quinta-feira, 28 de maio de 2020

Projeto de lei propõe suspender cobrança do empréstimo consignado por quatro meses

Objetivo é aliviar as contas dos afetados pelas medidas de combate ao novo coronavírus. O PL nº 1500/2020 aguarda despacho do presidente da Câmara dos Deputados

25/05/2020

Foto: Luiz Macedo/Câmara dos Deputados

Diante do atual contexto econômico criado pela pandemia do novo coronavírus, com isolamento social e fechamento de comércios, e com o objetivo de trazer maior fôlego financeiro aos servidores públicos federal, estadual e municipal, o deputado federal André Figueiredo (PDT-CE) apresentou, no dia 3 de abril, o Projeto de Lei (PL) nº 1500/2020, que visa a suspender, por quatro meses, os descontos no contracheque referentes aos empréstimos consignados dos servidores. Após esse período, as parcelas suspensas deverão ser acrescidas ao final do contrato, com o mesmo valor, sem encargos financeiros. A medida é uma resposta ao estado de calamidade pública decretado no país em decorrência da Covid-19.

“O valor que deixará de ser descontado do salário do trabalhador ou do aposentado reforçará o orçamento doméstico para o enfrentamento das dificuldades econômicas que acompanham a calamidade pública”, destaca Figueiredo.

O empréstimo consignado é uma linha de crédito onde as parcelas são descontadas diretamente do salário ou da aposentadoria. “Esta modalidade compromete uma parte da renda antes mesmo do dinheiro chegar à conta”, observa o parlamentar.

Vagner Venâncio, presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE) ressalta a relevância do projeto de lei, que tem como objetivo fazer frente ao aumento de despesas durante esse momento atípico de pandemia. “É uma iniciativa louvável e nós esperamos que o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Rodrigo Maia, venha a despachar o quanto antes esse projeto para que nós possamos ter essa decisão favorável”, frisa.

Acumulado

Apesar de o Governo do Estado ter garantido que o salário dos servidores será mantido de forma integral, a proposta do governo federal é de que haja congelamento da remuneração até o ano que vem. No caso do Ceará, que nos últimos anos amarga acumulado de 26% de perdas salariais, representaria redução ainda maior do poder de compra desses servidores, responsáveis por manter em pleno funcionamento, sobretudo, nesse período pandêmico, os serviços essenciais à população. O PL aguarda despacho do presidente da Câmara dos Deputados.

Acompanhe AQUI a tramitação do PL nº 1500/2020.

*Com informações da Câmara dos Deputados (reportagem Noéli Nobre)

Fonte: Sindojus-CE

quarta-feira, 27 de maio de 2020

Morre mais um oficial de Justiça vítima do novo coronavírus em SP

Publicação: 27/05/2020 20:15h.

10 oficiais de Justiça já perderam a vida devido a contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19)

Faleceu em São Paulo o Oficial de Justiça Valter Campos de Almeida, 10ª  vítima de Covid-19 entre o oficialato de Justiça.

Valter Campos de Almeida era Oficial de Justiça do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), lotado no Fórum João Mendes, localizado no bairro Liberdade da capital paulista. Segundo informações da Associação de Oficiais de Justiça de São Paulo (Aojesp), ele tinha 65 anos e permanecia no cumprimento dos mandados.

Em nota, a Aojesp afirma que Valter era “muito querido por todos e sempre atencioso com seus colegas de trabalho, Valter infelizmente foi a segunda vítima da COVID-19 entre os Oficiais do Fórum João Mendes Júnior”.

Valter é o 10º oficial de Justiça morto em decorrência da Covid-19 conforme dados divulgados pelas entidades dos Oficiais de Justiça. O Sindojus-PA informa que há ainda mais uma vítima no Estado do Pará, mas não divulgou os dados completos (nome, lotação, etc) , o que totaliza 11 vítimas.  Confira abaixo nota do Sindojus-PA em que relata a morte de 03 oficiais no Para (01 vítima a mais em relação a lista divulgada abaixo):

Relação de oficiais de Justiça que faleceram em decorrência da Covid-19:
José Dias Palitot (TRT-2), Clarice Fuchita Kresting (TRT-2), João Alfredo Portes (TJSP), Kleber Bulle da Rocha (TJRJ), Roberto Carvalho (TJPA), Wanderley Andrade Rodrigues (TJAM), Léo Damião Braga (TRT-1), Maurício Maluf (TJPA), Adelino de Souza Figueira (TJGO) e Valter Campos de Almeida (TJSP).

Pará Perde Seu Terceiro Oficial de Justiça Para a COVID 19.

É com muita tristeza que a diretoria do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Pará, informa o falecimento do Oficial de Justiça Maurício Maluf. Mauricio tinha 47 anos de idade e lutou até a data de hoje pela vida, perdendo a batalha para a Covid-19. O oficial de justiça era lotado na cidade de Capanema no Pará e há aproximadamente 15 dias foi internado em estado grave em decorrência do coronavírus. Aqui fica a homenagem da entidade e dos colegas, ao Oficial de Justiça que passou seus últimos dias levando a justiça aos cidadãos do Pará, com ética, prestígio e valorizando o que mais gostava de fazer. Siga em Paz, Mauricio Maluf!
Reportagem com informações dos sites do Sindojus-DF, Fenassojaf e Sindojus-PA.

Atualizado em 28/05/2020 às 22:23h

InfoJus Brasil: O portal dos Oficiais de Justiça do Brasil

TJPR entrega 1,2 mil escudos faciais para oficiais de Justiça

CORONAVÍRUS


Até agora 394 equipamentos foram distribuídos em Curitiba, RMC e litoral paranaense, número que aumentará nos próximos dias

Na segunda-feira, 25, o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) anunciou que vai realizar a entrega de 1.200 escudos de proteção facial para oficiais de justiça, cumpridores de mandados e servidores que atuam na área da saúde no litoral e em todo o Paraná. Segundo o TJPR, a medida contribui para a proteção desses colaboradores que, mesmo diante da restrição na circulação de pessoas, não podem deixar de cumprir mandados judiciais ou realizar atendimentos essenciais.

“A entrega dos equipamentos de proteção individual (EPIs) teve início em abril, em todo o Estado. A distribuição na capital, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e no litoral está sendo realizada pela Associação dos Oficiais de Justiça do Estado do Paraná (Assojepar). No interior, as entregas ocorreram através dos Correios”, informa a assessoria do TJPR.

Segundo a assessoria, até agora 394 equipamentos foram distribuídos em Curitiba, RMC e litoral paranaense, 786 no interior do Estado e 20 para profissionais que atuam na área de saúde no Centro de Assistência Médica e Social (CAMS-TJPR).

Novas entregas

“Na próxima semana, outros 82 escudos de proteção serão disponibilizados para os servidores da capital, RMC e litoral”, informa o TJPR. Além disso, uma parceria entre o Tribunal e a Prefeitura de Curitiba possibilitou a confecção dos escudos de proteção para os servidores da Justiça. “O Tribunal doou matéria-prima para a fabricação de 2.400 máscaras para o sistema de saúde municipal”, finaliza o TJPR.

Com informações do TJPR

Fonte: folhadolitoral.com.br

Sindojus-PB garante judicialmente a filiado recebimento a adicional de qualificação

O desembargador Leandro dos Santos deu provimento parcial a Apelação Cível interposta pelo governo do estado contra sentença proferida pelo Juízo da 2ª Vara da Fazenda Pública da Capital em Mandado de Segurança impetrado pelo Oficial de Justiça Sérgio Spencer de Andrade, apenas para “definir que as verbas pleiteadas entre a data da impetração e a concessão da ordem estão sujeitas ao pagamento via precatório”.

No referido MS, foi concedido o “writ”, ocasião em que foi determinado ao diretor de Gestão de Pessoas do TJPB que procedesse o imediato pagamento do adicional de qualificação, no percentual de 5%, bem como, o pagamento dos valores retroativos no período compreendido entre março de 2016 até a efetiva implantação.

Em suas razões recursais, o estado da Paraíba pugnou pela reforma integral da sentença, aduzindo, em síntese, que Sérgio não atenderia os requisitos da Lei nº 9.586/2011 e da Resolução nº 22/2009 do TJPB e que o Curso de Gestão de Recursos Humanos não estaria relacionado com a área de Administração, dai porque ele não faria “jus” à vantagem.

Em sua bem fundamentada e didática decisão, o magistrado esclareceu que a norma de regência valeu-se do termo “área de interesse” e não de “Curso de Graduação”, de modo que se o legislador quisesse restringir deveria tê-lo feito expressamente. “Não o fazendo, descabe não só ao Administrador como ao Judiciário interpretar restritivamente a norma, ainda mais para suprimir um direito do Servidor”, afirmou

Circunstância lógica

Ele chamou a atenção ainda para o fato de, no Anexo Único da Resolução nº 22/2009, não só o Quadro Relativo às Serventias Judiciais como todos aqueles atinentes a áreas puramente Administrativas fazerem expressa referência ao termo “ADMINISTRAÇÃO”, de forma que se fosse adotada a interpretação oriunda da diretoria de Gestão de Pessoas do TJPB haveria negativa ao pagamento do adicional de qualificação, por exemplo, a um servidor formado em Gestão de Recursos Humanos mesmo quando estivesse lotado na referida diretoria, circunstância ilógica de se admitir.

“Para se evitar tautologia desnecessária, tem-se que não merecem guaridas as alegações do Recorrente, devendo ser reconhecido o direito do Impetrante ao recebimento do Adicional de Qualificação”, arrematou.

Tanto no Mandado de Segurança quanto na Apelação Cível, Sérgio Spencer foi representado pelo advogado do Sindojus-PB, João Alberto Cunha Filho.
Fonte: Sindojus-PB

terça-feira, 26 de maio de 2020

Sindojus-GO e Fesojus farão live no dia 28/05 a partir das 19 horas. Confira.


Oficiais de Justiça de todo o Brasil poderão acompanhar os debates ao vivo.

O Sindicato dos Oficiais de Justiça de Goiás (Sindojus-GO) e a Federação das Entidades Sindicais dos Oficiais de Justiça do Brasil (Fesojus) promovem na próxima quinta-feira (28/05), a partir das 19:00 horas, uma live com o tema "O Poder Judiciário no cenário político e econômico da pandemia e seus reflexos na atividade do Oficial de Justiça". O link para acompanhar a live será disponibilizado até esta quarta-feira.

A live terá a participação do Deputado Estadual Karlos Cabral (PDT/GO) que é oficial de Justiça licenciado do TJGO, Deputado Federal João Campos (Republicanos/GO), Moizés Bento (presidente do Sindojus-GO) e João Batista Fernandes (presidente da Fesojus).

Mais informações sobre o evento serão publicados aqui no portal.

CNJ atende pedido da Fesojus e veta realização de sessões de juri durante a pandemia

O Conselho Nacional da Justiça – CNJ, julgou, por maioria, procedente pedido da Federação das Entidades Sindicais dos Oficiais de Justiça do Brasil – FESOJUS, para determinar que o Tribunal de Justica do Estado de Santa Catarina – TJ-SC se abstenha de realizar sessões presenciais do Tribunal do Júri enquanto durar o regime diferenciado do Plantão Extraordinário, instituído nos termos das Resoluções CNJ 313/2020, 314/2020 e 318/2020.

O resultado do julgamento do Pedido de Providências 0003407-43.2020.2.00.0000 foi de 10 votos a favor do voto divergente aberto pelo Presidente do CNJ, ministro Dias Toffoli, contra três votos favoráveis ao voto do relator, conselheiro André Godinho.

Entenda o porquê do pedido da Fesojus clicando AQUI

InfoJus Brasil: Com informações da Fesojus

Comunicação em pauta: Assessorias sindicais dos oficiais de Justiça realizam primeiro encontro nacional

A fim de estabelecer métodos para um trabalho conjunto para melhorar as informações e dar visibilidade ao trabalho desempenhado pela FESOJUS e entidade sindicais dos Oficiais de Justiça dos Estados filiados à Federação, as Assessorias de Comunicação sindicais realizaram o primeiro encontro nacionalmente no dia 25/05/20, de maneira remota.

Estiveram presentes os representantes das Assessorias de Comunicação Gleidson Reis Lopes, Assessor de Comunicação e Victor Gaspar, Estagiário de Comunicação do SINDOJUS/MG; Edina Balbino, Assessora de Comunicação do SINDOJUS/MT, Caroline Colombo, Jornalista do SINDOJUS/DF; Luana Lima, Jornalista do SINDOJUS/CE; Patrícia Claudino, Assessora de Imprensa e Marketing do SINDOJUS/SC. O encontro obteve a colaboração especial e efetiva dos Diretores da FESOJUS, por João Batista, Presidente e Eduardo Rocha, Diretor Financeiro, sendo ele também Diretor Administrativo do SINDOJUS/MG; Carolina Rosa, Secretária Geral e Jannaina Pereira, Diretora do Núcleo de Aposentados, Esporte e lazer do SINDOJUS/GO; Roberto Branquinho, Diretor de Comunicação do SINDIOFICIAIS/ES.

“Nós queremos mostrar o nosso trabalho, em nível nacional, demonstrando a importância que temos na efetividade das decisões que são tomadas pela Justiça. E para isso, precisamos de uma comunicação atuante em um trabalho conjunto com todas as entidades”. João Batista, Presidente da FESOJUS.

A reunião foi bastante produtiva e todos os participantes contribuíram de modo engrandecedor alinhados ao tema “A Categoria de Oficial de Justiça é Indispensável ao Poder Judiciário”. Diante do assunto, foi discutido sobre a importância da construção de Notas e Matérias Conjuntas, apresentando o retrato do OJA no Brasil e em cada Estado; elaboração de campanha para o fortalecimento da categoria como um todo; dentre diversos assuntos pertinentes. Na oportunidade, Caroline falou sobre o trabalho desempenhado pelo SINDOJUS-DF em favor da visibilidade do Oficial de Justiça junto à imprensa do Distrito Federal, bem como apresentou sugestões para as etapas que serão desempenhadas na campanha junto à FESOJUS.

“Esta foi a primeira reunião onde pudemos conhecer os profissionais e diretores de comunicação dos sindicatos parceiros, além de debater as atuações conjuntas em favor da divulgação do trabalho do Oficial de Justiça, bem como da importância desse servidor para a sociedade”, explica a jornalista. Caroline Colombo, Jornalista, SINDOJUS/DF

Este é um momento histórico, pois pela primeira vez as assessorias de comunicação das entidades sindicais se encontram para falar sobre a unificação do discurso e fortalecimento da causa. Cada instituição tem sua característica e histórico em relação às suas assessorias. Esta união irá buscar fortalecer as bases nos Estados e, principalmente na Federação. Gleidson Reis Lopes, Assessor de Comunicação do SINDOJUS/MG.

Esta matéria foi produzida de forma colaborativa, o que representa bem o encontro do dia, com texto extraído dos sites SINDOJUS/MG, COMUNICAÇÃO EM PAUTA: Assessorias Sindicais Realizam Primeiro Encontro Nacional; e SINDOJUS-DF, Comunicação do Sindojus-DF integra projeto para campanha de valorização do Oficial de Justiça.

InfoJus Brasil: Com informações da Fesojus

Sindojus-PB se solidariza com Oficiais de Justiça paraenses

O Sindojus-PB expressa as mais profundas condolências aos Oficiais de Justiça paraenses, pela perda de mais um colega (o terceiro) em decorrência da Covid19. Maurício Maluf, que era lotado na cidade de Capanema (PA), contraiu o novo coronavírus e após mais de 15 dias de luta pela vida, veio a óbito no último sábado, aos 47 anos de idade,

A exemplo de outros colegas que foram vitimados fatalmente, Maurício pagou com o bem maior que temos (a vida) pelo exercício diário das atividades, mesmo em meio a essa pandemia, com ética, profissionalismo e dedicação.

Ao tempo em que lamentamos tão irreparável perda, rogamos a Deus que lhe dê o merecido repouso eterno em seu Reino.

A Diretoria

Fonte: Sindojus/PB

Oficiais de justiça do TRT-RJ definem, por votação online, proposta de nova normativa para apresentar à Administração do tribunal

Entre os pontos deliberados, destaca-se o cumprimento, exclusivamente por meio eletrônico, dos mandados cujos destinatários têm identificação certa


Oficiais de justiça do trabalho reuniram-se, na noite da última sexta-feira (22/5), em conferência virtual promovida pelo Sisejufe e pela Assojaf RJ. A proposta do encontro foi discutir a uniformização de procedimentos, previamente debatido pelos oficiais ao longo da semana em grupos por rede social. Quinze pontos principais serviram de pauta para deliberação e votação, que contou com sistema de apuração eletrônica de votos ao vivo, garantindo o anonimato do voto de cada colega.

“A partir da observação minuciosa das dificuldades enfrentadas pelos colegas no cumprimento das ordens no período do isolamento social, sistematizamos esse arcabouço de propostas como ponto de partida para a discussão. Entendemos ser essencial que os oficiais assumam uma postura proativa junto à Administração, pois para além de garantir boas condições de trabalho durante a pandemia precisamos intervir cada vez mais para sermos atores determinantes no futuro da nossa profissão”, enfatiza a diretora Maria Cristina Mendes.

Considerando que os mandados urgentes já seguem o rito previsto no Ato da Presidência, foram elaboradas sugestões atinentes aos mandados não urgentes para a nova normativa.

Cumprimento de mandados por meio eletrônico

Os oficiais sugeriram o cumprimento, exclusivamente por meio eletrônico, dos mandados cujos destinatários foram localizados e, portanto, passaram a ter identificação certa. Os contatos eletrônicos já vêm sendo catalogados no banco de dados do estado – de iniciativa da central de mandados da Baixada Fluminense da Justiça Federal, ampliado pelo Sisejufe, que o estendeu para toda a Justiça Federal e Trabalhista e buscou a reunião com o banco de dados dos oficiais estaduais. Hoje esse banco de dados é alimentado por oficiais de todas as justiças e tem sido essencial para resguardar a saúde dos oficiais, que não serão expostos a diligências físicas nesse momento de pandemia. Leia aqui a matéria.

A indicação dos contatos eletrônicos possivelmente passará a ser uma realidade regular. Ademais, todo e qualquer documento a ser fornecido pelo oficial de justiça, inclusive boletim de atividades, será feito tão somente de forma eletrônica. Para os mandados que ainda não foram confeccionados, as partes interessadas deverão ser intimadas a fornecer os endereços eletrônicos do destinatário, antes da expedição da ordem judicial.

Será proposto à administração que os mandados sejam expedidos somente quando restar totalmente impossibilitada a comunicação por outras vias, sendo prioritária sua realização por e-carta e malote digital. De igual modo, será protocolado pedido de acesso dos oficiais ao Infoseg, ficando a critério de cada profissional optar ou não pela utilização do sistema.

Caso a administração entenda possível a edição da normativa apresentada com a consequente instituição de rotina de trabalho eletrônica, os oficiais entenderiam pela liberação de todos os mandados para as caixas do Pje, com o objetivo de realizar os contatos possíveis e dar andamento aos feitos.

Vale lembrar que, durante a pandemia, os prazos estão suspensos, consoante normativa do TRT e do CNJ. Desse modo, os Oficiais deliberaram pela suspensão expressa do prazo de cumprimento dos mandados enquanto durar a rotina extraordinária.

Prazos no período pós-pandemia

O grupo decidiu que as entidades representativas devem tratar com a administração do TRT dos prazos para cumprimento dos mandados quando ocorrer o fim da suspensão. Nesse sentido, deliberou-se defender que o prazo para cumprimento dos mandados será correspondente ao número de meses parados por conta da pandemia, acrescido de trinta dias.

Por fim, ficou decidido que as entidades devem ainda elaborar um plano de compensação do saldo remanescente de mandados atrelado ao pagamento das respectivas indenizações de transporte pendentes.

Já em assuntos gerais, foi recomendado dar maior visibilidade ao ato que fundamenta a atuação do oficial de justiça no âmbito do TRT-RJ e que abrange várias situações de andamento direto para efetivação de ordens, como o caso de cumprimento de penhora de cotas sociais, feito a termo pela secretaria.

Para o oficial de justiça e diretor da Assojaf, Pietro Valério, reunir os colegas oficiais para construir juntos os caminhos é a melhor forma de garantir a preponderância no processo de modernização da profissão. “A prática diária e o estudo constante nos conferem a legitimidade e o conhecimento necessários para evoluirmos nessa tarefa”, afirma Pietro.

O ato está disponível neste link. De igual sorte, vale destacar a lista de contatos das varas, para o período da pandemia, disponível neste endereço eletrônico.

As propostas serão encaminhadas à administração do TRT.

“Fiquei verdadeiramente muito satisfeita com o resultado dessa reunião. Já fizemos outras da justiça do trabalho durante a pandemia, mas dessa vez foi muito mais produtiva devido ao prévio levantamento dos pontos e intensa participação dos colegas. Vejo que, nesse momento de dificuldade, nossa organização está crescendo e rendendo belos frutos. Sairemos dessa crise mais unidos e fortalecidos, inclusive enquanto um coletivo de oficiais federais: não importa se você está lotado na justiça federal ou do trabalho, somos um só corpo de colegas e a rua é a mesma para todos”, avalia a diretora do Sisejufe e da Fenassojaf Mariana Liria, lotada na Justiça Federal.

Fonte: Sisejufe

segunda-feira, 25 de maio de 2020

Live dos Oficiais de Justiça da Região Nordeste será nesta terça-feira (26) a partir das 18 h


A live dos Oficiais de Justiça da Região Nordeste, que faz parte da série GRANDES LIVES, será nesta terça-feira (26/05) a partir das 18:00 horas (horário de Brasília), com a participação de Oficiais de Justiça dos estados da região Nordeste e do presidente da Afojebra.

A grande Live da Região Nordeste terá também a participação especial da Juíza de Direito do TJBA, Dra. Nartir Dantas Weber.

Nartir Dantas Weber é graduada em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), pós-graduada em Ciências Criminais (EMAB), Direito Penal e Processual Penal (FBD) e Atividade Judicante (UFBA), e é Mestre em Segurança Pública e Direitos Humanos (UFBA). Nartir Dantas Weber tem 29 anos de magistratura, tendo passado pelas seguintes comarcas na Bahia: Canarana, Aurelino Leal, Teixeira de Freitas e Camaçari. Já foi presidente da AMAB por dois mandatos consecutivos (2010/2011 e 2012/2013) e também vice-presidente de Integração da Associação de Magistrados Brasileiros (AMB). Em agosto de 2018, assumiu o cargo de juíza auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, órgão do CNJ e saiu para concorrer para mais um mandato na AMAB, sendo eleita para o período 2020/2022.

O projeto Grande Live foi idealizado por Edvaldo Lima, presidente da Afojebra e conta com a participação dos dirigentes das entidades dos Oficiais de Justiça do Brasil e transmissão ao vivo pela internet. O projeto tem como tema "Pandemia: problemas, perspectivas e novos tempos" e tem como objetivo debater a situação atual da categoria, encontrar soluções para problemas e buscar novas oportunidades para a profissão.

Acesse o canal e acompanhe ao vivo a Grande Live dos Oficiais de Justiça da região Nordeste: youtube.com/edvaldooficial

Para fazer perguntas ao vivo é necessário se inscrever no canal.

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