quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Oficiais de Justiça fazem vistoria em fazendas em terra indígena e alertam sobre prazo para saída da área

 
Brasília – Oficiais de Justiça continuam a vistoria às fazendas localizadas na Terra Indígena Marãiwatsédé, em Mato Grosso, que terão de ser desocupadas por determinação judicial. Até ontem (12), oito propriedades receberam a visita do grupo de trabalho interministerial responsável pela operação de desintrusão (retirada). A expectativa é concluir a primeira etapa da remoção dos não índios até o próximo sábado (15).

Nenhum novo conflito foi registrado na região nos últimos dois dias. Na segunda-feira (10), quando a operação de retirada de não-índios teve início, manifestantes contrários à decisão de deixar a área atacaram policiais da Força Nacional, da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), deixando um saldo de dez feridos.

Segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai), na segunda-feira, os oficiais de Justiça estiveram em duas fazendas. O proprietário da primeira delas, a Fazenda Jordão, de cerca de 4,8 mil hectares, mora em São Paulo e seus funcionários foram notificados de que têm até dez dias para desmontar todas as construções, como curral e galpão, e retirar o gado. Já na segunda propriedade, a Fazenda Córrego da Cabaça, duas das três casas já foram desocupadas e a família da terceira moradia já se preparava para deixar o local.

Das seis fazendas vistoriadas na terça-feira (11), quatro já estavam desocupadas, de acordo com a Funai. Ontem, os oficiais não visitaram outras propriedades, dedicando o dia à organização da continuidade da operação.

Homologada por decreto presidencial em 1998, a Terra Indígena Marãiwatsédé tem 165.241 hectares e abrange parte do território das cidades mato-grossenses de Alto Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia e São Félix do Araguaia, no nordeste do estado. Um hectare corresponde a 10 mil metros quadrados, aproximadamente as medidas de um campo de futebol oficial.

Fonte: Agência Brasil

5 comentários:

  1. given article is very helpful and very useful for my admin, and pardon me permission to share articles here hopefully helped :

    Cara menyembuhkan hemoptisis
    Cara menyembuhkan tukak lambung

    ResponderExcluir
  2. Very good article and I like it. Thank you for giving me information

    Please Visit to mboplay888.com Slot gambling agent, ball, live casino Indonesia

    MBOPLAY
    SPBO BOLA
    AGEN SBOBET
    BANDAR JUDI
    AGEN IDN SPORTS
    BURSA TARUHAN BOLA
    JUDI BOLA TERPERCAYA
    BANDAR SPORTS ONLINE TERPERCAYA

    Contact us MBOPLAY.COM :
    Livechat : https://mboplay88b.com/?ref=daftar
    Whatsapp : +6282117858228

    ResponderExcluir

Comente:

Postagens populares