sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Oficial de Justiça capixaba assassinado no Rio é enterrado no norte do Espírito Santo

Francisco Ladislau Pereira Neto, 25 anos, foi enterrado na manhã desta quinta-feira (13)

O corpo do oficial de Justiça Francisco Ladislau Pereira Neto, 25 anos, morto enquanto trabalhava em Barra do Piraí, no Sul do Rio de Janeiro, foi enterrado por volta de 10h20 desta quinta-feira (13), em João Neiva, no Norte do Espírito Santo. Ao som da música "Amigos para sempre", familiares e amigos se despediram do jovem.

Francisco Ladislau Pereira Neto entregava uma intimação quando foi assassinado pelo filho da comerciante que seria notificada. O oficial de Justiça foi encontrado morto com dois tiros no peito a um quilômetro de um posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) às margens da BR 393 (Rodovia Lúcio Meira). No corpo dele também havia marcas de atropelamento.

O suspeito, Marco Antônio Dantas Mattos Dias, 51 anos, foi preso na noite do crime, terça-feira (11), na casa de um parente, em Barra do Piraí. Ele foi autuado por homicídio qualificado e encaminhado para o Complexo Penitenciário de Bangu (RJ).

O caso será investigado pela Polícia Federal, já que Francisco era servidor federal – ele ocupava o cargo de analista judiciário do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro – que foi assassinado no exercício da função.

(Com informações de Iara Diniz, de A Gazeta, e do G1 ES)

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Cinco Oficiais de Justiça são agredidos por mês no Espírito Santo

Segundo o presidente do Sindioficiais, a desorganização da segurança pública e a banalização da violência dificulta o trabalho dos oficiais, que são agredidos no cumprimento de suas funções

Folha Vitória
Redação Folha Vitória

Carros metralhados, retaliações, discussões na entrega das determinações dos juízes. Essas são cenas corriqueiras nas vidas dos oficiais de justiça do Brasil e no Espírito Santo não é diferente. Segundo apontamentos do Sindicato dos Oficiais de Justiça capixaba, em média, cinco agressões mensais são cometidas contra esses profissionais, cuja missão é dar efetividade à Justiça.

Segundo o presidente do Sindioficiais do Estado, Carlos Magnus Poletti, a desorganização da segurança pública e a banalização da violência dificulta a cada dia o trabalho dos oficiais, que recorrentemente são agredidos e intimidados no cumprimento de suas funções. “Estamos em risco e somos termômetro e testemunhas de que a sociedade também está”, disse.

Carlos Magnus citou alguns exemplos dessa violência. Em Central Carapina, na Serra, um veículo foi metralhado; em Terra Vermelha, bairro de Vila Velha, uma oficial teve que demonstrar habilidade para não ser baleada quando um bandido se prostrou em frente ao seu carro e atirou contra ela.

“Em Santa Teresa, um profissional sofreria um atentado letal se não estivesse portando uma arma de fogo ou se não soubesse como agir em uma tentativa de atentado sofrida”, completou Poletti.

O presidente explicou que devido à lei estadual 4852 os oficiais têm direito a portar armas de fogo para defesa pessoal, mas poucos possuem habilidade para tal. “O tribunal carece de treinamento e capacitação, além de preparar psicologicamente os profissionais para que saibam usar uma arma”, finalizou.

Oficial capixaba morto no RJ

Um oficial de justiça capixaba foi assassinado a tiros na última terça-feira (11), em Barra do Piraí, município ao sul do estado do Rio de Janeiro. Francisco Ladislau estava trabalhando no Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro há pouco mais de dois meses.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal fluminense, o oficial voltava para o carro quando foi surpreendido por bandidos, que atiraram contra Francisco e fugiram com o veículo da vítima. O crime ocorreu próximo a um posto da PRF.

O suspeito do assalto foi preso no mesmo dia do crime.

InfoJus Brasil: Com informações do portal Folha Vitória

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

I Congresso Estadual de Oficiais de Justiça do Ceará

Oficiais de Justiça de todo o Brasil podem participar

O I Congresso Estadual de Oficiais de Justiça do Ceará tratará dos principais temas relacionados aos oficiais de justiça brasileiros




É com grande satisfação que anunciamos o lançamento do I Congresso Estadual de Oficiais de Justiça do Ceará - (I Ceojus).

Neste grandioso evento serão debatidos diversos assuntos relacionados à categoria dos oficiais de justiça, com a presença de grandes palestrantes cearenses, assim como também a presença de juristas nacionais e conselheiros do Conselho Nacional de Justiça - CNJ.

A categoria dos oficiais de justiça vem se organizando em todo o Brasil no intuito de se qualificar melhor para prestar um serviço de qualidade ao jurisdicionado. Atualmente, quase a totalidade dos Estados brasileiros já exige o requisito de “bacharel em direito” para ingresso no cargo de oficial de justiça.

Desta forma, o constante aperfeiçoamento desta aguerrida categoria que efetiva as decisões judiciais faz-se necessário e este I Ceojus inicia no Estado do Ceará uma nova fase para esta valorosa e agora cobiçada carreira do Judiciário nacional.

Lembramos que este evento, apesar de ter abrangência estadual, terá como principal meta trazer os principais temas relacionados aos oficiais de justiça brasileiros, tendo, portanto, abrangência nacional, pois temas como a conciliação, virtualização da justiça, responsabilidade cível e criminal do oficial de justiça, centrais de mandados, dentre outros, são de suma importância para o entendimento desta ainda incompreendida e arriscada profissão.

Desta forma, convidamos a todos os oficiais de justiça estaduais, federais e do trabalho a participarem deste evento, sendo o I Ceojus aberto a todos os estudantes e profissionais do direito que queiram se inteirar melhor sobre as peculiaridades do cargo de oficial justiça que, nos últimos anos, vem se tornado muito atrativo para os operadores do direito que visam concursos públicos.

Para os colegas oficiais de outros Estados, reforço o convite, pois Fortaleza estará de braços abertos lhes aguardando com a graciosa e calorosa hospitalidade do povo cearense…

Mauro Xavier
Presidente do Sindojus-CE


Preso suspeito de matar oficial de justiça, em Barra do Piraí


Dicler de Mello e Souza
Barra do Piraí

Marco Antônio Dantas Mattos Dias, de 51 anos, foi preso na noite de terça-feira (11), suspeito de ter assassinado com dois tiros no mesmo dia, o oficial de justiça Francisco Pereira Ladislau Neto, de 25 anos. O crime foi no sítio do acusado às margens da BR-393 (Rodovia Lúcio Meira), Km 255, no bairro Belvedere da Taquara, em Barra do Piraí. 

O delegado titular da 88º DO, Raul Morgado, disse que Marco Antônio surtou ao receber do oficial de justiça por volta das 13h30 de terça-feira, intimação de uma ação trabalhista, possivelmente de um empregado que trabalha na farmácia da mãe do suspeito. Em seguida, Marco Antônio atirou no jovem que mesmo ferido saiu correndo pela rodovia, mas acabou caindo no chão.


- Marco Antônio assumiu a direção do carro do oficial de justiça, o Fox Branco, placa ODL-8262, e ainda teria atropelado a vítima que morreu no local. No veículo havia várias intimações da Justiça trabalhista de Barra do Piraí. Montamos uma força tarefa entre as policiais Civil, Militar, Polícia Rodoviário Federal, e Polícia Federal, e conseguimos localizar o suspeito na casa de um sobrinho dele no bairro Química, também em Barra do Piraí. Uma câmera de segurança de uma firma que registrou o momento que ele fugia segurando uma pasta preta na mão, após abandonar o carro no bairro Coimbra, a três quilômetros do local onde estava o corpo do jovem - disse Morgado.

Ronaldo José

O delegado disse que a região onde o jovem atuava era tranquila, tanto assim, que o oficial de justiça foi entregar as intimações sozinho, ou seja, sem o auxílio de policiais militares. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a vítima tinha parado no posto policial da PRF para pedir informações, onde ficava o bairro Santo Antônio.

Segundo o policial, a família de Marco Antônio alegou que ele tem problema psiquiátrico, mas que a versão terá que ser comprovada por meio de um laudo médico. Morgado disse que, independente da informação ser verdadeira ou não, o acusado teve discernimento de pegar R$ 5 mil e seus documentos para tentar sair da cidade.

Marco Antônio foi indiciado por homicídio qualificado por motivo fútil e o instrumento que ele utilizou (revólver) impossibilitou a defesa da vítima. Ele será submetido a um exame de corpo de delito.

O pai da vítima, Francisco Ladislau, jornalista que trabalhou na TV Gazeta (afiliada a Rede Globo), que mora em Vitória, no Espírito Santo, postou ontem nas 20h18, no Facebook, que o filho estudou muito para ser oficial de justiça e do nada o mataram. "Cabe eu ir lá (IML de Barra do Piraí) reconhecer o corpo dele", lamentou Francisco.

NOTA DA PRESIDÊNCIA

A Presidência do TRT/RJ lamenta a morte do servidor Francisco Pereira Ladislau Neto, de 25 anos, ocorrida nesta terça-feira (11/11). Francisco tomou posse no dia 29 de agosto de 2014, no cargo de Analista Judiciário - Área Judiciária - Oficial de Justiça Avaliador Federal, após ser aprovado no concurso público de 2012. Desde então, estava lotado na Vara do Trabalho de Barra do Piraí.

A Presidência do Regional Fluminense dispensará à família o apoio que se fizer necessário neste momento difícil e se coloca à disposição das autoridades no sentido de colaborar para a elucidação do fato. 

InfoJus BRASIL

Fonte: Diário do Vale

RIO DE JANEIRO: Oficial de Justiça é assassinado após cumprir mandado de intimação

  • Oficial de justiça é assassinado na BR-393, em Barra do Piraí, RJ
  • Vítima é Francisco Pereira Ladislau Neto, de 25 anos.
  • Ele estava a trabalho e levou dois tiros no peito, diz polícia.




Um oficial de justiça foi assassinado com dois tiros no peito, na tarde desta terça-feira (11), na BR-393 (Rodovia Lúcio Meira), em Barra do Piraí, no Sul do Rio de Janeiro. De acordo com a Polícia Civil, o corpo de Francisco Pereira Ladislau Neto, de 25 anos, foi encontrado às margens da estrada, na altura do bairro Belvedere da Taquara.


Carro da vítima foi encontrado danificado, a 3 km
do crime (Foto: Felipe Silva/TV Rio Sul)


Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o crime aconteceu depois que ele levou uma intimação a um morador do bairro Santo Antônio. A perícia informou à equipe de reportagem do RJTV que a vítima, natural do Espírito Santo, também teria sido atropelada enquanto tentava fugir pela rodovia. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) da cidade.

A polícia disse ainda que o suspeito fugiu com o carro e o abandonou no bairro Matadouro, a 3 km do crime. O veículo foi levado, danificado e com marcas de disparos, para a 88ª Delegacia de Polícia (Barra do Piraí), onde a ocorrência foi registrada.

Até a última atualização desta reportagem, os agentes não tinham informações sobre o autor, nem a motivação do homicídio.

InfoJus BRASIL: Com informações do portal G1

Postagens populares