sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Em menos de 24 horas, duas oficiais de justiça são agredidas em Macapá


Servidoras relatam momentos de assédio e terror quando tentavam realizar intimações. Sindicato pede que o TJAP tome providências

CÁSSIA LIMA

Em um dia, duas mulheres oficiais de justiça do Amapá foram agredidas durante intimação para audiências e cumprimento de mandado judicial. Nos últimos tempos cinco oficiais fizeram queixas para a Corregedoria do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap). 

Sônia Maria Nascimento de Souza, de 52 anos, é a primeira oficial de justiça do Amapá. Tem 24 anos de profissão e é uma referência no Fórum de Macapá quando o assunto é o funcionamento do judiciário.

Por volta das 16h da última quinta-feira, 13, ela viveu momentos de pânico ao cumprir um mandado de busca de um veículo do advogado Ademar Batista Bandeira.


Oficial de justiça Sônia Maria Nascimento. 24 anos de profissão. Agressões aos servidores que realizam mandados é constante. Fotos: Cássia Lima

Momentos de tensão

Segundo a oficial, ela conhecia o advogado de outras intimações onde ele era parte interessada. Ela o encontrou no Bairro Novo Horizonte, e junto com um representante do banco que solicitou a busca e apreensão, só o abordou no Bairro do Laguinho porque somente naquele momento sentiu segurança para fazer isso.

O advogado negou a dívida do veículo de R$ 19 mil. Mas aceitou que a oficial levasse o veículo se ela fosse com ele até um local no Centro da cidade.

“Eu sei que não deveria ter entrado no carro, mas como ele é um advogado, um homem tem o dever de prezar pela justiça, eu fui. O representante do banco foi nos seguindo no outro carro. No caminho, ele começou a falar que poderíamos resolver isso de outra forma e me ofereceu dinheiro. Eu neguei”, relatou a oficial.


Sônia chora ao lembrar do ocorrido. Ela acreditou na boa fé e na prerrogativa de que o advogado deve prezar pela justiça

Quando chegou na Rua Leopoldo Machado o advogado acelerou com o carro e se afastou do representante do banco que ainda acompanhava. Ali teriam começado os momentos que Sônia jamais vai esquecer.

“Ele acelerou o carro e começou a gritar que não ia entregar coisa alguma. Eu disse pra ele se acalmar. Ele tava transtornado, gritando. Ele gritou ‘desce daqui’. Eu comecei a me tremer. ‘Bora, desce se não eu mesmo te tiro daqui’. Ele movimentou o corpo como se fosse me tocar. E um senhor que tava no carro atrás disse pra ele não fazer nada. Fiquei com medo dele me bater, e saí do carro que já estava parado”, contou emocionada a oficial.

Depois de sair do veículo, a oficial se apresentou a um rapaz na rua e emprestou o celular para ligar para Geraldo Majela, presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Amapá (Sindojus). Ele foi buscá-la e a levou para o Fórum.

“Ela estava em pânico, chorando desesperada. Nunca esperávamos isso de um advogado que conhece as leis e nosso trabalho. Esse é um atentado contra o próprio poder judiciário já que o oficial de justiça é o juiz na rua. Já comunicamos a Corregedoria do Tjap e registramos ocorrência. Vamos esperar a decisão do juiz”, disse o presidente do Sindojus.


Presidente do Sindojus, Geraldo Majela. Servidora estava em pânico quando foi encontrada

Agressão física e verbal contra outra oficial

No mesmo dia, só que pela parte da manhã, a oficial Lilian Pereira, foi agredida verbal e fisicamente quando foi intimar um réu para uma audiência sobre violência doméstica. A situação ocorreu no Bairro Brasil Novo. Ela chegou no endereço e o homem atendeu. Oficial se identificou, mas ele disse que não ia receber intimação nenhuma.

“A oficial, como a lei prescreve, disse que independentemente dele assinar o papel ou não, ele estava intimado porque ela deu ciência a ele. O acusado tomou o papel da mão dela, amassou, jogou os outros mandados ao vento, agarrou ela, chacoalhou e começou a agredir verbalmente. Ele chegou a empurrar ela correu para a casa”, contou Majela.

Duas agressões em menos de 24h assustaram os oficiais. Foto: Arquivo

Nesse último caso, a juíza já decretou a prisão preventiva do homem e a polícia já está a procura dele. Mas os dois casos no mesmo dia assustaram os 59 oficiais de justiça de Macapá que muitas vezes correm perigo durante o trabalho.

“Nós trabalhamos nos mais diversos lugares. Vamos intimar gente desde órgão público até em ponte. Quem nos garante que um dia um desses não está com uma arma. Esse homem que estava sendo intimado por violência responde a vários crimes. Você percebe o perigo que corremos. Precisamos que o Tjap tome alguma providência quanto a isso”, destacou o presidente do Sindojus.

Denúncia contra advogado é apurada pela OAB

No primeiro caso, o site SELESNAFES.COM não conseguiu falar com o advogado Ademar Batista. O telefone dele caiu na caixa postal durante toda manhã. Mas o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Amapá (OAB-AP), Paulo Campelo, informou que a denúncia contra o advogado já está sendo apurada pelo Tribunal de Ética e Disciplina da instituição.

InfoJus BRASIL: Com informações do portal "SALES NAFES.COM"

4 comentários:

  1. Só irão respeitar a categoria apenas quando o porte de armas for autorizados a todos OJ do Brasil.

    Contar com juiz e tribunal é o mesmo que nada, isso não vai dar em nada. Se essa Oficiala tivesse a chance de andar armada, poderia ao menos ter mostrado a arma em advertência a esse pative, ou quem sabe até mesmo escorar uma pistola na cabeça dele pra dar um susto nele, e logo depois dar voz de prisão a esse bostinha.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite!
    Fica cada vez mais evidente que estamos jogados a sorte.
    Como bem mencionou o colega se dependermos de nossos Tribunais estaremos mortos.
    Agora já me referi aqui por muitas vezes, e volto a me referir, em buscas e apreensões nunca se deve ir sozinho, principalmente para visar a segurança e a manutenção da integridade física dos Oficias, ou em qualquer outra diligência. Lamento pela colega Sonia o acontecido. Esse canallha que a agrediu merece uma camassada de pau. Por que não encara Oficial homem?

    ResponderExcluir
  3. Aí vc senta a bulaxa num vagabundo desses e ele ainda posa de vítima inocente.

    ResponderExcluir
  4. Tem que ter uma mente muito doentia pra achar que um crachazinho de material vagabundo é o suficiente pra defender um agente público que trabalha sózinho, fazendo o serviço que nem quem anda armado, cercado de segurança e de carro blindado tem a coragem de fazer.

    ResponderExcluir

Comente:

Postagens populares