Quanto realmente custa ter um carro? Veja como contabilizar quais são os gastos para manter um carro
mensalmente.
Além dos gastos óbvios, com a parcela do
financiamento e o combustível, um carro envolve outros custos mensais que
muitas vezes não parecem claros à primeira vista. Identificar todos os gastos
envolvidos é essencial para evitar dívidas e para fazer a escolha do modelo que
cabe no orçamento pessoal.
O consultor
financeiro Mauro Calil simulou os gastos de um carro durante quatro anos. Ele
utilizou como exemplo um veículo popular, no valor de 30.000 reais, adicionando
às despesas as parcelas do financiamento, no valor de 20.000 reais, com juro de
1,5% ao mês. Ele também optou por adicionar aos gastos com a desvalorização do
carro. “A desvalorização não é um gasto, mas é um dinheiro que vai e não
volta”, explica.
Repare que, no
exemplo, o valor total gasto em quatro anos é quatro vezes maior que o valor do
financiamento sozinho, sem contar os 10.000 reais dados de entrada. Ou seja, no
exemplo, três quartos da despesa total correspondem a outros gastos. Veja a
seguir quais são as principais despesas que devem ser contabilizadas para
planejar o gasto mensal de um carro, de acordo com o perfil de uso.
IPVA
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos
Automotores (IPVA), cobrado pelos governos estaduais, deve ser pago anualmente
e a alíquota varia de acordo com o estado, podendo oscilar entre 1% e 4% do
valor do veículo. Em São Paulo, o valor também varia de acordo com o
combustível usado (gasolina, flex ou gás).
O pagamento pode
ser realizado à vista ou em três parcelas.
O número
principal de um boleto de IPVA é o do valor parcelado. Recomenda-se pagar o
imposto em uma única parcela, para que sejam aproveitados os descontos. Outra
dica, ainda, válida para quem está pensando em comprar um carro, é aproveitar a
época do final do ano para fechar o negócio, uma vez que as concessionárias
costumam vender os carros com o valor do IPVA quitado neste período.
Seguro obrigatório
O Seguro DPVAT
(Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres) foi
criado em 1974 para amparar vítimas de acidentes envolvendo veículos em todo
território nacional. O valor do DPVAT para veículos de passeio é de 101,16
reais e deve ser pago anualmente, junto ao IPVA.
Apesar de muitos
não saberem, qualquer pessoa pode requerer a indenização em caso de acidentes.
O valor da indenização por morte e o valor máximo por invalidez permanente é de
13.500 reais. O reembolso de despesas médicas e hospitalares é de até 2.700
reais. Pelosite do DPVAT é possível consultar os pontos de atendimento
autorizados, onde deve ser realizada a solicitação da indenização.
Licenciamento
O licenciamento de veículos também é pago
anualmente e é destinado ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O
valor é usado para comprovar por meio de revisões e testes se o veículo tem
condições para circular nas diversas ruas, rodovias e estradas de todo o país.
O valor do licenciamento varia de acordo com o estado, mas custa por volta de
50 reais. Para efetuar o licenciamento, é preciso estar com o seguro
obrigatório, e outros encargos, como multas e IPVA, devidamente quitados.
Seguro
Centenas de variáveis são consideradas para se
calcular o preço do seguro, como a idade e sexo do motorista, o seu estado
civil, a região de pernoite do carro, se ele ficará em estacionamento, se será
usado no trabalho, etc. Entre os fatores, o modelo do carro é o mais impactante
para o valor final, uma vez que define se o item segurado tem alta ou baixa
incidência de roubos.
Com tantas
variáveis, não é possível estimar um valor-base para este gasto. Um carro de
100.000 reais pode ter um seguro mais barato do que um de 70.000 reais e dois
carros de 30.000 reais podem ter seguros muito diferentes. Para planejar este
gasto, portanto, uma das melhores alternativas é fazer uma simulação com as
corretoras. Alguns sites, como oEconomizenoseguro.com, fazem esta simulação em
diversas seguradoras. Eles mostram o resultado já informando qual seria a
seguradora com a oferta mais barata.
Segundo Giancarlo
Pereira, especialista em indústria automotiva, a simulação é muito importante
porque os valores podem variar muito não só entre os modelos, mas entre as
empresas. “Às vezes, as oscilações para um mesmo carro chegam a 80% entre
seguradoras que fazem parte de uma mesma organização. É uma diferença enorme e
inexplicável”, afirma.
Combustível
O consumo do combustível varia de acordo com o
motor, a começar pelos mais econômicos, que são os motores 1.0, aos mais
custosos, como os 2.4. Alguns carros, no entanto, podem ter o mesmo tipo de
motor, mas ter consumos diferentes. Os SUVs, por exemplo, são conhecidos pela
sua fama de “beberrões”. Por serem maiores e mais pesados, o consumo é mais
elevado.
O especialista
Giancarlo Pereira, dá uma medida que pode ser usada para avaliar se o consumo
de um carro é alto ou baixo: “Um consumo elevado, seria um carro com gasto de 2 quilômetros por
litro (km/L) de gasolina na cidade e 5 km/L na estrada e um consumo baixo seria
de 9km/L de gasolina na cidade e 15 km/L na estrada”, diz. Veja quais são os
carros que consomem menos combustível, segundo o Inmetro.
Para prever qual
será o gasto com combustível, portanto, vale pesquisar qual é o consumo médio
do carro pretendido ou se informar nas concessionárias e calcular quantos
quilômetros serão percorridos em média por mês.
Estacionamento
Mesmo quem tem estacionamento em casa e no
trabalho, muitas vezes não consegue evitar os gastos com estacionamentos por
causa das cobranças em shoppings, restaurantes e em diversos outros
estabelecimentos.
Um estudo
realizado pela Abrapark (Associação Nacional de Estacionamentos Urbanos)
analisou os preços dos estacionamentos em 19 capitais brasileiras. O Rio de
Janeiro e São Paulo têm os valores mais caros, com custo médio da primeira hora
de 18 e 17 reais, respectivamente. E os valores médios das mensalidades são de
660 reais no Rio de Janeiro e de 450 reais em São Paulo.
Para quem não paga
mensalidade, vale pensar sobre possíveis lugares que costumam ser frequentados
para mensurar um valor hipotético para esta despesa.
Manutenção
Entre os gastos com a manutenção do carro,
devem ser contabilizados principalmente os custos regulares, com a revisão, a
troca de óleo, troca do filtro de ar, troca do filtro de combustível, troca do
fluido e pastilha de freios, troca de amortecedores, balanceamento dos pneus,
troca de pneus e o alinhamento da direção. Estes gastos são regulares porque é
possível ter uma estimativa de quando eles serão realizados, de acordo com a
quilometragem do carro. Outros gastos com manutenção, como um reparo em caso de
batida, são imprevisíveis, mas é possível contabilizá-los de certa forma. Veja
no item gastos eventuais mais abaixo.
“As
concessionarias têm tabelas que ficam disponíveis para consultar o preço de
revisão. Algumas também informam quando as manutenções de alguns itens devem
ser feitas, segundo a quilometragem do carro”, diz Pereira. Pelo site das
montadoras na internet, é possível consultar o valor da revisão, de acordo com
o modelo. Os preços podem variar entre 100 e 600 reais.
Alguns sites de classificados, como o Unicodono, divulgam
custos médios de manutenção para diversos modelos.
Segundo o site, o
custo para troca de óleo, incluindo a mão de obra e a troca do filtro, varia
entre 100 e 170 reais. A troca do filtro de ar, varia entre 20 e 60 reais. A
troca do filtro de combustível, entre 20 e 200 reais (sendo que os gastos por
volta de 30 reais predominam). Os custos para troca dos discos de freio custam
entre 70 e 270 reais e a substituição da pastilha de freio, de 50 a 170 reais.
O balanceamento
dos pneus varia em torno de 50 e 150 reais, assim como o alinhamento da
direção. A troca de pneus, que é um gasto mais elevado, pode variar entre 100 a 700 reais, por pneu.
Alguns especialistas recomendam que a troca seja feita a cada 10.000 quilômetros
rodados, mas isto varia de acordo com a marca e durabilidade de cada pneu.
Dentro da
manutenção, pode ainda ser incluído o gasto com lavagem do carro, que pode
variar entre 10 e 50 reais, dependendo do tamanho do carro e do tipo de
lavagem.
Gastos eventuais
Gastos eventuais,
como o valor da franquia do seguro, o conserto de alguma peça em caso de
acidentes, o custo do pedágio em uma viagem e multas de trânsito, apesar de
serem variáveis e algumas vezes imprevisíveis, quase sempre estão presentes.
Como é difícil avaliar qual é o montante que estes gastos podem representar por
mês, vale estipular um gasto teórico para eles, acima de 50 reais, pelo menos.
É sempre melhor
fazer um planejamento que estime gastos maiores do que os reais, do que
subestimar os valores e ter problemas financeiros depois.
Fonte: Revista
Exame
Esse tem sido o verdadeiro dilema dos oficiais pelo Brasil. Na minha opinião deveríamos passar a exigir veículos do estado para cumpri nossos mandados. Assim fica mais simples.
ResponderExcluiri like your article, thanks for giving more insight
ResponderExcluirsitus agen poker
bandar super10
link dominoqq
bandar domino
Situs Dewa BRI 24 Jam
Situs IDN Play BRI 24 Jam
Domino Online BRI 24 Jam
Situs Poker BRI 24 Jam
Agen Poker BRI 24 Jam
agen bandar 66