segunda-feira, 6 de junho de 2016

PLC 030/2007: Porte de arma para oficiais de Justiça volta à pauta da CDH do Senado nesta quarta-feira (08/06/2016)

Senador José Medeiros - Relator do PLC 030/2007
O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 030/2007 que altera o art. 6º da Lei 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento) e autoriza os Oficiais de Justiça a portarem armas de fogo, inclusive fora de serviço, em razão de exercerem atividade de risco entra novamente na pauta da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal do dia 08/06/2016 às 11:30 horas. O PLC 030/2007 é o item 08 da pauta, confira aqui.

Parecer do Senador José Medeiros apresentado no dia 11/05/2016 é favorável ao projeto de lei que prevê o porte de arma como uma medida de segurança para os oficiais de Justiça. Clique aqui e veja o relatório.

No parecer, o Senador José Medeiros destaca que os Oficiais de Justiça têm como principal atividade o cumprimento das ordens judiciais emanadas pelos magistrados, através de mandados judiciais. “As decisões são proferidas em todas as esferas, e seu cumprimento se dá nas mais diversas condições e localidades. Cumpre a esta categoria o dever de materializar tais decisões, adentrando desde os tapetes vermelhos dos palácios até as vielas enlameadas das favelas, sendo, portanto, por sua própria essência, uma atividade eminentemente de risco”.

O parlamentar também afirma que “a magistratura já detém a prerrogativa do porte de armas e seria um contrassenso que o magistrado, em seu gabinete, ao prolatar suas decisões tenha direito ao porte de armas e aqueles que efetivam a vontade judicial não tenham o de direito de defender sua vida, posta a serviço da sociedade e do Estado”.

O presidente em exercício do Sindicato dos Oficiais de Justiça do DF (Sindojus-DF), Edinaldo Gomes da Silva "Dino" convida todos os oficiais de Justiça do DF e do Brasil a comparecerem na sessão e acompanhar a votação do projeto. "A participação do oficialato de Justiça na apreciação dos projetos de lei de interesse da categoria é muito importante para alcançarmos sucesso nos nossos pleitos. Precismos de mais oficiais de Justiça dentro do Congresso Nacional", finaliza o presidente interino do Sindojus-DF.

Fonte: Sindicato dos Oficiais de Justiça do DF (Sindojus-DF)

5 comentários:

  1. Isso é uma medida de extrema urgência, pois, nós da classe, corremos risco de morte todos os dias ao saírmos para o cumprimento das ordens judiciais e não temos ninguém, além de Deus, que nos proteja. Vamos todos lá apoiar.

    ResponderExcluir
  2. Uma verdade incontroversa meu colega Carlocci Feitioza.
    Somente Deus que sempre nos acompanha em nossas diligências.
    Mas, precisamos nos resguardar dos inimigos, e não esmorecer na hora da luta por nossa vida.
    Devemos voltar para nossa família todos os Santos Dias.
    Porte de arma já.

    ResponderExcluir
  3. Eu, enquanto Oficial de Justiça, já ouvi colegas afirmarem não empenhar TODOS os esforços no cumprimento da ordem judicial quando isso impõe risco à sua integridade física.

    E nem se diga que o reforço policial supre a contento, pois já fui abandonado pelo "reforço" no meio da diligência, ficando totalmente largado à minha própria sorte, isso depois de contrariar bastante o executado.

    Penso que o porte de arma ao Oficial estrutura e equipa mais adequadamente o Oficial de Justiça, a fim de atingir o que dele se espera, que é a ordem efetivamente cumprida.

    ResponderExcluir

Comente:

Postagens populares