segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Reunião ampliada: Servidores da Justiça federal indicam greve em fins de março


Em reunião ampliada, servidores federais reforçam importância da luta unificada para pressionar governo a negociar e indicam calendário para deflagração da greve em fins de março

O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais realizou Reunião Ampliada na manhã desta sexta-feira (07/02), na sede do Sindsep-DF (Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Distrito Federal).

Nos informes, a maioria das entidades registraram os esforço feito para encaminhar as atividades da Campanha Salarial Unificada, que teve início com ato de lançamento nos estados no dia 22 de janeiro, culminando com calendário intenso de atividades em Brasília ao longo desta semana, que contou com a participação de delegações das várias categorias no ato nacional de lançamento da campanha salarial unificada, realizada na última quarta-feira (05/02), e no Seminário sobre a Dívida Pública, que aconteceu no dia seguinte.

A reunião, que não tinha caráter deliberativo, sustentou o consenso com relação à necessidade de manter a pauta de reivindicações e o indicativo do calendário de lutas rumo à construção de uma greve unificada no funcionalismo federal neste ano, período de copa do mundo e de eleições gerais, o que favorece a intensificação das lutas e abre possibilidades concretas de vitórias.

Abrindo a plenária, representantes das entidades nacionais também deram seus informes. Estavam presentes Andes, Asfoc, Assibge, Cntss, Condsef, Fasubra, Fenajufe, Fenale, Fenalegis, Fenaprf, Fenasps, Sinait, Sinal e Sinasefe, além das centrais CTB, CSP Conlutas e CUT. Entre os informes dados, destaque para a 8ª marcha da classe trabalhadora, marcada para o dia 9 de abril em São Paulo, organizado por todas as centrais sindicais, cujas principais reivindicações são a redução da jornada de trabalho, o fim do fator previdenciário, a atualização da tabela do imposto de renda, mais investimentos em saúde e educação e a luta contra o Projeto de Lei 4330/04, que amplia a terceirização e a precarização das relações de trabalho. 

Pela Fenajufe falou o coordenador geral, Adilson Rodrigues, que destacou a boa participação dos servidores do Judiciário Federal e MPU no ato do último dia 5, com delegações de 22 estados. Ele informou que no sábado (08/02) será realizada Reunião Ampliada da Fenajufe, com avaliação do indicativo de construção da greve para o início de abril, prevendo antes um dia nacional de lutas com atos e paralisações nos estados no dia 26/02 e uma segunda mobilização no dia 22/03. Adilson ainda criticou o ataque aos direitos dos servidores, principalmente com ataque à aposentadoria, feito através da Funpresp e disse que é importante a continuidade da luta pela não adesão dos servidores ao fundo. Para concluir, ele reafirmou o compromisso e deliberação das instâncias da Fenajufe pela construção da greve unificada com as várias categorias dos federais, “para denunciar e enfrentar o trator que vem sendo passado pelo governo sobre os trabalhadores públicos”.

Depois das entidades fazerem seus informes, foi aberto espaço para falas dos servidores e, ao final, foi ratificado por acordo, o calendário que aponta a deflagração da greve para fins março e o indicativo de que seja feito um dia nacional de paralisação, com ato nacional unificado em Brasília na segunda quinzena de março (com indicativo para o dia 19), com a realização de plenária dos SPFs logo em seguida, que deverá ser avaliado nas plenárias das entidades neste fim de semana e fechada a convocação na próxima reunião do Fórum, já convocada para o dia 18/02, em Brasília.

Em seguida, o plenário aprovou por aclamação quatro moções, em apoio às greves dos rodoviários de Porto Alegre, da saúde no Rio de Janeiro, Correios e à luta dos trabalhadores da Universidade Federal do ABC, repudiando os atos da direção da instituição de ensino, que está perseguindo servidores que denunciaram assédio moral, chegando a suspensões e até demissões.

Fonte: Fenajufe

ANO JUDICIÁRIO: Pautas dos servidores exigem solução

Na abertura ao ano judiciário de 2014, notícia publicada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) relata a breve solenidade realizada pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Joaquim Barbosa, que em novembro deste ano entrega a direção da Corte ao Ministro Ricardo Lewandowski.

Infelizmente, 2013 não foi um ano produtivo para demandas envolvendo servidores públicos, categoria imprescindível ao desenvolvimento adequado do País. Nos comentários dos inícios dos trabalhos do STF, costumam-se apontar temas polêmicos relacionados ao Sistema Financeiro Nacional e à Política, esquecendo-se que uma legião de servidores aguarda a regulamentação ou a solução para direitos previstos na Constituição da República.

É o caso dos mandados de injunção 833 e 834, que tratam da aposentadoria especial por atividade de risco e aguardam a reinclusão em pauta de julgamento há vários anos, enquanto a demora impede muitos trabalhadores de se aposentarem. Também aguardam solução temas como prazo para pagamento de precatórios, indenização pela ausência de revisão geral de remuneração e incorporação de parcelas de funções de confiança e cargos em comissão, questões cruciais ao serviço público de qualidade que todos desejam.

Que 2014 seja um ano de resgate do funcionalismo, sobrecarregado com a demanda crescente de um Estado que aumentou suas atividades, mas não encontrou uma fórmula que resgate, no mínimo, o poder aquisitivo da moeda de seus trabalhadores.
 
Fonte: FENASSOJAF

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Advogado é morto com mais de 15 tiros em SP


O advogado era casado com uma Oficial de Justiça

O crime aconteceu na madrugada deste sábado (8), no Jardim dos Bancários, Zona Leste da capital Diário de S. Paulo

O advogado Adaberon de Albuquerque Santos, de 56 anos, morreu após se baleado, na madrugada deste sábado, na Rua das Esterlinas, Jardim dos Bancários, Zona Leste da capital. Segundo o irmão da vítima, José Laureano, 60 anos, o maratonista levou 15 tiros.

O DIÁRIO tentou entrou em contato com o DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), onde o crime é investigado, mas eles não quiseram passar a versão oficial.

De acordo com informações dos familiares, o advogado saia de casa quando foi atacado. Adaberon trabalhava como advogado na área civil. O irmão da vítima acredita que o autor do crime sabia da rotina do advogado, porque ele era maratonista e saia para treinar todos os dias no mesmo horário que foi assassinado.

A família não tem explicação para a morte violenta do advogado e não sabem o motivo. “Estamos todos pasmos. Meu irmão era calmo e não tinha inimigos. Ele nunca contou sobre possíveis ameaças”, contou o irmão. Ele havia sofrido vários roubos.

O advogado também era empresário e tinha várias casas de aluguel. Adaberon era casado com uma oficial de justiça e deixou duas filhas de 19 e 22 anos. Sofreu pelo cinco roubos, porém nada foi roubado no dia do crime, segundo familiares.

A mãe da vítima sofreu um princípio de infarto quando soube da notícia.

Vítima já tinha participado de várias corridas

Adaberon de Albuquerque Santos tinha como paixão além da profissão a corrida. Ele era maratonista e no dia em que foi assassinado saia para correr em um parque. Todos os dias fazia a mesma coisa. A família acredita que o criminoso sabia bem da rotina do advogado.

Na sua página pessoal do Facebook, há várias fotos dele participando de corridas. O advogado participava de corridas empresariais e segundo seu irmão, ele já tinha ganhado várias medalhas. “Ele adorava. Não participava de corridas famosas, mas era campeão de várias competições”, disse José Laureano, contador, de 60 anos.

O advogado foi encontrado morto dentro do carro com cerca de 15 tiros. O irmão da vítima disse que na rua onde o crime aconteceu há várias câmeras de segurança que podem ajudar a polícia a esclarecer o homicídio.

“Se a polícia quiser vai esclarecer. Sei que vai demorar, porque é um caso difícil. Só queremos que esta pessoa pague pelo crime”, disse o irmão da vítima.
Fonte: O DIÁRIO

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Em SC: Fenojus discute uniformização de procedimentos e ações para 2014

A Federação Nacional dos Oficiais de Justiça reúne nos próximos dias 14 e 15, em balneário Camboriú, Santa Catarina, presidentes de sindicatos da categoria de todo o Brasil, com vistas a discutir o planejamento estratégico de ações para este ano. Já confirmaram presença representantes dos estados anfitrião, da Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas, Amazonas, Amapá, Pará, Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo.

Dentre as principais metas, estão a efetiva participação da Fenojus na elaboração junto ao CNJ e STF do Estatuto Único dos Servidores do Judiciário previsto na PEC 59 que tramita no Senado e uniformização de procedimentos na aplicabilidade pelo CNJ da Resolução n. 153, que assegura o pagamento legal, justo e antecipado pelo cumprimento dos mandados decorrentes da justiça gratuita, Ministério Público e Fazendas.

Padronização

Nesse contexto de padronização, a entidade também pretende que o CNJ estabeleça o mesmo percentual da gratificação de seguro de vida para os Oficiais de Justiça em todo o país, bem como seja unificado o valor da diligência por mandado cumprido da Justiça Eleitoral. "Desenvolvemos ainda projetos de isenção de IPVA e ICMS na aquisição de veículos pela categoria, cabendo a cada Sindicato em seu Estado, padronizá-lo e apresentar à Assembleia Legislativa", afirmou o presidente João Batista Fernandes.

Ele também destacou que nesse encontro serão discutidas formas de agilizar a tramitação na Câmara dos Deputados e Senado, de várias matérias de interesse da classe, a exemplo da aposentadoria especial, porte de arma, direito de greve, isenção de IPI, Código de Ética, identidade funcional válida para todo o país e remuneração mínima pars os servidores de todos os Tribunais de Justiça. No último encontro regional que aconteceu em janeiro na Paraíba, promovido pelo Sindicato estadual da categoria, foram debatidas dificuldades comuns à categoria e fortalecimento da representatividade. 
 
Fonte: Fenojus

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

SANTA CATARINA: Homem agride oficial de Justiça e é preso

Oficial de Justiça cumpria mandado de afastamento judicial quando foi agredido

Na terça-feira (04) por volta das 20h32m, foram deslocadas guarnições policiais militares a Estrada de Arroios em Canoinhas para prestar apoio ao Oficial de Justiça.

No local o Oficial de Justiça, um homem com 34 anos de idade, ao tentar cumprir um mandado de afastamento judicial de um homem com 39 anos de idade, o mesmo desobedeceu a ordem vindo a agredir o Oficial de Justiça fisicamente com um soco no rosto e em seguida desferiu chutes na porta de seu veiculo amassando-a.

O homem foi preso em flagrante e conduzido a Delegacia da Comarca de Canoinhas para serem tomadas as devidas providencias.

InfoJus BRASIL: Com informações do Portal de Canoinhas

Postagens populares