quinta-feira, 24 de junho de 2021

Vacinação prioritária dos oficiais de Justiça do DF repercute na imprensa

Imagem: Campanha de valorização dos oficiais de Justiça. Sindojus-PE.

Ontem as entidades dos Oficiais de Justiça noticiaram que os Oficiais de Justiça do Distrito Federal foram incluídos na vacinação prioritária do Governo do Distrito Federal e serão vacinados contra a COVID-19 no próximo sábado (26/06). Esta foi uma conquista demorada e necessária para os profissionais que estão na linha de frente do Poder Judiciário.

No entanto logo após tomar conhecimento da vacinação prioritária dos Oficiais de Justiça houve grande repercussão na imprensa do DF. Rádios, TVs, site e jornais noticiam os fatos e alguns veículos da imprensa criticaram a inclusão do oficialato de Justiça como prioridade na vacinação. Houve até a absurda tese de que a imunização da categoria fosse um privilégio. As maiores críticas ocorreram nos noticiários das rádios.

 A imprensa brasileira não conhece as atribuições dos oficiais de Justiça e o confunde como sendo um mero "carteiro do juiz". Talvez isso seja culpa da própria categoria e de seus sindicatos e associações. Ainda não houve uma verdadeira campanha de valorização dos oficiais de Justiça em âmbito nacional. Campanhas sem muita repercussão as vezes são feitas em alguns Estados. Como é o caso da campanha recentemente lançada pelo Sindojus-PE (Clique AQUI e veja).
Para maior alcance e visibilidade seria necessário uma campanha nacional e coordenada, com a adesão de todas as entidades dos oficiais de Justiça do Brasil. É urgente e necessário mostrar quem somos e o que fazemos.

Prisões, penhoras, buscas e apreensões, reintegrações de posse, conduções coercitivas, despejos compulsórios, afastamentos de maridos agressores do lar, etc, são atribuições dos oficiais de Justiça que pouco são conhecidas pela imprensa. Algumas dessas atribuições são confundidas como sendo atribuição da polícia e não dos oficiais de Justiça. Muitas reintegrações de posse são cumpridas por oficiais de Justiça, mas a imprensa divulga como se a polícia tivesse cumprido a ordem judicial.

Portanto, se faz necessário uma grande campanha midiática esclarecendo quais são as atribuições dos oficiais de Justiça e seu importante papel na linha de frente do Poder Judiciário.

A inclusão dos Oficiais de Justiça na vacinação prioritária não foi por acaso ou privilégio e sim porque a categoria faz parte da linha de frente do Poder Judiciário e somente ocorreu após longos meses de luta e atuação do Sindicato dos Oficiais de Justiça do DF (Sindojus-DF), e associações (Aojus/DF, Assojaf/DF, Assojaf/TRT10 e Fenassojaf), bem como da administração do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) que oficiou o Governador do DF, Ibaneis Rocha, solicitando a inclusão dos oficiais de Justiça nos grupos de vacinação prioritária.

Os oficiais de Justiça estão na linha de frente do Poder Judiciário. Sem oficial de Justiça não há justiça.

---------------------------
Edinaldo Gomes da Silva (Dino), oficial de Justiça Avaliador Federal, coordenador do site InfoJus Brasil.

Atualizado: 25/06/2021 às 12:58h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente:

Postagens populares