quarta-feira, 12 de março de 2014

TV Justiça - A força dos mandados judiciais

O programa Artigo 5º desta semana fala sobre os mandados judiciais, a diferença entre eles e o que pode acontecer com quem não cumpre a determinação. Mostra ainda como é o trabalho dos oficiais de Justiça para entregar intimações e citações. Ofício que, por vezes, representa riscos para o profissional.

Os mandados judiciais são debatidos com o advogado Márcio Carvalho, especialista em Direito Processual Civil e professor de Processo Civil. Segundo ele, a pessoa que recebe uma intimação tem que cumprir o que determina a lei: “quando alguém é intimado a comparecer a uma audiência e não vai, o juiz pode determinar uma condução coercitiva para que a pessoa venha a cumprir seu papel de colaborar com a Justiça”.

O oficial de Justiça Sedeur Fernandes, do Supremo Tribunal Federal, também participa do programa e conta sua experiência. Para ele, o respeito tem que ser mútuo: a pessoa que recebe a intimação deve respeitar o oficial de Justiça e este deve seguir o procedimento legal. “Tem que cumprir estritamente o que determina a lei. Inclusive as salvaguardas constitucionais quanto à inviolabilidade domiciliar. Tanto na residência da pessoa - a quem a ordem é dirigida -, quanto nos locais de trabalho” – explica Fernandes.

Exibições:

Inédito: 12/03, às 21 horas.

Reapresentações: 13/03, às 12h30; 14/03, às 10h; 15/03, às 07h30; 16/03, às 7h; 17/03, às 12h30; e 18/03, às 11h.
Fonte: site TV Justiça

5 comentários:

  1. Frase de abertura da apresentadora do art 5 º sobre as atribuições dos Oficiais de Justiça [...]''Intimações para comparecer em delegacias' [...].
    Acho que ela está vendo muita novela da globo.
    E o Oficial entrevistado não é exatamente um sujeito que conhece a realidade da categoria, pois trabalha no Supremo.
    Quem sofre é quem atua no 1º grau.

    ResponderExcluir
  2. Que absurdo o texto fala que o trabalho do Oficial de Justiça é entregar citação, intimação... Na verdade, o Oficial, cita, intima....A validade da citação não está na entrega de documentos pelo Oficial e sim em sua certidão. Até porque o citando pode se recusar em receber qualquer documento...O texto trata o Oficial como o "carteiro do judiciário"...Um absurdo

    ResponderExcluir
  3. Também assisti o programa, achei esse oficial do STF muito inseguro e com pouco conhecimento jurídico, o advogado praticamente dominou a entrevista. Deveria ter se preparado mais (estudado) antes de ir a entrevista e ficar calado quase que o tempo todo.

    Deveriam ter convidado um OJ mais preparado que esse.

    ResponderExcluir
  4. given article is very helpful and very useful for my admin, and pardon me permission to share articles here hopefully helped :

    Obat herbal demam berdarah
    Obat paru paru basah
    Obat kanker mulut

    ResponderExcluir

Comente:

Postagens populares

Vídeos: FENOJUS

Loading...