quarta-feira, 25 de março de 2020

Mato Grosso tem déficit de 40% de oficiais de Justiça, diz presidente do Sindojus-MT

O presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça de Mato Grosso (Sindojus/MT), Jaime Osmar Rodrigues, afirmou ao VG Notícias, que com a falta de concurso público, o qual não acontece desde 2012, com a morte de alguns e aposentadoria de outros, a categoria está escassa. “Hoje estamos com um déficit de 40% de oficiais de justiça em Mato Grosso”.

Ele disse que hoje, 25 de março é comemorado o Dia Nacional do Oficial de Justiça. "Uma comemoração marcada pela necessidade de valorização do cargo, pois não tem sol, nem chuva e nem risco de morte que impede que o oficial de Justiça cumpra sua função ", diz Jaime.

De acordo com o presidente, com a pandemia do coronavírus (COVID-19) a situação complicou ainda mais, pois segundo o decreto do Poder Judiciário, idosos com 60 anos ou mais estão no grupo de risco e devem permanecer em suas residências. “50% da categoria hoje têm mais de 60 anos, ou tem alguma doença grave. Na Comarca de Várzea Grande, 60% dos oficiais estão com a idade acima da classe de risco do coronavírus”, desabafou Jaime.

Em Várzea Grande, por exemplo, há 10 anos a Comarca do município atuava com 60 oficiais de justiça, e hoje conta apenas com 38, sendo que três estão afastados por motivo de doença e dos 35, 23 têm idades acima de 60 anos.

Já no Fórum de Cuiabá, onde ficam 80 oficiais de justiça, segundo o presidente do Sindojus, foi solicitado que trabalhem em regime de plantão por precaução, porque se todos entrarem em quarentena não terá oficial para cumprir os mandados. Ainda segundo Jaime, álcool em gel também será distribuído, principalmente para os oficiais que trabalham em presídios.

Conforme Jaime, o Sindicato se antecipou e comprou máscaras, no entanto, ainda estão no Fórum, pois não foi possível distribuir em todas as comarcas. “Mandados urgentes são impreteríveis, têm que cumprir, mas com regras. O servidor que for cumprir o mandado deve ir com o equipamento, tem que ir prevenido”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente:

Postagens populares