segunda-feira, 12 de outubro de 2020

ARTIGO: A Constitucionalidade da Polícia Judicial

No dia 08 de março de 2020, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou a regulamentação da Polícia Judicial no âmbito do Poder Judiciário (Resolução n.º 344 de 09/09/2020), que passará a contar com a carreira de policial judicial, com a responsabilidade de atuar na segurança do patrimônio, usuários e autoridades judiciárias. 

Logo após a aprovação da Resolução, foram publicadas algumas teses questionando à legalidade do ato normativo, algumas por falta de previsão constitucional, e outras por falta de conhecimento jurídico quanto à diferenciação dos diversos órgãos policiais existentes e seus campos de atuação. Coube-nos, então, a incumbência de atender os anseios dos agentes em uma resposta explicativa. 

O presente artigo pretende realizar um estudo no ordenamento jurídico sobre os diferentes órgãos policiais de segurança pública, segurança institucional e os não previstos na Constituição Federal, explicando principalmente a assimetria existente entre segurança pública e segurança institucional e ainda a regularidade das alterações de especialidades de cargos no âmbito do Poder Judiciário. 

A pesquisa foi realizada tendo como base o método indutivo de coleta bibliográfica e a documental, realizada pela analise da legislação e de decisões judiciais pelo país a respeito do tema.



Autor do artigo: Leandro Caetano - APJ - Agente da Polícia Judicial do quadro de pessoal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, atuando no cargo desde 2009.



6 comentários:

  1. Parabéns pelo artigo... Muito esclarecedor

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, ai sim, sabe o que tá falando, bem fundamentado e sem baboseira.

    ResponderExcluir
  3. Bem resumido e fundamentado. Excelente 👏👏😃👏😁

    ResponderExcluir
  4. LOYAL4D has been operating since 2015 by opening a Togel Betting account online.
    We are committed to providing the best and satisfying service to all of our members, supported by our professional and reliable staff who make LOYAL4D the best and most trusted online lottery gambling agent today. Just Click here

    ResponderExcluir
  5. Muito bem fundamentado. Diferença brutal do que dizem alguns professores de cursinhos, com sede em Brasília.

    ResponderExcluir

Comente:

Postagens populares