sábado, 9 de dezembro de 2017

Oficiais de Justiça do Acre fundam o Sindojus-AC

Nesta sexta-feira (08/12/2017), reunidos em Assembleia Geral, os oficiais de Justiça do Acre fundaram o Sindojus-AC (Sindicato dos Oficiais de Justiça do Acre). O objetivo é a representação sindical específica da categoria dos Oficiais de Justiça no Estado do Acre. 

A Assembleia também elegeu a diretoria e o conselho fiscal da primeira gestão da organização. O primeiro presidente eleito é o oficial de Justiça James Cley Nascimento Borges e para vice foi eleito o oficial de Justiça Cleido Rodrigues da Silva e Silva.

Com o Sindojus-AC já são 23 sindicatos específicos de oficiais de Justiça em todo o Brasil. Atualmente há sindicato específico da categoria em 21 Estados e no DF (São Paulo são dois sindicatos). Apenas 05 estados ainda não fundaram sindicato específico de oficiais de Justiça (Sergipe, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rondônia). 

Treze sindicatos criados já possuem registro sindical junto ao Ministério do Trabalho e os demais estão em fase de registro junto aos órgãos competentes. Desde 1991 os oficiais de Justiça são reconhecidos como categoria específica de servidores públicos (ano de registro do primeiro sindicato, Sindojus-SP) e no dia 29 de novembro foi publicado no Diário Oficial da União o registro Sindical da Federação das Entidades Sindicais dos Oficiais de Justiça do Brasil (Fesojus), consolidando de uma vez por todas o reconhecimento dos oficiais de Justiça como categoria específica.

Confira abaixo o mapa da criação e situação dos Sindicatos dos Oficiais de Justiça de todo o Brasil:

Imagens: Divulgação

2 comentários:

Comente:

Postagens populares