sexta-feira, 19 de outubro de 2012

TJMG: Juiz explica procedimentos na busca e apreenção

19/10/2012 - Juiz aborda busca e apreensão 

Busca e Apreensão foi o tema da entrevista que o juiz da 5ª Vara Cível de Belo Horizonte, Antônio Belasque Filho, concedeu ao programa Revista da Tarde, da Rádio Inconfidência, nessa quinta-feira, 18 de outubro. O magistrado explicou o significado e a função do procedimento, como é o cumprimento de mandados de busca e apreensão, os alvos desse tipo de ação, entre outros assuntos.

O magistrado começou explicando que a busca e apreensão está prevista em lei para garantir o direito das pessoas e solucionar um litígio. É cabível para retirar a posse do bem do devedor que não cumpre sua obrigação. Ele revelou que o maior alvo dos procedimentos de busca e apreensão são os veículos. “As pessoas compram já sabendo que não têm como pagar”, declarou, atribuindo essa situação ao crédito facilitado.

O entrevistado contou que a busca e apreensão tem hora para ser cumprida: entre 6h e 20h. “Se iniciada às 19h, pode ir além das 20h”, esclareceu. E pode ser cumprido de segunda a sexta-feira ou em qualquer dia e horário que tenham sido autorizados pelo juiz.

Em relação à busca e apreensão de pessoas, o magistrado ressaltou que a maioria dos casos envolve menores, disputa de guarda de filhos que não recebem os devidos cuidados daqueles que detêm a guarda da criança ou do adolescente.

Perguntado sobre a necessidade do segredo de justiça ao se expedir um mandado de busca e apreensão, o juiz respondeu que a medida é necessária para que se efetive o cumprimento do mandado. “Se a expedição de mandado é publicada, as pessoas e as coisas podem sumir, serem escondidas”.

O entrevistado finalizou explicando como é o cumprimento de mandado quando os oficiais de justiça não são recebidos por ninguém no local da busca e apreensão. “O oficial comunica o fato ao juiz, requerendo o arrombamento e, se necessário, requisita força policial”, esclareceu, completando que, embora a lei permita ao próprio oficial arrombar o local se estiver com autorização judicial, é de bom senso e prudência requisitar a ajuda da Polícia.

O programa Revista da Tarde vai ao ar pela Rádio Inconfidência, de segunda a sexta-feira, de 14h às 16h. A apresentação é da jornalista Déborah Rajão, que toda quinta-feira aborda temas envolvendo o Judiciário ao entrevistar integrantes do TJMG.

Fonte: TJMG

10 comentários:

  1. Segunda a sexta ?... A BA pode ser mos 7 dias, art 173 cpc. E o arrombamento eh inerente ao mandado. Diz a lei... Oficiais de justica arrombarao... Nao wue deverao antes pedir p o juiz

    ResponderExcluir
  2. Olha, tem alguns juízes que são muito burocráticos, exigem que o oficial de Justiça peça autorização de arrombamento ou já consta a autrização no mandado. Todos nós sabemos que o mandado de busca e apreensão já autoriza o arrombamento.

    Mas devemos observar que em casos de mandados de busca e apreensão de crianças, quaisquer pessoas em perigo (idosos, interditandos, etc), animais em perigo, devemos cumprir o mandado de busca e apreensão, mesmo se não tiver autorização expresa, pois a lei já autoriza. Inclusive solicitando apoio policial. Se o oficial de Justiça deixar de cumprir um mandado de busca e apreensão de menor em situação de risco sob a alegação de que não havia ordem de arrombamento certamente responderá pelo ato de omissão.

    Eu cumpro a lei e arrombo se necessário, mesmo sem autorização do juiz (art. 842 e parágrafos do CPC). E assim vou continuar fazendo, até que o tribunal ou juiz determine o contrário, por escrito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Dino o novo CPC mudou as regras para arrombamento de portas. Ver artigo 536, § 2º e artigo 846, parágrafo de 1º ao 4º.

      Excluir
    2. Pode me esclarecer uma dúvida? Quais as penalidades se alguém não acata um mandado de busca e apreensão de veículo que está escondido.Referente a Dissolução litigiosa.

      Excluir
  3. É por isso que aqui na Bahia brigo para conseguir um manual de Procedimento!
    Se tivéssemos força nacionalmente já teríamos resolvido isso o certo é fazer um com o aval do STF.
    O passo a passo para cumprir todo e qualquer tipo de mandado de forma clara e detalhada.
    Com relação a força policial isso é terrível, se um cidadão comum ligar para a policia ela atende, se um Oficial ligar e passar a necessidade é de pronto orientado a solicitar o oficio para o acompanhamento, aqui na Bahia é assim. Manual de Procedimento Já!

    ResponderExcluir
  4. Caro colega Itailson! Acredito que todos os Oficiais de Justiça devem ter sim um "manual" mas devemos dar continencia sempre ao que determina o CPC. No caso em tela, o Dino esta certo em seu procedimento e em seu comentário. Existem magistrados que são infinitamente formalistas, e, ainda, querem chamar para si, todos os procedimentos, mesmo aqueles que são inerente aos Oficiais de Justiça, sejam o art. 227 e ss, do CPC Citação por hora certa, que é ato personalissimo dos Oficiais, uma vez que, não dependem de ordem expressa de magsitrado nem requerimento da parte,e outro é o assunto abordado, o requerimento ou não ao magistrado para arrombamento. Pois, bem nas ações cautelares de busca e apreensão os Oficais de Justiças já estão devidamente autorizados pelo CPC lá no at 842 § 1 e 2. Agora nas ações de execução pos quantia certa contra devedor solvente, devem sim os Oficiais solicitar autorização ao magistrado do feito, para o procedimento de "arrombamento", seguindo o que preceitua o art 660 e ss do CPC. Notem que temos dois procedimentos diferentes mas que devem obedecer a preceitos legais, e que serão unificados com a edição do novo CPC. Nesse universo eu cumpro o que a lei me autoriza, e claro que a cautela e o bom senso são adjuvantes de minha rotina. Aproveitando, devemos com URGÊNCIA cobrar de nossos Tribunais via Sindicatos, equipamentos de segurança, bem como o franqueamento de porte de arma de fogo, será que o que vem acontecendo conosco ainda não é suficiente para endetenderem que estamos completamente vulneráveis a ambientes extremamentes hostis e perigosos? Olhem o caso do colega em São Paulo saiu em rede nacional! Oficial de Justiça não ENTREGA DOCUMENTOS, CUMPRE ORDENS JUDICIAIS!!!!!!!!!!Abraços a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso de uma informação estou com pedido de busca e apreensão do menor estou com advogado mas já faz mais de 15 dias esse procedimento é assim demorado?

      Excluir
  5. Estou com advogado para fazer busca e apreensão do meu filho mas faz mais de 15 dias isso é normal? O pai pegou e n devolveu

    ResponderExcluir
  6. Alguém por favor pode me responder? Obrigada

    ResponderExcluir
  7. I love seeing websites that understand the value of providing a quality resource for free. It is the old what goes around comes around routine
    cara menghilangkan benjolan di kelopak mata
    obat amandel
    cara menyembuhkan infeksi rahim
    obat paru paru basah

    ResponderExcluir

Comente:

Postagens populares