terça-feira, 23 de maio de 2023

TJPE: Presidência e Corregedoria atendem pleito dos oficiais de Justiça, que comemoram: "marco histórico"



Na manhã desta segunda-feira (22/05), a Presidência do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e a Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-PE) assinaram a Instrução normativa nº 04/2023, na qual há a atualização das normas que regem o trabalho dos oficiais de justiça em todo o Estado e o funcionamento das Centrais de Mandados (Cemando).

O documento incorporou os avanços tecnológicos provocados pela pandemia da Covid-19, como a intimação das partes por meio eletrônico e virtual (e-mail, WhatsApp). O Sindicato dos Oficiais de Justiça de Pernambuco (Sindojus-PE) destacou o diálogo permanente com a atual gestão e comemorou a conquista, classificando-a de "marco histórico" para a categoria.

A instrução foi encaminhada para publicação no Diário de Justiça Eletrônico (DJe) de 24/05/2023. O Sindicato dos Oficiais de Justiça de Pernambuco (Sindojus-PE) acompanhou a assinatura da norma e celebrou a iniciativa. Atualmente, o TJPE possui cerca de 1.150 oficiais de justiça.

Antes da assinatura do ato, o presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, destacou a importância da parceria com os oficiais de justiça e a Corregedoria. “Neste novo documento, primeiro estamos adaptando o Tribunal ao uso intensivo de tecnologia. Em segundo, atualizamos nossas normas às constantes mudanças legislativas de 2006 até o momento. Em terceiro lugar, o que conquistamos hoje transcende a publicação da instrução. É o método de trabalho. A partir de uma demanda da própria categoria dos oficiais, estudamos conjuntamente uma solução, envolvendo os próprios servidores, a Presidência e a Corregedoria e o setor de Governança do Tribunal. Esperamos incorporar esse método ao nosso modelo de gestão”, afirmou Figueirêdo.

A minuta da Instrução Normativa nº 04/2023 foi elaborada pela CGJ-PE em parceria com oficiais de Justiça do próprio Tribunal, entre eles integrantes do sindicato da categoria. “O trabalho começou por provocação da própria categoria de oficiais de justiça. Realizamos reuniões com os representantes do Sindojus e constatamos que era necessário a redação de uma nova instrução. A última que tratava da atividade dos oficiais era de 2006. Estava totalmente desatualizada do ponto de vista da tecnologia que hoje temos em nossas mãos. Incorporamos a notificação eletrônica no documento. Além disso, também houve uma preocupação em aperfeiçoar a segurança dos oficiais no cumprimento de mandados. O resultado desse trabalho coletivo foi muito satisfatório”, declarou o corregedor geral da Justiça, desembargador Ricardo Paes Barreto.

O presidente do Sindojus-PE, Roberto Soto, afirmou que a celebração da assinatura da instrução normativa é um marco histórico para a categoria. “A edição dessa norma atende a um anseio dos oficiais de Justiça. A segurança dos oficiais no cumprimento de mandados foi um dos pontos contemplados na nova norma, a exemplo dos mandados de busca e apreensão, que tiveram algumas modificações importantes. O TJPE também disciplinou definitivamente a notificação por meios eletrônicos com essa instrução, garantindo os benefícios provocados pelas transformações digitais. Na pandemia usamos a notificação eletrônica como uma medida de urgência. Agora, ela está incorporada oficialmente ao nosso dia a dia. Além da edição da instrução, também podemos comemorar outro projeto que está em andamento. Teremos uma nova carteira funcional com verificação de autenticidade por QR-Code para os oficiais de justiça, o que vai garantir segurança para o oficial e também para as partes notificadas”, celebrou Soto. "Podemos dizer que mais de 90% do nosso pleito foi atendido Sabemos que não se pode conceder tudo que é pedido", finalizou o presidente do Sindojus-PE.

Prestigiaram a assinatura do contrato o desembargador Humberto Vasconcelos, os juízes de Direito Gleydson Gleber de Lima Pinheiro e Frederico de Morais Tompson. O SindoJus ainda foi representado pelo seu vice-presidente Glaucio Angelim e pelos diretores Marco Albuquerque, José Roberto de Araújo, Lueuny Luiz Marques e José Marcos Vieira Albuquerque.


Texto: Redação | Ascom TJPE
Fotos: Assis Lima | Ascom TJPE

InfoJus Brasil: com informações do TJPE

segunda-feira, 22 de maio de 2023

Frente Parlamentar dos Oficiais de Justiça apresenta emenda 9 na PEC 10/2023


Em mais uma semana de muito trabalho, a Frente Parlamentar Mista dos Oficiais de Justiça (FPO), por intermédio do Senador Weverton Rocha, apresentou a Emenda n. 9 na PEC 10/2023. Essa PEC institui, para a magistratura e para o Ministério Público, uma parcela mensal de valorização por tempo de exercício e a emenda apresentada estende esse direito para os Oficiais de Justiça.

O propósito da PEC é realizar o justo reconhecimento de carreiras relevantes que se dedicam intensamente para atender a sociedade. E seria um erro os Oficiais de Justiça não serem contemplados, uma vez que também constituem carreira que pratica atos processuais complexos com elevado grau de autonomia.

A FPO segue atuando para garantir a prestação de serviços de qualidade para a população. Nesse sentido, mostra-se fundamental a valorização dos Oficiais de Justiça por serem agentes imprescindíveis para a efetividade da Justiça.

Fonte: @frenteoj

#UnidosSomosMaisFortes #SindicatoForte #sindicato #emenda #PEC #FPO #sindojus

InfoJus BRASIL: com informações do Sindojus-MG

SINDOJUS/RN: Pedido administrativo para restabelecimento da GAE é protocolado


O SINDOJUS-RN protocolou pedido administrativo para o restabelecimento da GAE dos aposentados e para os que estão em abono de permanência.

O referido pedido está de acordo com as deliberações da pauta de reivindicações do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte.

É o seu SINDOJUSRN atuando fortemente na conquista e recuperação dos direitos dos Oficiais de Justiça do RN.

Se você não é filiado, filie-se. Junte-se a nós.

Diretoria Colegiada

InfoJus Brasil: com informações do Sindojus-RN

Presidente do TJCE diz que em breve deve ampliar a força de trabalho da categoria dos Oficiais de Justiça

O chefe da Corte exaltou ainda que o Oficial de Justiça é uma figura essencial dentro do aparelho judiciário. Fala ocorreu durante a posse dos dez novos oficiais e oficialas

22/05/2023
Foto: Luana Lima/Sindojus Ceará

Dez novos oficiais e oficialas de Justiça tomaram posse no último dia 17 de maio, no Auditório Floriano Benevides do Fórum Clóvis Beviláqua. A solenidade foi conduzida pelo chefe da Corte, desembargador Abelardo Benevides, que destacou a importância daquele momento para o judiciário, os empossados e os familiares. Como foco na atividade fim, sem prejuízo às demais atividades, o desembargador reforçou que, desde que assumiu falou que buscaria aumentar o quadro de pessoal, para dar melhores condições de trabalho a servidores e magistrados buscando chegar ao propósito maior: uma prestação jurisdicional com eficiência e celeridade.

“Momentos como esse nos alegram, porque precisamos de mais e mais pessoas, do elemento humano, que é o principal”, frisou. O desembargador acrescentou que é com enorme satisfação a administração traz novos Oficiais de Justiça e analistas judiciários na especialidade de Ciências da Computação, duas atividades que considera vitais para o Poder Judiciário. “A presença de vocês é muito bem-vinda para nós. Vocês não vão chegar sabendo de tudo, mas vão agregar conhecimentos. Nós precisamos de vocês, a sociedade precisa de vocês”, enfatizou.

Confira a mensagem do desembargador Abelardo Benevides: 

Diferente de outros tempos, em que as pessoas viam o serviço público com outro olhar, o desembargador Abelardo destacou que hoje o serviço público é renovado, com vocação, amor, dedicação e sacrifício, e que a sociedade acompanha a sua ação ou omissão. “Estamos felizes com essa renovação. É um momento de pensarmos no nosso compromisso institucional e com as nossas famílias, de ter um desempenho à altura do que a sociedade cobra para ouvirmos dos nossos pais, filhos e netos: eu me orgulho de você. Estamos felizes em recebê-los e desejamos que vocês sejam felizes no trabalho”, felicitou.

Ampliação da força de trabalho

“Esperamos que, em breve, a gente possa ampliar essa força de trabalho em relação ao Oficial de Justiça, que é uma figura essencial dentro do aparelho judiciário”, exaltou o desembargador Abelardo Benevides.

No que diz respeito aos Oficiais de Justiça, o chefe da Corte disse que há uma grande demanda e que costumeiramente recebem pedidos de lotação de mais Oficiais de Justiça. Ele explicou que, nesse primeiro momento, a administração está atendendo as comarcas mais necessitadas, onde havia maior demanda, mas afirmou que pretende trazer novo reforço à categoria.

“É um momento de muita felicidade para o tribunal, para os empossados e para as famílias, nós estamos festejando isso e esperamos que, em breve, a gente possa ampliar essa força de trabalho em relação ao Oficial de Justiça, que é uma figura essencial dentro do aparelho judiciário”, exaltou.

“O José Dantas da Fonseca Júnior, de Crateús, está aí? Vai ser recebido lá com bolo e festa, porque é a comarca que mais me pede Oficial de Justiça”, comentou o presidente do TJ durante o rito de posse, arrancando sorrisos dos presentes. O desembargador agradeceu a presença do representante da categoria dos Oficiais de Justiça, Vagner Venâncio, a quem intitulou de “vocacionado”, e fez questão de cumprimentar todos os empossados e empossadas, e seus familiares.

O desembargador agradeceu a presença do representante da categoria dos Oficiais de Justiça, Vagner Venâncio, a quem intitulou de “vocacionado”, e fez questão de cumprimentar todos os empossados(as). Foto: TJCE

Vida em Equilíbrio

Com um encarte na mão, o presidente falou do Programa Vida em Equilíbrio, voltado à promoção de bem-estar com foco em três pilares: saúde física, saúde mental e harmonia entre vida pessoal e profissional. “O presidente agora só anda com esse livrinho debaixo do braço, desse programa que nós lançamos recentemente mostrando que o Tribunal de Justiça pensa no bem-estar do magistrado e do servidor, o bem-estar físico e mental, para que a gente viva bem, trabalhe, seja recompensado, mas se sinta bem, seja saudável frente as dificuldades. A instituição está dando todo apoio nesse sentido. Um abraço a todos, sejam bem-vindos, sejam felizes”, finalizou.

Foto: Sindojus Ceará

Função social

O Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE) esteve presente ao evento representado pelo presidente Vagner Venâncio e pelos diretores Carlos Eduardo Mello, Fernanda Garcia e Luciano Júnior. Após encerrada a solenidade, os dirigentes conversaram com os novos oficiais e oficialas de Justiça destacando a alegria de os receber e a relevância do trabalho desempenhado pela categoria, que exerce uma função social. “O sindicato e a categoria os recebem de braços abertos. Esse é um dia de grande alegria, contem conosco”, ressaltou Vagner Venâncio.

Reforçou ainda o convite para o curso teórico e prático que tradicionalmente é promovido pela entidade, voltado para a atuação do Oficial de Justiça, o qual teve início no último sábado (20), na sede do sindicato, com oito horas de duração, continuará amanhã (23) com a parte prática (eles vão à rua com um oficial ou oficiala da Ceman de Fortaleza acompanhar o cumprimento das ordens judiciais), e o restante do curso de forma remota, totalizando 24 horas-aula, possibilitando a participação de todos e todas, uma vez que a partir desta quarta-feira (24) o grupo terá de se apresentar em suas respectivas comarcas.

A formação envolve conhecimentos inerentes ao papel do Oficial de Justiça no Processo Civil e Penal, na Lei do Inquilinato, na Lei Maria da Penha, na Lei de Execuções Fiscais, no Juizado Especial e no Código de Processo Penal.

Registro do curso de formação realizado no último sábado (20), na sede do sindicato, aos novos oficiais e oficialas de Justiça. Foto: Sindojus Ceará

Carlos Eduardo Mello, diretor Jurídico, observou que é um ciclo que se encerra com esses primeiros dez Oficiais de Justiça que tomam posse e em breve estarão em efetivo exercício. Citando a fala do desembargador Abelardo, de que o humano é o primordial e que a administração vai investir no Programa Vida em Equilíbrio, expressou a expectativa da entidade com isso. “A gente só tem a parabenizar a administração pela posse desses dez oficiais e oficialas, e continuaremos os trabalhos para que venham mais Oficiais de Justiça. Parabéns, estaremos à disposição não só em Fortaleza, mas também visitando as comarcas no Interior”, informou.

“Sejam bem-vindos, espero que a gente continue compartilhando dessa alegria e tenha sempre orgulho de dizer: sou Oficial de Justiça, exerço uma função essencial para o judiciário, pois o que a gente faz pode, sim, mudar vidas”, destaca a diretora Fernanda Garcia

união de forças foi a característica destacada pela diretora Fernanda Garcia em relação à atuação da entidade e parabenizou os empossados e empossadas por essa grande conquista. “Vejo aqui grandes colegas, agora podemos falar dessa forma, colegas. Sejam bem-vindos, espero que a gente continue compartilhando dessa alegria e tenha sempre orgulho de dizer: sou Oficial de Justiça, exerço uma função essencial para o judiciário, pois o que a gente faz pode, sim, mudar vidas. O que para nós é mais um mandado, porque a gente tem 100 mandados na pasta, para aquela pessoa é a resolução para a vida dela, é um sono que ela vai voltar a ter, porque o problema foi resolvido, então precisamos ter em mente essa função social que a gente exerce, pois podemos ter a realização de estar trabalhando e fazendo a diferença na vida das pessoas. Sejam bem-vindos”, acolheu-os.

Luciano Júnior reiterou a alegria de recebê-los e disse que o Sindicato dos Oficiais de Justiça está à disposição para ajudá-los no que precisarem. “Nós somos uma família, vocês vão sentir isso. É uma satisfação imensa a chegada de vocês, desejamos que desempenhem a função com afinco. Durante a pandemia, que foi um momento difícil para a categoria, pois estávamos nas ruas, o presidente Vagner Venâncio usava uma frase que até hoje a gente repete: Oficial de Justiça, você não está só”, enfatizou.

Depois da solenidade, os empossados e empossadas foram convidados a conhecer a Central de Cumprimento de Mandados (Ceman) de Fortaleza e a Sala dos Oficiais de Justiça do Fórum Clóvis Beviláqua, maior departamento do Tribunal de Justiça, com mais de 240 Oficiais de Justiça lotados.

Realizando sonhos 

Depois de muitos anos de dedicação e estudos, Camila Fonseca realizou um sonho ao tomar posse como Oficiala de Justiça e concretizar esse objetivo de vida. Natural de Teresina, no Piauí, ela contou que antes de ser aprovada no concurso era advogada e que está imensamente feliz com a posse, e com grande expectativa para assumir na comarca de Tauá.

O sentimento é o mesmo de Camila Sampaio, que também era advogada e assumirá na comarca de Senador Pompeu. “Já falei com a oficiala que era lotada lá, é uma comarca que está precisando bastante, tem muitos mandados represados. A expectativa é de ajudar no que eu puder e fazer um ótimo serviço, prestar o trabalho com eficiência e procurar preencher todas as demandas”, ressaltou. Confidenciou ainda que Oficial de Justiça foi o único concurso que prestou além da magistratura e que pretende continuar estudando para ser juíza. “Eu sou do Ceará, moro em Fortaleza, então foi uma grande vitória, a expectativa está grande”, disse.

“Tenho grande carinho por essa instituição e pelo cargo que escolhi para seguir carreira. Espero findar os meus dias nessa função tão relevante para o judiciário”, exalta Domiciano Dias.

Domiciano Dias, que desde 2015 já é servidor da casa, revelou que sempre teve o sonho de ser Oficial de Justiça. Chegou a prestar concurso em 2014, mas não logrou êxito. No ano passado, no entanto, conseguiu a tão almejada aprovação e concretizou esse sonho com a posse na última quarta-feira (17). “Espero poder contribuir com a comarca de Morada Nova, com a sociedade e com o Poder Judiciário. Tenho grande carinho por essa instituição e pelo cargo que escolhi para seguir carreira. Espero findar os meus dias nessa função tão relevante para o judiciário”, enalteceu.

E aproveitou para reforçar a necessidade de ter mais Oficiais de Justiça. “Foi um concurso concorridíssimo, tem muita gente qualificada para assumir. Há muitas comarcas só com um oficial, outras sem nenhum, o que acaba sobrecarregando a atividade e prejudicando o cumprimento e a efetivação das decisões judiciais. É importante que a administração convoque mais Oficiais de Justiça para que as comarcas sejam atendidas e a justiça chegue aonde deve chegar”, frisou.

Expectativa

A diretoria do Sindojus parabeniza a administração do Tribunal de Justiça pela realização do concurso público em 2022, ainda na gestão da desembargadora Nailde Pinheiro, demanda que está sendo materializada pela atual gestão, que tem à frente o desembargador Abelardo Benevides. É grande a expectativa da entidade para que, ainda na atual gestão, todos os cargos vagos sejam providos, reforçando a força de trabalho e tendo como principal beneficiada a sociedade, que terá maior celeridade no cumprimento das ordens judiciais.

E que venham mais Oficiais de Justiça!

InfoJus Brasil: com informações do Sindojus-CE

sexta-feira, 19 de maio de 2023

Livro sobre Desafios e Práticas Contemporâneas dos Oficiais de Justiça tem participação de diretor da Fenassojaf


A editora Casa do Direito disponibiliza aos interessados o livro Oficiais de Justiça: desafios e práticas na contemporaneidade.

A obra impressa é a mesma do e-book lançado em 8 de dezembro do ano passado e reúne uma coletânea de artigos sobre temas que envolvem a Justiça e o Oficial no dia a dia da função.

O diretor de Relações Internacionais da Fenassojaf e presidente da Assojaf/PAAP Malone Cunha é um dos colaboradores do livro, organizado por Flávia Teixeira Silva Pires, Alice de Souza Tinoco e Carlos Henrique Medeiros de Souza, com a contribuição de outros oito Oficiais de Justiça.

De acordo com eles, o leitor contemplará uma visão cooperativa em consonância com os avanços legislativos e tecnológicos desse tempo. A partir dos textos de Oficiais de Justiça para Oficiais, que alcançarão também os operadores do Direito e interessados em conhecer o universo de quem materializa ordens judiciais de forma clara, simples e efetiva, o livro é um passeio por uma visão atual dos desafios contemporâneos, unindo teoria e prática de forma inovadora.

“Assim, foi com imensa alegria que recebi a notícia de que oficiais de justiça, com larga experiência no cargo, estavam se debruçando em estudos de pós-graduação stricto sensu sobre várias questões que certamente impactarão o modo do exercício das atribuições inerentes ao cargo”, afirma o - Juiz Federal Diretor do Foro da Seção Judiciária do Rio de Janeiro, Dr Osair Victor de Oliveira Júnior, participante do prefácio.

Para os organizadores, o livro Oficiais de Justiça: desafios e práticas na contemporaneidade é uma obra que precisa ser lida e divulgada, a fim de promover reflexões e mudanças, “ressignificando a atuação do oficial de justiça, que se faz um agente de comunicação por excelência, um agente de inteligência e também um agente pacificador”.

No artigo de Malone Cunha, o dirigente da Associação Nacional aborda o aportuguesamento da execução civil no Brasil e as primeiras análises do PL 6204/2019. Segundo ele, fica claro que toda a fundamentação internacional que o PL sustenta é oriunda de uma única visão acadêmica de discentes brasileiros em Portugal, e não da consulta direta por parte do Senado Federal aos órgãos e representações estrangeiros.

O livro na versão física está disponível para aquisição no site da editora Casa do Direito. Clique Aqui para comprar

InfoJus Brasil: com informações da Fenassojaf

TRF-1 realiza primeira reunião do GT responsável pelas atualizações nas atribuições dos Oficiais de Justiça


O TRF-1 realizou, nesta terça-feira (16), a primeira reunião do Grupo de Trabalho criado para apresentar sugestões de atualização normativa das atribuições dos Oficiais de Justiça no âmbito da Justiça Federal da 1ª Região.

O encontro contou com os quatro Oficiais eleitos para o GT, Márcio Martins Soares (DF), atual Diretor Regional Centro-Oeste da Fenassojaf, Obeed Barbosa Grigorio (Barreiras/BA), Ângelo Ferrão Carvalhal (Salvador/BA) e Nilzio Oliveira de Albuquerque Júnior (Porto Velho/RO). Além deles, estiveram na primeira reunião os Juízes Federais Eduardo de Assis Ribeiro Filho e Náiber Pontes de Almeida, respectivamente, Coordenador do Grupo (representante do GCR-Priori) e Vice-Coordenador (representante da COGER), além do três Diretores de Secretaria e representantes da área técnica do TRF1 que compõem o GT.

Os Oficiais de Justiça destacaram que não houve, até o momento, estudos que permitam concluir que as ferramentas eletrônicas até aqui implementadas teriam resultado na diminuição de serviço dos Oficiais, pressuposto que está sendo utilizado para a atribuição de novas funções à categoria.

Ainda de acordo com os representantes, a experiência prática do Oficial de Justiça em relação às ferramentas eletrônicas é de que não houve um impacto significativo, existindo Seções, como a do DF, em que o quantitativo de mandados até aumentou.

Outro item apontado é que o cumprimento eletrônico de mandados, ao contrário do que muitos pressupõem, demanda na maioria das vezes mais tempo para a realização do que o presencial. A falta ou a insuficiência de treinamento para o uso das ferramentas tecnológicas também foi apontada na reunião.

Os Oficiais lembraram que experiências recentes de utilização de ferramentas de pesquisa patrimonial foram mal-sucedidas no âmbito do TRF-1, por terem sido implementadas de forma açodada e sem o devido planejamento.

Recomposição do quadro - A necessidade urgente de recomposição do quadro foi indicada pelos Oficiais de Justiça. O quadro atual de Oficiais na Justiça Federal da 1ª Região é insuficiente para a realização das atividades do cargo, sendo inferior aos quantitativos previstos na Resolução PRESI / CENAG 24/2011, que fixa atualmente o número de Oficiais de Justiça por Vara.

“Devido à falta de reposição de servidores, o quadro atual está envelhecido, havendo grande número de OJ em abono de permanência e outro contingente muito significativo que irá adquirir as condições de aposentadoria nos próximos anos”, aponta o Diretor da Fenassojaf Márcio Soares.

Ainda em relação às novas atribuições, os Oficiais lembraram que existem manifestações de quase a totalidade das Seções Judiciárias que apontam para a inviabilidade de transferência de novas funções aos Oficiais de Justiça diante das atuais deficiências de servidores nas Seções Judiciárias.

Com base neste cenário, propuseram que os estudos referentes às eventuais novas funções fossem precedidos de uma análise aprofundada sobre o quadro atual de servidores e a disponibilidade para assunção de atribuições hoje desempenhadas pelo pessoal interno.

A sugestão foi acatada, tendo a SECGP/TRF1 se comprometido a trazer as informações sobre os cargos atuais, distribuição, vacância, abono de permanência e aposentadoria no próximo encontro do GT.

Também ficou acertado que a DIMPE/SECGE/TRF1 ficará responsável pela apresentação de dados estatísticos sobre o quantitativo de mandados. Serão, ainda, expedidos ofícios às Seções Judiciárias para que informem os dados estatísticos complementares de que dispõem, bem como que proponham outros meios que auxiliem na avalição do trabalho dos Oficiais de Justiça. Além disto, será agendada uma reunião com o Diretor da Divisão de Estatísticas.

Será marcada, ainda, uma reunião para apresentação do sistema Mandamus aos integrantes do grupo e dos eventuais impactos da ferramenta na produtividade dos Oficiais de Justiça.

InfoJus Brasil: com informações da Fenassojaf

Tribunal de Justiça do Ceará empossa novos oficiais de Justiça

Tribunal de Justiça do Ceará empossa novos oficiais de Justiça e analistas para comarcas da Capital e 

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) empossou, nesta quarta-feira (17/05), dez candidatos aprovados e classificados no último concurso para oficial de Justiça e também três novos analistas judiciários na especialidade de Ciências da Computação. A solenidade, realizada no Fórum Clóvis Beviláqua, foi conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Abelardo Benevides Moraes, e contou com a presença da diretora do Fórum Clóvis Beviláqua, juíza Solange Menezes de Holanda.

Os novos oficiais foram aprovados em concurso que previa convocação de sete candidatos de ampla concorrência, dois candidatos negros e um candidato com deficiência. Eles reforçarão dez comarcas do Interior do Estado. Os três analistas empossados ficarão lotados na Comarca de Fortaleza e se juntam a outros 13 que já assumiram em fevereiro deste ano. As provas dos dois concursos, promovidos pelo TJCE, foram realizadas em junho de 2022, por meio da Fundação Carlos Chagas (FCC).

Na cerimônia, o desembargador Abelardo Benevides Moraes deu boas-vindas, parabenizou os empossados e destacou a relevância do papel deles para o Judiciário. “Momentos como este nos alegram, pois nós precisamos muito de pessoas. Mesmo com toda a tecnologia atual, o aspecto humano vai ser sempre o principal. O ser humano continua sendo insubstituível. Então, nós precisamos dessa força. Hoje, com muita satisfação, estamos agregando mais profissionais dessas duas atividades vitais”, afirmou.

EMOÇÃO

Analista David Bôto foi lotado em Fortaleza

Recém-empossado como analista David Bôto comemorou o rito de passagem que foi a solenidade de posse. “Com certeza, é um momento de muita emoção. Todo esse rito é interessante e se torna um marco na vida. Desde o dia que fui convocado, há um mês, comecei a criar a expectativa para começar no novo emprego. E também a expectativa de me despedir do emprego antigo. Tive que gerenciar essa ansiedade mas, agora, deu tudo certo”, disse feliz. 

Oficiala Camila Feitosa foi lotada no Interior

A emoção é compartilhada por Camila de Melo Feitosa. A nova oficiala de Justiça de Tauá destaca o esforço e dedicação para chegar até aqui. “A sensação é de dever cumprido após dois anos de estudo direto. É de fato a realização de um sonho de vida. Estou muito feliz e com expectativa de contribuir com o Tribunal da melhor forma e ajudar na Comarca”.

LOTAÇÃO DOS OFICIAIS

Leandro Moreira Fontenele – Coman da Comarca de Viçosa do Ceará

Vítor Pimentel de Oliveira – Coman da Comarca de Limoeiro do Norte

Luiz Hueliton Moraes Santos – Coman da Comarca de Icó

Maria Andréa Silva Pinheiro – Coman da Comarca de Jaguaretama

Camila de Melo Feitosa – Coman da Comarca de Tauá

Arnold Torres Paulino – Coman da Comarca de Quixeramobim

Camila Lemos Sampaio – Coman da Comarca de Senador Pompeu

José Dantas da Fonseca Júnior – Coman da Comarca de Crateús

Raimundo Domiciano Dias – Coman da Comarca de Morada Nova

Thales Eduardo Nobre Aires – Coman da Comarca de Morada Nova

InfoJus Brasil: com informações do TJCE

terça-feira, 16 de maio de 2023

CNJ amplia para 30 de junho o prazo para participação no 2º Censo do Poder Judiciário


O prazo para servidores, servidoras, magistrados e magistradas participarem da definição de políticas e ações dirigidas às pessoas que trabalham nas diversas unidades das instituições judiciárias brasileiras foi ampliado. As mais de 288 mil pessoas que compõem a força de trabalho do Poder Judiciário brasileiro têm agora até o dia 30 de junho, ou seja, mais 44 dias, para responderem aos questionários eletrônicos do 2º Censo do Poder Judiciário. Essa é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para conhecer a realidade do dia a dia nos 94 tribunais e conselhos de todo o País e, assim, orientar ações que permitam melhorar as condições de trabalho e a prestação de serviços à população.

Nesta segunda edição do censo, depois de dez anos, o CNJ mantém o direito dos participantes à confidencialidade, conforme as orientações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), sancionada em agosto de 2018. O tempo estimado para preenchimento das questões objetivas varia de 5 a 10 minutos. São duas versões de questionário, uma com 63 perguntas, dirigida a integrantes da magistratura, e a outra, com 48 questões, para servidores e servidoras do Poder Judiciário. O acesso a esses conteúdos demanda apenas o uso do número do CPF e do código disponibilizado pelo tribunal ao servidor, essa medida visa exclusivamente restringir a uma única entrada no formulário eletrônico.

As respostas são armazenadas de forma sigilosa. A divulgação dos resultados, prevista para setembro deste ano, será no formato de dados agregados, com total impessoalidade das informações. Além de buscar conhecer o perfil sociodemográfico dos profissionais que atuam no Judiciário, o censo é uma oportunidade para que os integrantes do judiciário possam opinar sobre a experiência profissional vivenciada no Poder Judiciário.

O Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ), do CNJ, permite o acompanhamento do percentual de respondentes no 2º Censo do Poder Judiciário por meio do Censômetro. Na manhã desta segunda-feira (15), o percentual de participação estava em 16,9%, graças às respostas enviadas por 44.260 servidores e 4.376 magistrados. “O tempo que se dedica ao preenchimento do formulário eletrônico é bem pouco e contrasta com a imensa importância da participação de todos nessa iniciativa, que é fundamental para definir ações futuras do Conselho”, explica Ana Aguiar, juíza auxiliar da Presidência.

InfoJus Brasil: com informações da UniOficiais/Sindojus-DF

segunda-feira, 15 de maio de 2023

PEC 23/2023: Câmara realiza enquete sobre a PEC dos Oficiais de Justiça

Deputado André Figueiredo (PDT/CE) autor da PEC 23/2023

A Câmara dos Deputados realiza uma enquete sobre a PEC 23/2023, que inclui os oficiais de Justiça na Constituição Federal como carreira típica de Estado e dá outras providências. De autoria do Deputado Federal André Figueiredo (PDT/CE), a Proposta de Emenda à Constituição acrescenta o art. 135-A e estabelece a carreira de Oficial de Justiça como função essencial à Justiça além de reconhecer a atividade de risco do oficialato de Justiça.

Vote “Concordo totalmente” e deixe seu comentário de apoio (“ponto positivo”) pelo link abaixo, na enquete da Câmara dos Deputados sobre a PEC 23/2023, que insere os Oficiais de Justiça na Constituição Federal como Função Essencial à Justiça.

A aprovação dessa PEC depende do esforço de todos nós.


InfoJus Brasil: o portal dos Oficiais de Justiça do Brasil

sexta-feira, 12 de maio de 2023

Presidente do TJGO anuncia concurso público para o cargo de Oficial de Justiça

Presidente do TJGO anuncia concurso público para os cargos de oficial de justiça e contador


O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, anunciou, nesta quinta-feira (11), abertura de concurso público para o preenchimento de 12 vagas para o cargo de oficial de justiça e três vagas para contador, além de formação de cadastro reserva para ambos os cargos. O anúncio foi feito durante reunião entre Carlos França, o presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores do Estado de Goiás (Sindojus-GO), Eleandro Alves, que estava acompanhado de diretores do sindicato, o deputado estadual Karlos Cabral, o diretor-geral do TJGO, Rodrigo Leandro da Silva, e a diretora de Recursos Humanos, Wanessa Oliveira Alves.


Carlos França destacou que o Poder Judiciário goiano tem como principal meta em sua gestão a prestação jurisdicional. "O TJGO reconhece a importância dos oficiais de justiça para a qualidade dos serviços que oferecemos à sociedade e, por isso, considero primordial a abertura desse concurso público para o preenchimento das vagas que estão abertas e as que vagarem durante a validade do concurso".

O chefe do Poder Judiciário estadual ainda explicou que o objetivo é valorizar essa importante categoria, oferecendo oportunidade de trabalho para que esses servidores se mantenham comprometidos com a excelência no serviço público. "Estamos empenhados na modernização do nosso Judiciário e essa medida é mais uma demonstração de nosso compromisso com a justiça e com a sociedade goiana". França ainda agradeceu o apoio do deputado estadual Karlos Cabral, que também é oficial de justiça do TJGO e está licenciado do cargo. “O deputado conhece o Poder Judiciário goiano e segue como um parceiro da Justiça no Poder Legislativo, contribuindo para o avanço e aprimoramento da prestação jurisdicional".


O deputado estadual Karlos Cabral comemorou o anúncio e agradeceu o presidente do TJGO por atender ao anseio da categoria. "Eu falo em nome da categoria e fico muito feliz e grato em receber essa notícia do presidente Carlos França, autorizando a realização do concurso. Temos alguns colegas oficiais que se aposentaram ou foram aprovados em outros concursos, o que aumentou a necessidade de preenchimento dessas vagas".

O presidente do Sindojus-GO, Eleandro Alves, também agradeceu ao presidente do TJGO e destacou a importância dos oficiais de justiça para o bom andamento da Justiça. "É uma medida muito importante para o Estado de Goiás, pela relevância do oficial de Justiça para o bom andamento do Judiciário. O nosso último concurso foi realizado em 2014 e temos a necessidade de aprimorar nosso trabalho ocupando as vagas oriundas de exonerações e aposentadorias nos últimos tempos", frisou.

Novo concurso

O novo concurso público, com 12 cargos de analista judiciário - área judiciária - Oficial de Justiça, e 3 de analista judiciário - área judiciária - contador, entra em uma sequência de investimento constante em recursos humanos da gestão liderada pelo desembargador Carlos França. O concurso anunciado nesta quinta-feira é o quinto a ser realizado pela gestão. Nos últimos dois anos, foram realizados concursos para juízes substitutos, com 62 vagas já preenchidas; juízes leigos, com 42 vagas preenchidas; analista judiciário, 220 vagas preenchidas; e o de cartorários extrajudiciais, ainda em andamento, com 292 vagas.

O diretor-geral do TJGO, Rodrigo Leandro da Silva, ressaltou que a administração do Tribunal de Justiça realizou o levantamento dos cargos vagos, bem como atestou a existência de disponibilidade orçamentária e financeira para a realização do certame e nomeação dos aprovados. “Além disso, foram elaborados estudos técnicos que atestam a possibilidade de provimento desses cargos, apesar de o Estado de Goiás estar atualmente no Regime de Recuperação Fiscal – RRF, sem qualquer comprometimento do equilíbrio fiscal do Poder Judiciário”.

Rodrigo também explicou que os trâmites administrativos serão realizados com celeridade para a contratação da empresa organizadora do concurso, sendo que, após aprovação da Comissão de Seleção e Treinamento e da Presidência, o edital será divulgado.

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