sábado, 6 de fevereiro de 2021

Morre, aos 52 anos, o Oficial de Justiça do TJCE José Afonso Soares, vítima da Covid-19

Ele é o segundo oficial da ativa a falecer por complicações do novo coronavírus no Ceará – em agosto de 2020, o judiciário perdeu Marcos Uchoa, de 53 anos.

Em todo o país já são 39 oficiais de Justiça que perderam a vida em razão da Covid-19.

Fotos: Arquivo pessoal

Depois de 51 dias internado lutando contra o novo coronavírus foi a óbito, na tarde de hoje, aos 52 anos, o Oficial de Justiça José Afonso Soares, lotado na comarca de Maranguape. Ele é o segundo oficial da ativa a falecer por complicações da Covid-19 no Ceará – em agosto de 2020, o judiciário perdeu Marcos Uchoa, de 53 anos, que trabalhava em Caridade. “É com tristeza que a gente traz essa notícia. O Sindicato dos Oficiais de Justiça, em nome de toda a categoria, lamenta profundamente a perda dessa grande colega. A gente pede a Deus que conforte o coração dos familiares e principalmente do seu filho, de 13 anos, que está sentindo muito”, externou o presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE), Vagner Venâncio.

O Oficial de Justiça Vicente Nepomuceno, amigo de Afonso há mais de 20 anos, comenta que nos últimos cinco dias ele vinha apresentando melhora significativa no quadro de saúde, o que deixou a todos esperançosos, mas, ontem à noite, a equipe médica teve de tirar o Ecmo (Oxigenização por Membrana Extracorpórea). Ele resistiu bem sem o aparelho e ficou respirando com um ventilador pulmonar, entretanto, de ontem para hoje teve piora no quadro de infecção e, mesmo com a mudança de medicamentos, não resistiu foi a óbito por volta das 16 horas de hoje.

“O Afonso era uma pessoa muito alegre e ativa, não costumava ficar quieto no canto, era comunicativo e de uma personalidade extremamente forte. Tinha uma postura incisiva na defesa de seus pontos de vista, essa era uma característica dele. A gente sempre se deu muito bem, ele chegou a passar uns dois ou três natais na minha casa. Foi uma grande fatalidade”, lamenta Vicente Nepomoceno.

Bastante abalada a esposa do oficial, Conceição Saraiva, comentou que Afonso era uma pessoa maravilhosa, brincalhona e um pai exemplar. “Ele era muito dedicado ao nosso filho e também um excelente esposo e amigo. Estamos bastante abalados, pois a gente tinha esperança de ter ele de volta em casa. Fizemos de tudo, mas que seja feita a vontade de Deus”, disse.
Luto oficial

Logo que tomou conhecimento do fato, a juíza diretora do Fórum de Maranguape, Deborah Cavalcante de Oliveira Salomão Guarines, decretou luto oficial de três dias em Maranguape e na comarca vinculada de Palmácia, onde o oficial também atuava.

“Afonso era um Oficial de Justiça dedicado e querido por todos os colaboradores do fórum de Maranguape. Estava sempre disposto a atender com presteza e educação aqueles que o procuravam, contribuindo de modo significativo para a causa da justiça na execução do seu mister. Neste momento de dor, registramos nosso apoio e sentimentos aos familiares, amigos e colegas de trabalho rogando a Deus todo poderoso que os console diante de sua partida precoce”, diz a Portaria nº 01, publicada hoje.

SOS Afonso

Na tentativa de reverter o quadro de saúde do servidor, oficiais e oficialas de todo o Estado somaram forças na campanha SOS Afonso, para custear as despesas geradas pela contratação de uma equipe médica que, desde o dia 24 de janeiro, vinha fazendo acompanhamento diário do quadro clínico do oficial. Ao todo, foram arrecadados R$ 16.830,00. “A campanha foi decisiva para que ele pudesse resistir por tanto tempo. Fiquei impressionado como, em tão pouco tempo, arrecadou-se tanto, prova da união e solidariedade dos colegas”, frisou Vicente Nepomuceno.

Profissão de risco

Esse é o segundo Oficial de Justiça da ativa morto em decorrência da Covid-19, o que evidencia o alto risco da profissão. Além disso, 56 oficiais e oficialas de todo o Ceará já contraíram a doença. “Não tem como confirmar, mas o Afonso estava na ativa, cumprindo mandado presencial, então há uma possibilidade grande de ele ter contraído o vírus em diligência, porque o Oficial de Justiça anda em todos os meios sociais. Mais uma vez, a gente chama a atenção das autoridades e, principalmente, do Tribunal de Justiça, para a necessidade de proteção da categoria. Temos um trabalho de risco e já é o segundo Oficial de Justiça morto”, reforçou Vagner Venâncio.

O Sindojus está prestando todo apoio à família nesse momento tão doloroso. Por causa do contexto da pandemia, não haverá velório aberto ao público. O sepultamento, também restrito a poucos familiares, será neste sábado (6), no Jardim Metropolitano. Apesar de ser natural de Crateús, era desejo de Afonso ser sepultado em Fortaleza, cidade que escolheu para viver. Para que essa vontade fosse atendida, o jazigo onde será sepultado foi fornecido pelo Sindojus.

Confira a nota de pesar do TJCE AQUI.
Confira a Portaria nº 01/2021 do Fórum de Maranguape AQUI.

InfoJus Brasil: Com informações do Sindojus-CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente:

Postagens populares