quarta-feira, 8 de maio de 2019

Decreto presidencial considera a profissão de Oficial de Justiça como atividade de risco e facilita porte de arma para a categoria

O presidente da República, Jair Bolsonaro, assinou nesta quarta-feira (07), o decreto n.º 9.785, de 7 de maio de 2019, que altera regras sobre a aquisição, o cadastro, o registro, a posse, o porte e a comercialização de armas de fogo e de munição. O documento também trata das Forças Armadas e militares inativos.

O decreto n.º 9.785, de 7 de maio de 2019 foi publicado nesta quarta-feira, 08, no Diário Oficial da União e já entrou em vigor. CLIQUE AQUI E VEJA A ÍNTEGRA DO DECRETO.

“Esse nosso decreto não é um projeto de segurança pública. É, no nosso entendimento, algo até mais importante que isso. É um direito individual daquele que porventura queira ter uma arma de fogo ou buscar a posse de uma arma de fogo, seja um direito dele, obviamente respeitando e cumprindo alguns requisitos”, afirmou. 

Entre as mudanças, o presidente citou que, atualmente, uma pessoa com posse de arma de fogo poderia comprar até 50 cartuchos por ano e, com a nova regra esse número passa para mil. E mencionou ainda: “O pessoal do Cac (Colecionadores, atiradores esportivos e caçadores) não podia ir e voltar para o local de tiro com a tua arma municiada. Estamos abrindo, no decreto, essa possibilidade. Praça das Forças Armadas, com 10 anos de serviço ou mais, que são as praças estabilizáveis, passam a ter direito ao porte de arma de fogo”. 

O art. 20 do decreto trata do porte de arma previsto no § 1º do art. 10 da Lei nº 10.826/2003 (exercício de atividade profissional de risco ou de ameaça à sua integridade física) e considera que o oficial de Justiça exerce atividade profissional de risco. Com a edição do decreto o porte de arma para defesa pessoal será facilitado para defesa dos oficiais de Justiça que desejarem requerer o porte junto ao Departamento da Polícia Federal. Trata-se de medida de segurança de extrema importância para toda a categoria dos oficiais de Justiça, conforme já declarado pelas principais lideranças do oficialato.

Art. 20. O porte de arma de fogo, expedido pela Polícia Federal, é pessoal, intransferível, terá validade no território nacional e garantirá o direito de portar consigo qualquer arma de fogo, acessório ou munição do acervo do interessado com registro válido no Sinarm ou no Sigma, conforme o caso, por meio da apresentação do documento de identificação do portador.
§ 1º A taxa estipulada para o porte de arma de fogo somente será recolhida após a análise e a aprovação dos documentos apresentados.
§ 2º O porte de arma de fogo de uso permitido é deferido às pessoas que cumprirem os requisitos previstos no § 1º do art. 10 da Lei nº 10.826, de 2003.
§ 3º Considera-se cumprido o requisito previsto no inciso I do § 1º do art. 10 da Lei nº 10.826, de 2003, quando o requerente for:
I - instrutor de tiro ou armeiro credenciado pela Polícia Federal;
II - colecionador ou caçador com Certificado de Registro de Arma de Fogo expedido pelo Comando do Exército;
III - agente público, inclusive inativo:
a) da área de segurança pública;
b) da Agência Brasileira de Inteligência;
c) da administração penitenciária;
d) do sistema socioeducativo, desde que lotado nas unidades de internação de que trata o inciso VI do caput do art. 112 da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente; e
e) que exerça atividade com poder de polícia administrativa ou de correição em caráter permanente;
f) dos órgãos policiais das assembleias legislativas dos Estados e da Câmara Legislativa do Distrito Federal;
g) detentor de mandato eletivo nos Poderes Executivo e Legislativo da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, quando no exercício do mandato;
h) que exerça a profissão de advogado; e
i) que exerça a profissão de oficial de justiça;
III - proprietário de estabelecimento que comercialize armas de fogo ou de escolas de tiro; ou
IV - dirigente de clubes de tiro;
V - residente em área rural;
VI - profissional da imprensa que atue na cobertura policial;
VII - conselheiro tutelar;
VIII - agente de trânsito;
IX - motoristas de empresas e transportadores autônomos de cargas; e
XI - funcionários de empresas de segurança privada e de transporte de valores.
"O nosso decreto não é um projeto de segurança pública. É, no nosso entendimento, algo mais importante. É um direito individual daquele que, porventura, queira ter uma arma de fogo, buscar a posse, que seja direito dele, respeitando alguns requisitos", declarou. 

“Fomos no limite da lei. O que a lei abria oportunidade para nós, fomos no limite”, disse o presidente. Ele também ressaltou que “ninguém está liberando caça no Brasil”. Ele ressaltou que mudanças nas regras para caça de animais no País teria de passar pelo Congresso.

Fonte: InfoJus BRASIL

Atualizado em 09/05/2019 às 13:06h - correção erro digitação.

13 comentários:

  1. Teve que ser o Bolsonaro para reconhecer o óbvio, que o oficial de justiça tem que ter o direito de portar arma de fogo( não obrigatoriedade). E que temos uma atividade de risco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou Oficial de Justiça, nunca precisei e não vai ser agora que vou precisar de arma de fogo para exercer o meu oficio.

      Excluir
  2. Parabéns ao nosso presidente, cumprindo o prometido. Parabéns as entidades de classe do oficialato que nunca desistiu de lutar.

    ResponderExcluir
  3. Já que reconheceu que uma profissão de riscos temos que ter direito a uma aposentadoria especial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A única vantagem que vejo é está, acredito que já é meio caminho andado.

      Excluir
  4. Parabéns ao Presidente, Jair Bolsonaro pela exata e justa compreensão do porte de arma para os Oicidus de justiça. Pleito histórico que só agora se materializou. Tal avanço trás um outro assunto de extrema relevância que é o reconhecimento da aposentadoria especial sem dúvida.

    ResponderExcluir
  5. Ate que enfim temos um presidente da república!

    ResponderExcluir
  6. Na posição topológica que nos colocou no normativo parece até que os advogados sofrem mais riscos do que a gente.

    ResponderExcluir
  7. Agradeço ao nosso Presidente Bolsonaro por nos permitir o porte de armas, pois o oficial de justiça realmente precisa do porte, NO ENTANTO, não concordo que advogados tenham porte de armas, pois os mesmos não são agentes públicos e nem tampouco possuem risco de vida; Também sou contra o porte para políticos (que na maioria são bandidos corruptos) e jornalistas (nada a ver), e contra o porte para caminhoneiros (que são broncos despreparados). Dessa vez o decreto extrapolou demais.

    ResponderExcluir
  8. Ele não deu porte de arma automático, mas apenas tirou o poder discricionário dos delegados da PF que mesmo as pessoas atingindo os rigorosos requisitos do estatuto do desarmamento simplesmente negava de acordo com o seu humor. Muitos OJ's tiveram o porte negado nesse sentido.

    ResponderExcluir
  9. O decreto foi muito bom para a nossa categoria! Infelizmente o presidente ampliou demais! Colocou várias categorias, algumas sem qualquer justificativa técnica. Apesar da boa intenção, entendo que faltou mais habilidade por parte do presidente e da sua equipe! Isso pode acarretar na derubada do decreto.

    ResponderExcluir
  10. Demorou hein ? Mas, chegou ! Aos interessados, recomenda-se treinamento
    Adequado p.o desenvolvimento da Técnica .

    ResponderExcluir

Comente:

Postagens populares