Em continuidade ao julgamento dos mandados de injunção 833 (Sisejufe-RJ, para oficiais) e 844 (Sindjus-DF, para oficiais e agentes) que tratavam do direito ao suprimento da mora legislativa na regulamentação da aposentadoria especial por atividade de risco, o Ministro Luiz Fux apresentou seu voto-vista, acompanhando a divergência inaugurada pelo Ministro Luis Roberto Barroso.
Em decisão que jogou a responsabilidade ao Legislativo, Fux usou o PLP 554/2010 encaminhado pelo Poder Executivo à Câmara dos Deputados para concluir que, diante desse fato, caberia a oficiais de justiça e agentes de segurança atuarem para lá serem contemplados, tendo em vista que na redação original não foram mencionados.
Ironicamente, o PLP 554/2010, após 22 anos de mora na iniciativa do projeto pelo Executivo, somente foi encaminhado porque vários mandados de injunção coletivos sobre o tema obtiveram decisões monocráticas favoráveis do Supremo, a exemplo dos processos 834 , 1102 , 1104 , 1105 , 1181 , 1211, 1309 , 1574 , 1508 , 1655 , 1670 e 1683.
Em sentido negativo, também foram os votos da Ministra Rosa Weber e do Ministro Marco Aurélio, que acompanharam a divergência iniciada pelo Ministro Barroso. Na sessão, esteve ausente o Ministro Celso de Mello e o Ministro Toffoli (impedido). No placar final, votaram pelo reconhecimento do direito os Ministros Cármen Lúcia, Lewandowski e Teori Zavascki. Pela denegação da ordem, votaram Barroso, Gilmar, Fux, Rosa Weber e Marco Aurélio. Para Barroso, que votou anteriormente, não há como identificar o risco permanente nas funções.
Segundo o advogado Rudi Cassel, que atua nos processos, a crítica deve ser feita nesse caso, pois atribuir ao Congresso a solução de algo que se arrasta há tanto tempo é voltar atrás no papel dos mandados de injunção. Após 7 anos de luta específica para as atividades de risco de oficiais de justiça e agentes de segurança, devidamente demonstrada por um conjunto de atos normativos, a conclusão do STF foi a de que não há normativo que fixe como de risco a atividade de tais servidores.
“Elementos objetivos sobre o risco sobraram no processo, como a IN 23/2005-DG-DPF, regras do CPC, CPP, e a justificativa ao PL 5845/2005 para GAE e GAS. Oficiais produziram dossiês com farta demonstração do risco sofrido na execução de ordens judiciais. Ainda assim, a decisão do Supremo levada ao extremo sobrepõe a norma ao fato, ou seja: mesmo que oficiais e agentes fossem alvejados todos os dias, teriam que atuar para serem incluídos no PLP 554/2010 ou produzir uma nova lei que dissesse, especificamente, que sua atividade é de risco”, afirma Cassel.
A assessoria jurídicas das entidades nos dois processos (Cassel Ruzzarin Santos Rodrigues Advogados) detectou várias contradições omissões sobre elementos que constaram dos autos dos mandados de injunção e oporá embargos declaratórios contra os acórdãos, logo após sua publicação.
RUDI CASSEL, OAB/DF 22.256 Sócio | Equipe de Causas Coletivas Cassel Ruzzarin Santos Rodrigues Advogados
SINDOJUS-DF: Trabalhando por uma Justiça mais rápida e eficiente.
Fonte: Sindicato dos Oficiais de Justiça do DF (Sindojus-DF)
Nesse diapasão, não reconhecendo nossa atividade como a de risco, teremos inclusive a dificuldade de pleitear a periculosidade. Perplexa a decisão, de quem parece desconhecer da realidade judiciária. Correto seria os Sindicatos à nível nacional acionar seus sindicalizados e estabelecer quais as medidas, além da simples citação, deveriam ser devolvidas com pedido de apoio policial, visto que não podemos correr mais riscos, temos famílias para cuidar e não podemos entregar nossa vida a quem não faz questão dela. Após a devolução dos Mandados considerados de risco (quase todos) deverão serem oficiados à Polícia para o devido acompanhamento, para estabelecerem calendário, que há de bater com o nosso para as devidas diligências "seguras". Com isso ocorrerá um "entulhamento" das decisões, só assim seremos ouvidos. Risco sem contrapartida não corro mais.
ResponderExcluircowboys jerseys
ResponderExcluirlos angeles clippers jerseys
michael kors handbags wholesale
cheap nike shoes sale
birkenstock sandals
coach handbags
seattle seahawks jerseys
michael kors outlet
michael kors handbags
miami heat
Thanks for the information, very useful
ResponderExcluirI am very glad to have gotten very useful information
best regards and thanks
berry jus
qnc jelly gamat
obat infeksi jamur
walatra sehat mata
obat kutil kelamin
obat keputihan
obat luka bernanah
obat pengering luka
Sharing information about health and herbal remedies
ResponderExcluirCara Mengatasi Nyeri Tulang Dan Sendi Paling Ampuh
Cara Alami Menghilangkan Rasa Perih Pada Lambung
Cara Mengempiskan Kaki Bengkak Akibat Penyakit Ginjal
Obat Kelenjar Getah Bening Di Leher