terça-feira, 18 de setembro de 2018

Em Brasília, Fesojus combate a Resolução 219

Em Brasília, a Federação esteve esta semana atuando no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para combater a aplicação da Resolução 219 que está afetando todos os Oficiais de Justiça no Brasil, em relação a chamada lotação paradigma. O processo foi distribuído para o conselheiro do CNJ, Henrique Ávila, e a Federação requereu uma audiência com ele para despachar o pedido de tutela de urgência e a ação nº. 7671-74 de 2018.

Segundo o presidente da Fesojus, João Batista Fernandes, a Federação entende que o combate a resolução 219 deve ser feito de forma efetiva, já que se trata de uma situação que pode afetar todos os Oficiais de Justiça do Brasil indistintamente. O pedido da FESOJUS é para que seja desconsiderada a fórmula que mensura a lotação paradigma e que seja aplicada índice que leve em conta a diversidade, distancia percorrida, grau de complexidade, tempo para certificar, mandados multiplos, dentre outras questões.

João Batista dá como exemplo o caso do TJ-CE, onde há o pedido de Tutela de urgência, já que o Tribunal está querendo promover remoção alegando a aplicação da resolução 219 e, com isso, não nomeia oficiais de justiça aprovados no último concurso; concurso este, inclusive, que expira agora neste mês de setembro. “Estamos tomando medidas urgentes no caso do TJ-CE, onde em função da 219 foi pedida a suspensão das remoções e promoção do concurso para Oficiais de Justiça”, acrescenta.

Ainda no Distrito Federal, os Diretores estiveram na Corregedoria, onde a Fesojus pediu audiência com o Corregedor para tratar desta e de outras questões, já discutidas anteriormente com a Ministra Cármen Lúcia, que agora deixa a presidência do STF/CNJ. “Foi-nos informado que devido a posse do novo presidente, somente na próxima semana poderão nos informara uma data de agendamento”.

O presidente informa que ainda compareceu ao Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ), onde se reuniu com a Diretora e o técnico que fizeram o estudo do CUMPRIDEC dos aprovados, onde a Fesojus é parte; “eles nos RATIFICARAM que a Resolução 219 não tem a finalidade de determinar e remover servidores e que farão um outro parecer, neste caso no PCA do Sindojus-PI, onde a Federação também é parte e vai responder às questões que o Conselheiro determinou, seguindo nossos questionamentos”, esclareceu.

João Batista acredita que na próxima semana, estando novamente em Brasília, caso se confirme a audiência com o Corregedor e haja necessidade de despachar com os Conselheiros, a Federação terá mais efetividade em suas demandas.

Fonte: Fesojus

Um comentário:

Comente:

Postagens populares