sábado, 5 de outubro de 2024

Podcast discute o papel dos Oficiais de Justiça em conciliações, uso das ferramentas digitais e o risco da profissão


O último episódio do podcast da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA), apresentado pelo juiz do TRT-5 Marcos Fava, teve como tema central o trabalho dos Oficiais de Justiça e a “Conciliação em Domicílio”. O episódio, que foi liberado nesta quinta-feira (3/10), contou com a participação especial dos Oficiais de Justiça Vanessa Régis, Carla Ribeiro e Antônio Sales.

Durante a conversa, os convidados compartilharam suas experiências sobre a rotina de trabalho no cumprimento de mandados judiciais e destacaram a importância da conciliação em domicílio como uma ferramenta eficaz para resolução de conflitos. Eles também abordaram a relação direta que mantêm com as partes envolvidas nos processos, o que muitas vezes facilita acordos extrajudiciais e agiliza a tramitação de ações.

Outro ponto de destaque no episódio foi o uso de ferramentas digitais, um recurso fundamental já utilizado na Justiça do Trabalho para garantir o efetivo cumprimento das decisões judiciais. Os Oficiais de Justiça falaram sobre as tecnologias que auxiliam no rastreamento de bens e sobre como essas inovações têm tornado o trabalho mais eficiente. Além do redimensionamento das atribuições dos Oficiais de Justiça com a adequação às novas tecnologias, costumes e leis, foi abordada a questão da segurança no trabalho dos Oficiais de Justiça, como o reconhecimento do risco na atividade e a necessidade do Porte de Armas.

O podcast, promovido pela Escola Judicial do TRT-BA, busca trazer à tona discussões importantes para o aprimoramento da atuação no campo jurídico e serve como um espaço de troca de conhecimentos entre profissionais da Justiça e a sociedade.

Para o presidente da AFOJEBRA, Mário Medeiros Neto, o programa trouxe diversos assuntos importantes para a categoria. “A discussão do redimensionamento das nossas atribuições vem ao encontro do trabalho que as entidades de representação nacional, a AFOJEBRA, FENASSOJAF e FESOJUS, desenvolvem junto ao Congresso Nacional. O podcast abordou os mesmos temas que trabalhamos em Brasília, como o PL 9609/2018 e apensos que tratam do redimensionamento das atribuições (Conciliação externa, Agente de Inteligência Processual etc), o PL 4015/2023 que busca o Reconhecimento do Risco na Atividade, mais os diversos projetos que tratam do direito ao Porte de Armas pelos Oficiais e Oficialas de Justiça do Brasil. Isso demonstra a conexão dos pedidos com a realidade dos Oficiais de Justiça.” comentou Mário Medeiros Neto, presidente da AFOJEBRA.


InfoJus: com informações da Afojebra

AOJESP reivindica pautas de interesse dos Oficiais de Justiça na Corregedoria Geral


A diretoria da AOJESP esteve reunida, nesta terça-feira (1/10), com o juiz assessor da Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça de São Paulo, Renato Siqueira de Pretto, para reivindicar solução para problemas pontuais que têm causado perdas e dificuldades no trabalho dos Oficiais de Justiça.

Participaram representando a entidade, o presidente Cássio Ramalho do Prado, a vice-presidente Magali Marinho Pereira, a diretora jurídica Marilda Lace, o diretor financeiro Emerson Franco e o secretário de normas e serviço Marcus Salles.

Registro do ponto

Um dos casos apresentados diz respeito ao novo regramento para registro de ponto dos Oficiais de Justiça, que passou a ser apenas uma vez por semana. Chegou ao conhecimento da entidade que alguns chefes de central de mandados estão tentando impor uma escala de plantão obrigatória, prejudicando o trabalho da categoria. Sobre o assunto, o magistrado disse que tomará medidas para solucionar a questão, com a maior brevidade possível.

Agrupamento indevido de mandados

O presidente da entidade defendeu que a diligência se encerre na data e hora da sua efetivação e não na devolução dos mandados via sistema. A vice-presidente Magali Marinho Pereira reiterou a necessidade de que as normas sejam mais claras e objetivas, reduzindo a possibilidade de discricionaridade por parte de chefes de central. “Quando há muita margem pra interpretação, em muitos casos os Oficiais saem prejudicados”, completou.


IPEx – Índice de Produtividade de Execução de Mandados

A entidade também pediu algumas informações que visam trazer mais clareza sobre o número de mandados cumpridos utilizados na aplicação do IPEX.

O secretário de normas e serviço, Marcus Salles, acrescentou dizendo que até 2020 o Tribunal de Justiça fornecia o número de mandados expedidos, mas interrompeu o fornecimento sem qualquer explicação. O magistrado disse que também não tem acesso a informação do número de mandados, mas que buscará uma solução, porque essa informação é muito importante para o planejamento da própria Corregedoria.

Transparência na divulgação das diligências gratuitas

A diretora jurídica, Marilda Lace, mostrou que no mapa do mês de julho/2024, publicado no Diário da Justiça Eletrônico, constava “Valor glosado (art. 1.045. §4º)” e o montante, mas no mapa do mês de agosto/2024 esse valor veio inserido no “valor arrecadado”, sem dar clareza sobre o valor glosado.

Curso inconcluso: arquivamento das apurações preliminares

A AOJESP reivindicou que a Corregedoria ofereça novo curso para os Oficiais de Justiça que deixaram de concluir o curso anterior, disponibilizado em 2023. Também foi solicitado arquivamento das apurações preliminares/processos administrativos que foram abertos.

A entidade sugere que seja ofertado o curso que está sendo desenvolvido pela EJUS (Escola Judicial dos Servidores) em parceria com a AOJESP.

Próximos passos

A AOJESP segue mantendo dialogo com a CGJ TJSP para reivindicar melhorias para a categoria, inclusive as definições pendentes sobre o provimento CG 27/23.

InfoJus: com informações da AOJESP

SINDOJUS-CE: Encontro dos Aposentados reúne oficiais e oficialas de Justiça do Interior e da Capital

O evento é uma oportunidade da entidade prestar homenagem a aquelas e aqueles que deram importante contribuição à carreira, honrando, sobremaneira, a profissão de Oficial de Justiça

otos: Luana Lima/Sindojus Ceará

Mantendo a tradição, o Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE) realizou, no dia 27 de setembro, o 8º Encontro dos Aposentados. O evento, realizado no restaurante Vignoli Sul, já está consolidado no calendário anual da entidade, o qual não pôde ser realizado por alguns anos por causa do período atípico da pandemia da Covid-19. O retorno das celebrações contou com a presença de oficialas e oficiais do Interior e da Capital em um momento de lazer e integração. Trata-se de uma forma da entidade prestar homenagem a aquelas e aqueles que deram importante contribuição à carreira, honrando, sobremaneira, a profissão de Oficial de Justiça.

“Muitos de vocês são os nossos mestres e mestras, que nos ensinaram no dia a dia de trabalho e nada mais justo do que o sindicato homenageá-los pela história e pelo profissionalismo que vocês demonstraram ao longo de muitos anos de labuta, quer na Capital quer no Interior”, destacou, na abertura, o presidente Vagner Venâncio.

Margarida Brasil exalta a importância desse momento de confraternização

Observando a presença dos colegas, Margarida Brasil, diretora dos Aposentados, comentou que muitos a orientaram quando assumiu o cargo, em 05/05/1975. Satisfeita por rever os colegas, ela agradeceu a presença de todas e todos. “É bom esse convívio entre a gente, poder recordar desde o velho fórum até o novo fórum. Já estou com quase cinco anos de aposentada e nunca faltei uma festa, participo de tudo. Todo Oficial de Justiça, daqui para frente, tem que correr atrás, porque o tempo passa rápido e todos nós temos histórias para contar”, disse.

Foto: Daniel Barroso/Sindojus Ceará

Em seguida, o diretor Jurídico Carlos Eduardo Mello falou da felicidade para o sindicato de estar com todos aqueles aposentados e aposentadas. “É sempre um prazer para o Sindicato dos Oficiais de Justiça estar com vocês. O sindicato somos todos nós, todos os integrantes aqui presentes, entre ativos, inativos, pensionistas, aqueles que participaram da história do sindicato, vocês são pedra fundamental na existência dessa entidade forte, aguerrida e que sempre luta pelos direitos tanto dos aposentados, quanto dos que estão na ativa, bem como de toda a classe trabalhadora”, salientou.

A diretora Fernanda Garcia expressou a alegria da entidade de retomar o Encontro dos Aposentados. “Estamos muito alegres de revê-los e recebê-los, que a gente possa manter essa agenda, que esse encontro permaneça. Essa troca de informações, energia e amor entre o sindicato e todos vocês é uma forma da gente continuar empenhado em todo esse trabalho que é feito diariamente”, disse.
Lutas encampadas

Os dirigentes falaram sobre a luta do Sindojus pela equiparação do auxílio-saúde dos servidores ao dos magistrados, como também para estender o benefício aos pensionistas. A Gratificação por Alcance de Metas (GAM), a qual é dividida em institucional e unidades, é outra demanda que está na pauta do sindicato. A solicitação é para aumentar o percentual da GAM institucional, a qual é incorporada à aposentadoria, demanda que beneficiará diretamente o Oficial de Justiça quando da aposentadoria, reduzindo as perdas remuneratórias, que podem chegar a 30%.

“Dia 10 de outubro vai ter eleição para presidência do Tribunal de Justiça e desta vez haverá disputa, mas a posição do sindicato é muito tranquila, quem vier a ganhar no dia seguinte a gente baterá à porta para conversar, mantendo a nossa postura de diálogo, fundamentação e muito pé no chão no sentido de buscar benefícios tanto para os da ativa quanto para os aposentados. Fiquem tranquilos, a gente está atento”, frisou o presidente Vagner Venâncio.

Ações judiciais em andamento e o caso Pasep foram debatidos no encontro

Nesta oitava edição a diretoria preparou uma programação especial, a qual contou com a presença do Assessor Jurídico da entidade, o advogado Márcio Cavalcante. Ele fez toda uma explanação sobre o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) e as ações judiciais coletivas do Sindojus em andamento, inclusive, no Supremo Tribunal de Justiça (STF), além das lutas a serem travadas pela frente.

O encontro ainda contou com a presença de representantes do Asa Prime, escritório de contabilidade especializado em perícia e administração judicial. Sem entrar na questão do mérito, eles explicaram que essa ação trata da revisão do saldo do Pasep, ação em que é recalculado o saldo da conta Pasep dos servidores e militares com o objetivo de apurar a diferença entre os valores pagos e devidos, referente à valorização das contas do participante.

Foto: Luana Lima/Sindojus Ceará

Outro ponto, complementaram os representantes, seria a aplicação dos índices de correção adequados à inflação do período. Trata-se do Plano verão e do Plano Collor, que são os expurgos inflacionários, aqueles dos anos de 1989 e 1990, que a inflação era muito alta. Existia a inflação real, que era muito alta, e a inflação divulgadas pelos meios oficiais, a qual era camuflada, digamos assim, uma inflação que foi divulgada menor. É uma das teses que é aplicada nesse tipo de cálculo. E a empresa de contabilidade corrige essa inflação. Outra tese que também é aplicada nesses tipos de casos é a dos saques indevidos na base de cálculo dos rendimentos. A ação, portanto, tem como objetivo corrigir todos esses pontos e apurar o que realmente o servidor deveria ter sacado no momento da sua aposentadoria.

InfoJus: com informações do Sindojus-CE

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Oficiala de Justiça tem mandado judicial eleitoral rasgado por prefeito paraibano ao citá-lo


O fato ocorreu na segunda-feira (30/09), na presença de várias pessoas, no prédio da Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade de Sousa, no Sertão do Estado, momentos antes do debate entre os candidatos a prefeito. Após o prefeito Fábio Tyrone Braga de Oliveira, ser citado, do inteiro teor do mandado constante dos autos de representação nº 0600555-94.2024.6.15.0035, da 35ª Zona Eleitoral pela Oficiala de Justiça Gerlane Rocha dos Santos.

Depois que a oficiala o citou, lendo o mandado, Fábio Tyrone se recusou a assinar, recebeu e em seguida rasgou o documento, fatos descritos na certidão feita pela Oficiala: “Em seguida ao recebimento, num ato de desrespeito e grosseiro do gestor público ao poder judiciário, rasgou o mandado judicial na frente de várias pessoas, inclusive do colega oficial de justiça Waldery Nascimento Ferreira que ali se encontrava cumprindo outra determinação judicial. O referido é verdade e dou fé”.

A fé pública do Oficial de Justiça está prevista no artigo 154 do Código de Processo Civil (CPC) e confere presunção de veracidade às certidões por ele emitidas, ou seja, são consideradas verdadeiras até que o contrário seja provado.

Sindicato emite Nota de Repúdio, confira na íntegra:

O Sindicato dos Oficiais de Justiça da Paraíba vem por meio desta, manifestar o mais veemente repúdio aos atos praticados pelo prefeito do município de Sousa, Sr. Fábio Tyrone Braga de Oliveira em desrespeito à Justiça Eleitoral, ao Poder Judiciário e à colega e filiada Gerlane Rocha dos Santos, durante cumprimento de ordem emanada do Juízo da 35ª Zona Eleitoral.

As demonstrações de autoritarismo, menoscabo e escárnio evidenciam o total desrespeito à Justiça, pilar do estado democrático de direito, bem como a covardia, pela condição feminina de uma integrante da categoria dos Oficiais de Justiça na estrita efetivação de dever legal.

O Sindojus-PB acompanha o caso e pôs à disposição da vítima a sua assessoria jurídica e adotará as medidas cabíveis junto ao Poder Judiciário e ao Ministério Público tanto Estadual com Eleitoral.

A Diretoria

InfoJus: com informações do Sindojus-PB

Convergência de ações: filiados ganham com agilidade assegurada pelo Sindojus-PB


O Sindicato dos Oficiais de Justiça da Paraíba é referência não só de sobrevivência à extinção do imposto sindical pela reforma tributária em 2017, mas de manutenção e de aumento do número de filiados, como também de soluções inteligentes para demandas judiciais de todos que representa.

O mais recente exemplo foi dado na tarde de ontem, quando da convergência de ações entre o advogado do Sindojus-PB, João Alberto Cunha e o advogado Martinho Cunha

“Os dois escritórios que estão se juntando para atuar são advogados distintos que se conhecem há décadas, o que ele fizer nós teremos a gratidão e reconhecimento de dar continuidade e tenho certeza que a recíproca é verdadeira e no final quem vai ganhar com isso é a categoria ,que é o objetivo do Sindicato”, afirmou João Alberto.

Por sua vez, Martinho respondeu que a recíproca é totalmente verdadeira, porque haverá uma harmonização de ideias, de estratégias, para o melhor resultado de ações sobre o anuênio, progressão, salário mínimo e 7ª hora.

Prescrição evitada

Já o presidente Joselito Bandeira Vicente destacou a atitude da gestão que está à frente, que evitou que esses processos chegassem à prescrição através da iniciativa de execução do julgado e afastamento da tese prescricional através de agravo de instrumento conhecido e provido pelo TJPB, através do Dr. João Alberto. “Agora, com a soma dessa parceria com o advogado Martinho Cunha, com certeza vamos dar uma dinâmica e trazer melhores e mais ágeis resultados para toda a categoria, esse é o nosso compromisso”, concluiu, após o encontro que contou com a participação do jornalista e assessor de comunicação Cândido Nóbrega.

InfoJus: o site dos oficiais de Justiça do Brasil

Colaboração: Cândido Nóbrega

segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Entidades lançam o 1º Censo Nacional dos Oficiais de Justiça do Brasil


Pela primeira vez na história, as entidades nacionais representativas realizam um levantamento que irá mostrar quem são os Oficiais de Justiça e as condições de trabalho em todo o Brasil.

Em mais um trabalho conjunto, Afojebra, Fenassojaf e Fesojus-BR lançam, a partir desta segunda-feira (30), o 1º Censo Nacional dos Oficiais de Justiça.

O objetivo é obter informações referentes à atuação diária no cumprimento dos mandados, bem como as condições de trabalho, situações de risco e saúde daqueles que, diariamente, estão nas ruas para efetivar as decisões proferidas em juízo.

As informações repassadas às representantes são sigilosas e servirão de base para maior efetivação das ações já realizadas junto aos tribunais, conselhos superiores e Congresso Nacional, em defesa das pautas prioritárias para o segmento.

O tempo para as respostas não é maior do que 10 minutos e garante que Afojebra, Fenassojaf e Fesojus-BR possam entender a atual conjuntura e especificidades dos Oficiais de Justiça em cada região do país.

Oficiala e Oficial de Justiça de todo o Brasil, precisamos da sua participação para poder atuar com engajamento e assertividade naquilo que realmente você necessita enquanto servidor do Judiciário. Participe do Censo Nacional dos Oficiais de Justiça e contribua com um trabalho ainda melhor para todo o oficialato!


O prazo para responder ao 1º Censo termina em 14 de outubro.

InfoJus: com informações da Fenassojaf

Oficial de Justiça lança livro sobre mediação de conflitos na profissão


O oficial de justiça do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Emerson Machado Xavier, lançou o livro “O oficial de justiça: burocrata pacificador de conflitos”, que oferece uma análise inovadora sobre o papel dos oficiais de justiça na pacificação de conflitos no âmbito do sistema judiciário brasileiro. A obra se destaca por explorar a atuação desses profissionais como verdadeiros mediadores na entrega da justiça, em contato direto com o cidadão.

Com uma abordagem teórica inédita, Xavier propõe o estudo dos oficiais de justiça sob a ótica da Administração Pública, classificando-os como "burocratas de nível de rua". Esses servidores, segundo o autor, são fundamentais para o funcionamento da prestação jurisdicional, uma vez que atuam na linha de frente, lidando diretamente com os envolvidos nos processos judiciais.

A obra, fruto de uma pesquisa empírica que incluiu levantamento de dados e pesquisa-ação participativa, é considerada uma contribuição essencial para o Direito e a Administração Pública. Com uma abordagem clara e acessível, o livro é indicado para profissionais da área jurídica, estudantes e aqueles que desejam entender melhor o sistema judiciário e a importância do oficial de justiça na resolução de conflitos.

Disponível para compra: Amazon

Emerson Machado Xavier é mestre em Administração Pública pelo IDP-DF (2022). MBA em Gestão Pública pela UNIDERP (2019). Tecnólogo em Gestão Pública pela UNINTER (2018). Técnico em Contabilidade pelo Colégio Estadual Pres. Castello Branco (1995). Servidor público desde 1995, passando por prefeituras, Ministério Público do Estado de Goiás e atualmente Oficial de Justiça no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. Realiza pesquisas nas áreas de Gestão Judiciária, Meios Adequados de Solução de Controvérsias e Burocracia de Nível de Rua no Poder Judiciário.

InfoJus: o site dos Oficiais de Justiça do Brasil

sábado, 28 de setembro de 2024

SP: GCM é acionada para apoiar Oficial de Justiça em cumprimento de ordem judicial

Caso aconteceu no bairro Bom Jesus em Rio das Pedras

(Foto: Divulgação / GCM Rio das Pedras)

Na tarde desta quinta-feira (26), a Guarda Civil Municipal (GCM) de Rio das Pedras foi acionada, via comunicação de emergência, para prestar apoio a um Oficial de Justiça durante o cumprimento de uma ordem judicial. A determinação expedida pela Justiça envolvia o recolhimento de uma criança em um caso de despejo, onde a mãe não teria inicialmente um local seguro para deixar a filha.

Ao chegarem ao local, as equipes da GCM encontraram também representantes do Conselho Tutelar, que estavam acompanhando o cumprimento da ordem. A situação, no entanto, rapidamente se complicou quando o avô da criança, junto com a mãe e outros familiares, se recusaram a cumprir a determinação judicial.

Durante o procedimento, o avô da criança começou a desacatar o Oficial de Justiça com palavras ofensivas e, em seguida, tentou agredi-lo com uma pedra. Diante da situação de tumulto e ameaça, os agentes da GCM intervieram, dando ordem de prisão ao agressor. Para garantir a segurança de todos, foi necessário o uso de algemas para conter o indivíduo.

Após a contenção, o Oficial de Justiça, o agressor e os demais envolvidos foram levados ao Pronto-Socorro Municipal para avaliação médica e, posteriormente, à Delegacia de Polícia de Rio das Pedras. Na delegacia, a Autoridade Policial tomou as providências cabíveis, incluindo o registro das ocorrências de desacato e tentativa de agressão.

A GCM reforça o compromisso com a segurança e o cumprimento das determinações judiciais, atuando de forma a garantir a ordem e o respeito às leis. O caso segue agora sob investigação policial para apuração dos fatos e aplicação das medidas legais cabíveis.

Fonte: Guarda Civil Municipal de Rio das Pedras

Os oficiais de Justiça vítimas de qualquer ato de violência poderão registrar ocorrência para fins estatísticos e solicitação de providências junto suas entidades de classe. Acesse o sistema Argos e Registre. https://www.argos.unioficiais.org.br/

sexta-feira, 27 de setembro de 2024

TJ de Mato Grosso divulga edital de concurso com 22 vagas para oficial de Justiça

O concurso visa preencher de imediato 22 vagas no cargo de Oficial de Justiça, além de formação de cadastro de reserva nos cargos de oficial de Justiça, analista judiciário e técnico judiciário.


O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) disponibilizou nesta quinta-feira (26 de setembro) o Edital TJMT/PRES N. 74, de 25 de setembro de 2024, de abertura do Concurso Público para Provimento de Cargos de Primeiro e Segundo Graus do Poder Judiciário do Estado. O documento pode ser acessado na edição nº 11796 do Diário da Justiça Eletrônico (DJE).


A realização do certame foi autorizada pela presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino da Silva, como compromisso para reforçar o quadro efetivo de pessoal na Justiça mato-grossense, observando a constituição estadual, bem como os princípios da eficiência da razoabilidade e da economicidade.

O concurso é para os cargos de oficial de justiça – provimento imediato de 22 vagas; analista judiciário e técnico judiciário (cadastro de reserva).

As inscrições poderão ser feitas a partir das 16h do dia 30 de setembro (segunda-feira) até às 16h do dia 29 de outubro (terça-feira).

Taxa de inscrição - O valor da taxa de inscrição para os cargos de analista judiciário e oficial de justiça é de R$ 130,00 (cento e trinta reais) e para os cargos de técnico judiciário é de R$ 100,00 (cem reais).

Prova – A realização da prova está prevista para o dia 15 de dezembro de 2024, das 08h às 13h, para os cargos de Analista Judiciário e Oficial de Justiça, e das 15h às 20h, para o cargo de Técnico Judiciário, segundo o horário oficial de Cuiabá (MT).

As provas, objetiva de múltipla escolha e a prova discursiva, ambas serão de caráter eliminatório e classificatório, para os cargos de Analista Judiciário, Oficial de Justiça e Técnico Judiciário do TJMT.

Comissão Examinadora do Concurso Público - Designada, com os seguintes membros indicados, conforme a Portaria TJMT/PRES n. 1113 de 18 de setembro de 2024: desembargador Luiz Ferreira da Silva; juiz auxiliar da Presidência, Túlio Duailibi Alves de Souza; diretora-geral do TJ, Euzeni Paiva de Paula; coordenadora de Gestão de Pessoas do TJ, Karine Moraes Giacomeli de Lima; coordenador de Tecnologia da Informação do TJ, Thomás Augusto Caetano; assessor jurídico da Coordenadoria de Gestão de Pessoas, Luis Paulo Delorme.

O certame será realizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

O Concurso de Servidores do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso está regulamentado pela Resolução TJMT/OE n. 08 de 26 de julho de 2024.

InfoJus: com informações do TJMT

quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Prazo para envio de artigos ao V Conojus se encerra em 30/09

Reta final para submissão de artigos para a coletânea nacional do V Conojus 2025: Não perca a oportunidade!


Oficiais e oficialas de Justiça, acadêmicos e estudiosos do Direito, este é o momento para você mostrar seu conhecimento e fazer parte de um projeto nacional inédito! O prazo para a submissão de artigos teóricos sobre a atuação dos oficiais de justiça termina no dia 30 de setembro, e os textos selecionados serão publicados em uma coletânea que será lançada em março de 2025, durante o V Congresso Nacional dos Oficiais de Justiça (Conojus), que acontecerá em Cuiabá.

A coletânea, promovida pelo Sindojus-MT, em parceria com os Sindicatos de Oficiais de Justiça de todo o Brasil filiados à Fesojus-BR (Federação das Entidades Sindicais dos Oficiais de Justiça do Brasil), busca reunir reflexões teóricas, estudos de caso e análises práticas que fortaleçam a doutrina da atuação dos oficiais de justiça. Os desafios trazidos pelas Justiças 4.0 e 5.0 e o avanço da Inteligência Artificial são temas centrais para o debate. Trata-se de um espaço ideal para compartilhar ponto de vista e ajudar a moldar o futuro da Justiça Brasileira.

Os autores têm a liberdade de abordar temas essenciais da categoria, como: Limites e essencialidade da função; Uso de recursos tecnológicos; Justiça restaurativa; Segurança no exercício da função; O papel do oficial de justiça como agente de inteligência.

O presidente do Sindojus-MT, Jaime Osmar Rodrigues, reforça a importância da participação de todos: "Documentar nossas vivências, desafios e soluções é fundamental para a evolução do oficialato de justiça no Brasil. Esta coletânea será um legado de conhecimento, e contamos com a participação de todos que têm experiências e ideias a compartilhar".

Como participar

Os artigos devem seguir as normas da ABNT, com no máximo 15 páginas, podendo ser escritos em coautoria (até dois autores). Os textos devem ser enviados até o prazo final para o e-mail vconojus@gmail.com. As regras completas de formatação estão disponíveis abaixo.

Os artigos devem ser elaborados seguindo as normas da ABNT e podem ser submetidos até 15 páginas. O texto deve ser escrito em Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento de 1,5 para o corpo do texto, e tamanho 11 para citações longas, com recuo de 4 cm. As referências devem ser colocadas no rodapé, em tamanho 10 e espaçamento simples. O título deve ser centralizado, em negrito e ter no máximo 150 caracteres ou 14 palavras.

Cada artigo pode ter até dois autores. Os autores devem fornecer informações completas, incluindo e-mail, instituição de afiliação, e, se disponíveis e se tiver, URLs para Lattes e ORCID.

O trabalho deve ser estruturado com introdução, com títulos e subtítulos numerados, desenvolvimento e considerações finais. As referências bibliográficas assim como todo documento utilizado devem estar em conformidade com as normas da ABNT.

InfoJus: com informações do Sindojus-MT

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