Presidente do TJ adota medidas em relação à Central de Mandados para gerar economia e agilizar trabalhos
Medidas para desafogar a Central de Mandados do Tribunal de Justiça
da Paraíba foram tomadas na tarde desta quarta-feira (16), em reunião
realizada pelo presidente do TJ, desembargador Abraham Lincoln da Cunha
Ramos, com o juiz diretor do Fórum Cível da Capital, Fábio Leandro de
Alencar Cunha; a chefe da Central de Mandados, Waléria Queiroga; o
representante do Sindicato dos Oficiais de Justiça (Sojep), Antônio
Carlos, além de diretores e gerentes administrativos do Tribunal. Dentre
as deliberações, ficou decidido que, a partir de junho, os oficiais de
Justiça receberão os mandados por meio eletrônico e não precisarão se
deslocar até a Central, para impressão e cumprimento.
A medida
terá início em junho, com os mandados do sistema E-jus. A partir de
julho, os mandados do Siscom também serão enviados aos oficiais por meio
eletrônico. De acordo com o presidente, desembargador Abraham Lincoln, o
procedimento começará na Capital e, posteriormente, será estendido para
outras comarcas.
Ainda na reunião, ficou decidido que uma equipe
da Diretoria de Tecnologia da Informação do Tribunal realizará, em
breve, reuniões e treinamentos com todos os servidores responsáveis
pela emissão dos Mandados, dos quatro Juizados Especiais, a fim de
padronizar o procedimento e consequentemente, viabilizar a economia de
papel e tonners gastos nas impressões.
Segundo a chefe da Central
de Mandados, Waléria Queiroga, as medidas vão aliviar o funcionamento
interno da Central, e beneficiar também os próprios oficiais de justiça.
“Eles vão dispor de mais tempo para dar cumprimento aos mandados, o que
gera celeridade processual”, afirmou. Ela informou que o setor já
chegou a imprimir mil mandados por dia, e que é alta a sobrecarga dos
oficiais.
Para o presidente do TJ, desembargador Abraham Lincoln, a
reunião foi útil, com soluções imediatas em algumas matérias. “As
providências adotadas hoje implicarão na redução de custos para o
Tribunal, tanto operacionais como financeiros, além de melhoria no
serviço oferecido”, disse.
TJPB/GECOM/Gabriela Parente
Fonte: TJPB