terça-feira, 7 de maio de 2024

UniOficiais lança sistema online para registro de ocorrência de crimes e de danos a oficiais de Justiça

Nesta segunda-feira (06/05) a UniOficiais (Sindicato e Associação Nacional) lançou o sistema Argos UniOficiais - um sistema online  para registro de crimes e danos que tenha como vítimas oficiais de Justiça Federais e Estaduais de todo o país.

Para comunicar a ocorrência de crimes e danos no sistema Argos o oficial de Justiça deverá acessar a prataforma online no endereço https://www.argos.unioficiais.org.br/ e preencher o formulário de ocorrência. Ao preencher e enviar o formalário, receberá a ocorrência completa em arquivo PDF no email fornecido.

Para segurança das informações e fidelidade de dados, o sistema exige o fornecimento de um email e um link será enviado para início do preencimento do formulário. 

O comunicante do crime ou dano deverá ser sempre um oficial de Justiça, podendo ser a própria vítima, colega de profissão ou diretor sindical/associativo.  Os dados do comunicante serão sempre completos possibilitando uma análise das informações. As ocorrências registradas pelos oficiais de Justiça serão validadas por uma equipe da UniOficiais para evitar duplicidades e outros erros.

Ressalta-se que as ocorrências registradas no sistema Argos UniOficiais não substituem as ocorrências policiais. 

Trata-se de uma plataforma que coletará e armazenará dados estatísticos de crimes e danos praticados contra oficiais de Justiça Estaduais e Federais de todo o Brasil, possibilitando o planejamento de ações estratégicas para mitigar os riscos da profissão. Os dados consolidados/estatísticos poderão ser usados em ações junto aos poderes legislativo, executivo e judiciário.

Fatos ocorridos antes do lançamento do Argos poderão ser registrados no sistema, bastando o comunicante/vítima informar a data correta dos fatos, possibilitando a coleta correta dos dados.

Segundo o Gerardo Lima, presidente da UniOficiais, os Tribunais e os Conselhos nunca providenciaram um modelo para documentar e compilar esses dados para desenvolver uma política adequada capaz de garantir segurança para os Oficiais de Justiça.

"Nós sabemos também que há uma cifra oculta significativa com relação aos crimes praticados contra Oficiais de Justiça. Isso porque na correria para cumprir todos os mandados os Oficiais não registram essas ocorrências diante da falta de tempo de parar para realizar todo o procedimento em uma Delegacia.", ressalta Gerardo Lima.

Por fim o presidente da UniOficiais garante que "a partir dos registros e do que o Oficial solicitar de providências podemos auxiliar no que o colega está precisando, encaminhando as demandas e contando com a parceria das entidades de todo o país. O sistema está disponível para os Oficiais de Justiça Federais e Estaduais de todo o Brasil e não precisa ser associado à UniOficiais para utilizar. O propósito é garantir segurança para todos."

InfoJus Brasil: com informações da UniOficiais (Sindicato e Associação Nacional)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente:

Postagens populares