quarta-feira, 18 de setembro de 2013

TJSP promove encontro de reflexão com oficiais de Justiça

A Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo, a Corregedoria Geral da Justiça e a Escola Paulista da Magistratura realizaram hoje (13) o primeiro evento do ciclo de palestras e debates Encontros de Reflexão com os Oficiais de Justiça, que aconteceu na Sala do Servidor do Fórum João Mendes Júnior, em São Paulo.

A abertura foi feita pelo desembargador Armando Sérgio Prado de Toledo, diretor da EPM, sucedida pela palestra “O que a Comunidade Espera da Ética”, ministrada pelo corregedor-geral, desembargador José Renato Nalini. Também compuseram a mesa dos trabalhos o secretário da Presidência, Kauy Carlos Lopérgolo de Aguiar, responsável também pelo Centro de Treinamento e Apoio aos Servidores do Tribunal (Cetra), e a secretária de Primeira Instância do TJSP, Ana Lúcia da Costa Negreiros.

O corregedor iniciou sua preleção com o esclarecimento da natureza e papel do serviço público e destacou que o constituinte incluiu a eficiência entre os princípios fundamentais à Administração Pública, assim como a legalidade, a impessoalidade, a moralidade e a publicidade. “Não há diferença ontológica (distinção essencial) entre o serviço público e o privado, porque a cidadania, a mais qualificada titular dos direitos, já se acostumou e exige préstimos eficientes”, disse o corregedor.

Nalini também apontou os aspectos práticos e éticos que devem reger as relações entre os servidores e a clientela do serviço público desacreditado. Afirmou que o funcionário tem a missão ética de “resgatar a credibilidade na atuação pública, seriamente abalada pela generalizada descrença em qualquer atuação estatal”. Para o corregedor um bom começo seria fazer uso das expressões simples e “mágicas” do cumprimento obrigatório – “bom dia”, “prazer em conhecê-lo”, “pois não”, “por favor”, “muito obrigado”, “volte sempre”.

A segunda palestra do dia foi sobre “Segurança e Gerenciamento de Riscos – Medidas Preventivas de Segurança para Oficiais de Justiça”, ministrada pelo chefe do Gabinete Militar do TJSP, coronel PM Renato Cerqueira Campos. Os oficiais de Justiça levantaram problemas práticos, inerentes ao exercício da profissão, notadamente a apreensão ou condução coercitiva de pessoas domiciliadas em áreas de risco e seu transporte às unidades judiciárias, e receberam orientações do secretário Kauy Aguiar e do coronel, que assumiram o compromisso de fazer os encaminhamentos das questões ao presidente do TJSP.

Fonte: Comunicação Social TJSP

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Oficial de Justiça é assaltado em Barbalha - CE

Alexandre estava em diligência

Os colegas Maikon Gomes e Maria das Graças, Oficiais de Justiça da Comarca de Barbalha informaram ao Sindojus - CE que que na tarde da última sexta-feira, 13, aproximadamente por volta das 14 horas, o colega Francisco Alexandre da Rocha foi vítima de assalto naquela cidade caririense, enquanto exercia a sua função.

Levaram a sua moto, carteira, celular e todos os mandados que portava em sua pasta. Cumpre destacar que Alexandre é natural do Município supracitado, e que o fato ocorreu na área em que o colega possui domicílio há vários anos, sendo conhecido praticamente por todos os moradores do local.

Contudo, tal fato, que a priori poderia inibir uma ação dessas ao menos naquele local, de nada adiantou. Ressalte-se que no início desse ano o mesmo colega foi vítima de outro assalto, também no cumprimento do seu dever, no entanto, naquela oportunidade, apenas o celular e o capacete foram levados pelos meliantes.

Alexandre é mais um Oficial de Justiça vítima da insegurança que reina no nosso estado, O Sindojus - CE insistirá na reunião com o Secretário de Segurança com a participação de representante do Tribunal de Justiça.

Fonte: SINDOJUS/CE

Oficiais de justiça do Ceará podem entrar em greve caso não haja acordo com o TJCE

Nesta quinta-feira, 19, o Sindicato dos Oficiais de Justiça do Estado do Ceará (Sindojus-CE) vai realizar uma Assembleia Geral Extraordinária em frente ao Palácio da Justiça do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), a partir das 9h30. Entre as reivindicações do grupo está a deliberação sobre a greve da categoria em razão do não atendimento dos pleitos pelo órgão para os exercícios de 2013 e 2014. O principal requerimento dos manifestantes é sobre a isonomia vencimental.

De acordo com o diretor de comunicação do Sindojus-CE, Vagner Venâncio, o Sindicato espera que o processo de negociação com o Tribunal esteja resolvido até quinta-feira, 17. Segundo Vagner, o oficial que trabalha no Interior está ganhando menos do que aquele que está empregado na Capital, mesmo tendo o mesmo cargo. O Sindicato pede que os salários dos profissionais do Interior sejam ajustados.

Além disto, o Sindicato afirma que o TJCE já recebeu do Poder Executivo a suplementação orçamentária, o que permitiria o atendimento das reivindicações, como a isonomia vencimental. Caso não haja acordo, o Sindojus-CE deve confirmar o indicativo de greve.

Em contato com O POVO Online, o TJCE informou que irá se posicionar nesta terça-feira, 17, quando o presidente do órgão, Luiz Gerardo de Pontes Brígido, retorna de férias.

Fonte: Redação O POVO Online

Sindicatos de oficiais de Justiça pelo Brasil

Acessem o novo site da nossa Federação FENOJUS - www.fenojus.org.br e vejam que já temos 14 Sindicatos de Oficias de Justiça no Brasil e estamos trabalhando para chegarmos a todos os estados. Onde tem Associações serão feitas transformações em SINDICATOS e/ou criados SINDOJUS.

1. Sindojus-SP
2. Sindojus-PB
3. Sindojus-MG
4. Sindojus-SC
5. Sindojus-MT
6. Sindojus-PA
7. Sindojus-GO
8. Sindojus-RN
9. Sindojus-CE
10. Sindojus-PI
11. Sindojepe-PE
12. Sojusto-TO
13. Sindioficiais-ES
14. Sindojerr-RR 

Fonte: SINDOJUS/RN

domingo, 15 de setembro de 2013

Araçatuba/SP: Pintor é preso após bater na irmã na frente de oficial de justiça

O pintor N.C.M., 37 anos, foi preso na noite desta sexta-feira (13) depois de agredir a irmã, uma diarista de 37 anos, com vários tapas no rosto. A violência aconteceu após o autor receber uma intimação que o obriga a permanecer 100 metros longe da irmã.

Ao tomar conhecimento da intimação entregue pelo oficial de justiça, o home ficou agressivo e bateu na diarista. A Polícia Militar foi acionada e o conduziu até o plantão policial.

A diarista, que mora na mesma casa com o irmão, havia solicitado a medida protetiva após ter sido vítima de agressão. Entretanto, na noite de ontem, o pintor descumpriu a ordem e acabou preso em flagrante por ameaça, dano, lesão corporal e desobediência.
 
InfoJus BRASIL: com informações do portal Araçatuba News

Postagens populares