (OAB-AM), contra o profissional da categoria pelo "comportamento agressivo e criminoso contra um servidor público no exercício de sua função, que é amparada por lei".

A OAB-AM informou ao G1, por meio de nota, que o homem acusado das agressões não consta nos cadastros da Ordem como advogado. A seccional informou que vai aguardar a representação oficial do Sindicato dos Trabalhadores da Justiça. A OAB afirmou que repudia qualquer ato de violência praticado contra os oficiais de Justiça que exercem um trabalho essencial ao cumprimento das medidas e atos judiciais.

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) informou, por meio de nota, que, segundo BO registrado no 6º DIP, um homem, que se apresentou como namorado da dona do automóvel, teria iniciado agressão contra o oficial de Justiça.

O delegado Carlos César Mendonça, titular do 6° DIP, informou que um procedimento investigativo está em curso. A vítima foi ouvida, após o registro do B.O, e foi encaminhada para fazer exame de corpo delito. Na semana, o suspeito do crime de lesão corporal será intimado para prestar depoimento. Depois disso, haverá elementos para definir se ele vai responder a um TCO ou a um inquérito policial.

Veja o vídeo das agressões:


InfoJus Brasil: Com informações do G1 Amazonas, editado tão-somente para correções de expressões.

20 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Tipo de diligência que deve ser cumprida com o apoio da PM. Com a polícia por perto situação como essa é evitável.

    ResponderExcluir
  4. Esse tipo de mandado não deve JAMAIS ser cumprido por oficial de justiça sem o auxílio da polícia . Imagina que tragédia seria se esse louco estivesse armado ?

    ResponderExcluir
  5. Já cumpri inúmeras BA sem acompanhamento de força policial.

    ResponderExcluir
  6. Então... e qdo a polícia só vai se der algo errado? Aqui é assim...

    ResponderExcluir
  7. Resumindo, o oficial de justiça pode ir buscar a reparação cível e criminal (vias de fato, pequeno potencial ofensivo), nada além disso!

    ResponderExcluir
  8. Resumindo, o oficial de justiça pode ir buscar a reparação cível e criminal (vias de fato, pequeno potencial ofensivo), nada além disso!

    ResponderExcluir
  9. Resumindo, o oficial de justiça pode ir buscar a reparação cível e criminal (vias de fato, pequeno potencial ofensivo), nada além disso!

    ResponderExcluir
  10. Temos urgentemente de termos nossos próprios meios de defesa, fazermos um curso de defesa pessoal e o porte de arma legal. Eu jamais saio de casa prá uma diligência sem estar de posse de uma pistola 380 municiada com 18 cartuchos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamentável.
      Mas com todo o respeito o colega foi inexperiente e inconsequente ao agir de forma solitária. Todos somos sabedores ou deveríamos ser, que buscas e apreensões devem ser cumpridas no mínimo por DOIS Oficiais de Justiça. A superioridade numérica nessas situações é fator preponderante. Eu aqui em minha Comarca Tangará da Serra MT do executo busca e apreensão com outro colega. Um pronto restabelecimento ao colega ai. Abraços

      Excluir
  11. Lamentável.
    Aqui em nossa comarca de Rialma-GO, o nosso magistrado nós orientou a cumprirem as medidas cautelares ( busca e apreensões) só com a presença da Polícia Militar. Confesso que já fui ameaçado de morte por várias vezes. Vamos aguardar as providências legais. Força colegas do Amazonas.

    ResponderExcluir
  12. Sozinhos, sem treinamento, desarmados. Pelo vídeos, quem errou foi o agressor. O colega foi vítima!

    ResponderExcluir
  13. É lamentável, mas dificilmente eu não revidava a essa agressão com arma, infelizmente a arma é meu material de trabalho e esse agressor só pedia isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A arma é seu material de trabalho?
      Então se fosse você nessa diligência, você puxava a arma e o cara também, e ai?
      Ou você mataria ou morreria, é isso?
      O mais sensato sempre é diligenciar com apoio de policiais.....

      Excluir
  14. Aqui em Minas Gerais os mandados são expedidos sem a exigência do Oficial companheiro. Lamentável! Percebi no vídeo que as pessoas deram apoio para o agressor e nem se preocuparam com o Oficial de Justiça.



    ResponderExcluir
  15. Só podemos ir neste tipo de diligência após fornecimento de todos os meios necessários tais como: força policial (pelo juízo), guincho, chaveiro (pela parte requerente).

    Hugo Pinto Corrêa
    Oficial de Justiça
    Comarca de Guaraí-TO

    ResponderExcluir
  16. Afinal qual dos dois é o oficial de justiça?

    ResponderExcluir

Comente:

Postagens populares