sexta-feira, 28 de julho de 2023

TJMT é o 1º Tribunal do país a produzir comunicações no PJe para o Domicílio Judicial Eletrônico


O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) está na vanguarda da comunicação judicial unificada no país. A unidade mato-grossense é a primeira, entre todos os tribunais brasileiros, a iniciar a produção de comunicações integradas para o Domicílio Judicial Eletrônico, nesta quarta-feira (26 de julho).

A medida atende a Resolução n 455/2022, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que institui o Portal de Serviços do Poder Judiciário (PSPJ), na Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ-Br), para usuários externos. A iniciativa faz parte do Programa Justiça 4.0, do CNJ, com a colaboração do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
 
A partir da integração com o Processo Judicial Eletrônico (PJe) e demais sistemas processuais, as empresas e pessoas físicas passarão a ter acesso centralizado às comunicações processuais de todos os tribunais brasileiros, funcionalidades disponíveis como consulta e ciência processual, possibilidade de acessar o inteiro teor das comunicações e a ativação de alertas, por e-mail, a cada novo comunicado.
 
A juíza auxiliar da Presidência do TJMT, Viviane Brito Rebello, destaca que o Poder Judiciário de Mato Grosso está sempre em busca das melhores práticas, formas e inovações que possam trazer benefícios internos e, especialmente, para a sociedade.
 
“Vamos ser os primeiros a conseguir que essas comunicações sejam feitas de forma correta, com isso saímos na frente para tornar os nossos processos ainda mais céleres e eficazes.”
 
“Para o Tribunal de Justiça é celeridade, pois garante que a comunicação está chegando à parte correta. Para as instituições, também é segurança, porque serão recebidas pelas pessoas devidas. E com isso, nós conseguiremos que os processos tramitem de forma rápida e com qualidade, evitando alegações de nulidade ou de outras situações que por vezes atrapalham o bom andamento”, acrescenta a magistrada.
 
De acordo com o juiz auxiliar da Presidência do CNJ, Adriano da Silva Araújo, o TJMT é historicamente um Tribunal parceiro do Conselho Nacional de Justiça nas iniciativas de tecnologia da informação e de tantas outras colaborações.
 
“Fico bem feliz e nada surpreso de saber que o TJMT é o primeiro a lançar oficialmente, em produção, a integração do PJe com o Domicílio Judicial Eletrônico. Pois não é só o primeiro Tribunal que usa o PJe, mas o primeiro Tribunal do Brasil a entrar efetivamente no ar, enviando comunicações processuais reais, já em produção, para as pessoas e instituições que estão cadastradas no Domicílio Eletrônico.”
 
“Os ganhos com o Domicílio Judicial Eletrônico, eles são tanto para o Poder Judiciário, no que concerne a economia de dinheiro público, à medida que comunicações processuais de outra maneira estariam sendo encaminhadas, por exemplo, por meio dos Correios, e também para as próprias instituições financeiras, em um primeiro momento, uma vez que elas é que estão se habilitando no Domicílio para receber em um único canal, centralizado nacionalmente, todas as comunicações processuais eletrônicas encaminhadas pelos Tribunais brasileiros”, conclui o magistrado.
 
Cronograma - O acesso às comunicações será divido em quatro fases, definidas pelo Conselho Nacional de Justiça. A primeira consiste na integração para as instituições financeiras, que passam a receber a consulta direta dos expedientes a partir desta quarta-feira. Na segunda fase, o público-alvo será as demais instituições privadas. A terceira parte do cronograma contemplará as instituições públicas. Por último, a quarta fase será direcionada às pessoas físicas.
 
As instituições financeiras têm o prazo final para cadastro obrigatório no sistema até o dia 15 de agosto deste ano. As demais datas limites para as fases do cronograma ainda serão definidas.
 
O gestor de projetos do Departamento de Sistemas e Aplicações (DSA), da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) do TJMT, Guilherme Felipe Schultz, destaca a colaboração do Tribunal no desenvolvimento do sistema de integração. Conforme o gestor, a partir do termo de adesão, entre as empresas e o Domicílio, as comunicações então seguirão uma normativa própria (do domicílio) e por isso era tão importante a data de início da integração ser definida em conjunto com o CNJ.”
 
“O Domicílio será um hub de comunicação nacional. As empresas não precisarão mais criar comunicações com cada Tribunal do país, elas serão unificadas, facilitando o acesso dos interessados”, ressalta o gestor de projetos.
 
Domicílio Judicial Eletrônico - É uma solução que cria um endereço judicial virtual para centralizar as comunicações processuais, citações e intimações de forma eletrônica às pessoas jurídicas e físicas, conectando todos os tribunais brasileiros, que enviam as comunicações processuais, aos usuários cadastrados para receberem e acompanhar as comunicações.
 
A utilização da solução é obrigatória para todos os tribunais brasileiros. A citação, por meio eletrônico, será realizada exclusivamente via Domicílio, exceto a citação por edital, que permanece realizada via Diário de Justiça Eletrônico Nacional – DJEN.
 
O cadastro também é obrigatório às instituições públicas da União, Estados, Distrito Federal, municípios, entidades da administração indireta, empresas públicas e empresas privadas. Já para as pessoas físicas o cadastramento será facultativo.
 
Principais benefícios – Celeridade e praticidade nas comunicações e consultas de comunicações processuais de todos os Tribunais brasileiros, que passam a ser disponibilizadas em um único local, permitindo que as partes não percam o prazo processual.
A medida também promove a economia de tempo e recursos gastos pelos Tribunais, pois será possível intimar e citar as pessoas físicas ou jurídicas em um processo com maior agilidade, sem custos financeiros ou a necessidade de deslocamento de oficiais de Justiça.
 
Segundo o gerente de projetos da DSA, Rosivaldo Rodrigues, as instituições financeiras foram escolhidas inicialmente por serem as maiores demandantes na área processual. Mais de 2.000 empresas da área bancária já estão cadastradas no Domicílio.
“A comunicação no processo é primordial. As instituições financeiras, empresas e pessoas físicas têm esse interesse em serem comunicadas. Pois quando não há a manifestação, da parte citada no processo, entende-se então como culpada, o que pode gerar um grande prejuízo.”
 
Para auxiliar as instituições financeiras, empresas, órgãos públicos e pessoas interessadas, o CNJ compartilhou um link com tutoriais e capacitações para utilização do Domicílio Judicial Eletrônico.
 
 
Caso os usuários permaneçam com dúvidas, mesmo após as capacitações, de como acessar ou utilizar o Domicílio Judicial Eltrônico, o Conselho Nacional de Justiça disponibiliza o endereço de e-mail sistemasnacionais@cnj.jus.br. 
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da iamgem: Arte digital em fundo azul com ícones que representam arquivos digitais. Marca do Domicial Judicial Eletrônico, CNJ e Poder Judiciário de Mato Grosso. Em destaque, ao centro da arte, o seguinte texto: TJMT é o 1º Tribunal do Brasil a produzir comunicações processuais integradas com o Domicílio Judicial Eletrônico
 
Marco Cappelletti
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br

InfoJus Brasil: com informações do TJMT

TJAL: Curso para oficiais de Justiça sobre penhora na era digital ocorrerá em Maceió e Arapiraca

Capacitação terá quatro turmas com 40 vagas cada; inscrições começam na próxima semana





 Arte: Dicom TJAL.

A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) promove o curso “Penhora pelo oficial na era digital", voltado para oficiais de Justiça. A capacitação será realizada nas cidades de Arapiraca, em agosto; e Maceió, em setembro. Cada cidade terá duas turmas em dias diferentes, com 40 vagas cada.


Para as turmas de Arapiraca, as inscrições podem ser feitas entre a próxima segunda-feira (31) e 10 de agosto. Para Maceió , as inscrições vão de 21 de agosto a 11 de setembro. Interessados devem acessar este link do site na Esmal.

O curso será realizado nos dias 17 e 18 de agosto (Turma I e Turma II, respectivamente), para os servidores de Arapiraca, no Plenário da turma recursal. Em Maceió, ocorrerá nos dias 14 e 15 de setembro (Turma III e Turma IV), no mini auditório da Esmal. Em todos os casos, o curso acontece em dois períodos, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

O objetivo do curso é capacitar os servidores para utilizar as metodologias adequadas à realização da penhora, além de apresentar as ferramentas eletrônicas de busca patrimonial para que compreendam a importância de unir as diligências físicas e digitais como forma de garantir maior efetividade ao processo executivo.

O curso abordará diversos temas, como o cenário de crise da execução no Brasil, os bens sujeitos à execução, impenhorabilidade, ordem preferencial da penhora, espécies de penhora, penhora no Código de Normas e ctação e arresto executivo.

O docente responsável pelo curso é Mauro Faião Rodrigues, servidor do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e presidente da comissão de oficiais de justiça avaliadores.

Douglas Henrique - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br

InfoJus Brasil: com informações do TJAL

quarta-feira, 26 de julho de 2023

Oficiais de Justiça baianos se mobilizam em campanha de doação de sangue nesta quarta (26)


Dar o sangue para salvar vidas e conscientizar a população. Essa é a proposta de um grupo de oficiais de Justiça da Bahia que irá promover, esta semana, uma campanha de doação na Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), em Salvador, a fim de minimizar a queda no estoque de sangue que, historicamente, é agravada após o mês de junho.

A ação, promovida pela Associação dos Oficiais de Justiça Avaliadores do Estado da Bahia (Aojus), ocorre na sede da Hemoba, na Ladeira do Hospital Geral do Estado (HGE), em Brotas, a partir das 9h desta quarta-feira (26).

Cerca de 300 oficiais de Justiça atuantes em Salvador, além de seus familiares e amigos, devem participar da ação, que envolve também um trabalho de conscientização que vem sendo realizado desde o mês passado.

“A necessidade de nos engajarmos nessa campanha de coleta de sangue teve início quando chegou a nós, Oficiais de Justiça, informações de baixa no estoque dos bancos de sangue do Hemoba, deixada pelas ocorrências do mês de junho, como queimaduras e acidentes nas estradas e aumento de transfusões de sangue”, explica Itailson Farias, presidente da Aojus.

Estado crítico e em alerta

Foi o setor de captação da Hemoba que informou que o estoque do sangue O- está crítico e o do tipo B- em estado de alerta.

Segundo dados da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), nos últimos 10 anos, os meses de junho concentraram 68,38% de todos os atendimentos por explosão com bomba no HGE. No ano passado, foram 110 atendimentos por explosão com bomba, sendo 57 no período (51,81%).

“O Hemoba nos disse que o mês de julho já entra com uma demanda acumulada e a necessidade urgente de sangue, pois há um volume menor de doações em junho, ocasionado por férias escolares, infeções respiratórias e celebrações de festas juninas, então precisamos agir com urgência”, explica Itailson.

Segundo a Aojus, a campanha de doação de sangue é a primeira ação de uma série de engajamentos mensais que será realizada pelos oficiais de Justiça baianos.

*Postado por João Galdea. Foto: Divulgação/Hemoba.

InfoJus Brasil: com informações do Portal Alô Alô Bahia

TJRR: Sistema Mandamus garante segurança e produtividade aos oficiais de justiça em todo o Brasil


Fotos: Divulgação

O Mandamus, um sistema desenvolvido pelo Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), está se tornando uma referência no país ao oferecer segurança e aumento de produtividade para os oficiais de justiça. Lançado em setembro de 2019 e em funcionamento desde julho de 2020, o Mandamus permite a automação dos processos e a distribuição eletrônica de mandados.

Por meio de um Termo de Cooperação Técnica entre o TJRR e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a tecnologia de inteligência artificial desenvolvida pela Justiça de Roraima foi disponibilizada gratuitamente para tribunais de todo o país, por meio da Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ), desde 2021.

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso é o mais recente a adotar o Mandamus, com a apresentação da plataforma para a presidente, desembargadora Clarice Claudino da Silva, em 17 de julho.

A implantação do Mandamus em Mato Grosso ocorrerá de forma experimental, com o objetivo de identificar eventuais instabilidades e coletar informações que possam contribuir para o aprimoramento da plataforma. O CNJ pretende conferir expertise ao sistema e expandir seu uso para os demais estados, sendo Mato Grosso o primeiro a utilizar o sistema fora de Roraima.

Inicialmente, o sistema será utilizado nas comarcas de Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Porto Alegre do Norte e Sorriso. A presidente Clarice Claudino ressaltou os benefícios do Mandamus, destacando o aumento de desempenho na prestação jurisdicional e a prioridade do bem-estar físico e emocional dos oficiais de justiça.

Da presidência do Tribunal de Justiça de Roraima e gestor Negocial da Plataforma Digital do Poder Judiciário no Conselho Nacional de Justiça, juiz Esdras Silva Pinto, explicou que o sistema elimina etapas burocráticas, permitindo um ganho de performance na prestação jurisdicional. Com o Mandamus, os oficiais de justiça trabalham virtualmente, sem a necessidade de carregar documentos físicos. Eles recebem os mandados diretamente em seus dispositivos móveis, acompanhados de informações de geolocalização, o que gera automaticamente uma rota para o cumprimento das tarefas. O sistema também gera as certidões necessárias, que são enviadas imediatamente para o processo, garantindo eficiência e segurança.

A chegada do Mandamus em Mato Grosso foi intermediada pela Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso e conduzida pelo juiz auxiliar Lídio Modesto da Silva. O corregedor-geral da Justiça, desembargador Juvenal Pereira da Silva, ressaltou a parceria com o Poder Judiciário de Roraima e colocou à disposição todos os projetos e iniciativas desenvolvidas em Mato Grosso para possíveis trocas de experiências.

A segurança, transparência, efetividade e agilidade no cumprimento das decisões judiciais são alguns dos benefícios destacados por Lídio Modesto, que ressaltou ainda os ganhos em relação ao bem-estar emocional e integridade física dos oficiais de justiça.

Além da presidente Clarice Claudino, participaram da apresentação os juízes auxiliares da presidência, Viviane Brito e Túlio Duailibi, o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, Lídio Modesto, a coordenadora Judiciária, Rosemeire Pincerato, o coordenador de Tecnologia da Informação, Thomas Caetano, o coordenador de Comunicação, Ranniery Queiroz, o presidente do Sindicato de Oficiais de Justiça de Mato Grosso, Jaime Osmar Rodrigues, e a equipe técnica.

InfoJus Brasil
Fonte: TJRR

sexta-feira, 21 de julho de 2023

OFICIAIS DE JUSTIÇA: Desjudicialização x Agente de Inteligência Processual

Confira a íntegra da live realizada na última quinta-feira (20/07) com a participação do Deputado Federal Ricardo Silva (PSB/SP).


Os representantes das entidades de Oficiais de Justiça estaduais Mário Medeiros Neto (AFOJEBRA) e Eleandro Alves (FESOJUS) e o Deputado Federal Ricardo Silva falam sobre os projetos de Desjudicialização que tramitam no Congresso Nacional e a nova denominação Agente de Inteligência Processual que foi acrescida no PL 4188/21, aprovado no Senado.

InfoJus Brasil: o portal dos Oficiais de Justiça de todo o Brasil. 

Postagens populares