terça-feira, 18 de junho de 2013

Oficiais de Justiça se reúnem em Belo Horizonte para o III ESOJAF


Oficiais de Justiça estão reunidos, desde a noite desta quinta-feira (13) em Belo Horizonte, para o VII Encontro Estadual dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais de Minas Gerais e o III Encontro Regional Sudeste dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais – ESOJAF. Sob o tema “Função do Oficial: Justiça e Bem Estar”, dezenas de oficiais de justiça dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo vieram participar dos debates sobre o dia a dia e os desafios da profissão.

A mesa de abertura contou com o presidente da Assojaf-MG, Welington Gonçalves e o presidente da Fenassojaf, Joaquim Castrillon, além da coordenadora-geral do Sitraemg Lúcia Maria Bernardes de Freitas, o oficial de justiça e jornalista Neemias Freire, o juiz federal André Prado, coordenador da Central de Mandados da SJMG e João Paulo Zambon, oficial do TRT-15. A palestra de abertura foi proferida pelo ex-desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), juiz Fernando Neto Botelho.
O presidente da Assojaf, ao declarar abertos os trabalhos, lembrou que “o trabalho do oficial é solitário”, dadas as peculiaridades que o cargo exige, e que o profissional costuma se esquecer de si próprio em prol de seu trabalho – por isso, “a ideia do encontro é efetivar a justiça, mas também o nosso bem estar, estamos focando as palestras nisso”, declarou Gonçalves. Para Lúcia Bernardes, que falou aos presentes logo após, “a solidão inerente ao trabalho do oficial é o que nos deixa ainda mais felizes com um evento como esse, porque percebemos que existem mais como nós”. A oficiala aposentada ainda reforçou que esse tipo de encontro fortalece a categoria e destacou a importância do trabalho do oficial para a efetivação da justiça: “somos a concretização da sentença do juiz”.

A união e a organização da categoria foram os dois pontos destacados por Joaquim Castrillon, presidente da Fenassojaf, que, para reforçar isso, saudou o presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores do Estado de Minas Gerais (Sindojus-MG), Wander da Costa Ribeiro, que foi prestigiar o evento e apoiou as mobilizações dos colegas federais pela aprovação do reajuste dos servidores em 2012. Castrillon criticou a insegurança que os oficiais vivem no seu dia a dia e disse que justiça e bem estar têm que andar sempre de mãos dadas. “Esse evento vai nos ajudar a driblar as pedradas do dia a dia”, finalizou.

Crise no Judiciário

O gargalo formado pela grande quantidade de processos frente à estrutura já defasada e ao também defasado vencimento dos servidores foi lembrado durante a abertura dos encontros, mais especificamente pelo juiz federal André Prado, coordenador da Central de Mandados da Justiça Federal em Minas Gerais – “mas as crises servem para nos repensarmos, nos reinventarmos, e é isso que se espera de vocês, aqui”, acrescentou. O magistrado também ressaltou, falando institucionalmente, o desejo da JF em melhorar a comunicação com os oficiais de justiça – daí a criação de seu cargo.

Neemias Freire frisou a necessidade de “estarmos juntos frente aos desafios e nos reciclar”. “Que saiamos daqui com algo a mais, seja pela troca de ideias, pela confraternização, mas com uma experiência de vida melhor”, desejou o oficial do TRT de São Paulo. João Paulo Zambon concordou com o colega e adicionou que é importante prestigiar os encontros regionais e não só os nacionais, pois essa é uma oportunidade de conhecer a realidade de colegas mais próximos. Zambon ainda fez questão de falar sobre o PJe, que vem causando dúvidas e temor na categoria: “os oficiais são a linha de frente do Judiciário, a ponta de lança, e não é o processo eletrônico que vai tirar isso da gente”.

Após a abertura, os presentes assistiram a palestra “Justiça Eletrônica”, proferida pelo ex-desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), juiz Fernando Neto Botelho.

O VII Encontro Estadual dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais de Minas Gerais e o III Encontro Regional Sudeste dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais – ESOJAF acontecem até este sábado na sede do Sitraemg com mais palestras e, no último dia, com a eleição da nova diretoria da Assojaf-MG.

com informações do Sitraemg
Foto: Imprensa Sintraemg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente:

Postagens populares