terça-feira, 18 de outubro de 2011

RORAIMA: oficiais de Justiça se mantém em greve


Fonte: http://www.roraimahoje.com.br/
Com adaptações.

OFICIAIS DE JUSTIÇA - Sem retorno, categoria se mantém em greve


H
á exatamente sete dias, Oficiais de Justiça do estado estão em greve por tempo indeterminado. Deflagrada na última quarta-feira (28), a mobilização foi acordada em Assembléia Geral e contou com a participação de membros do Sindicato dos Oficiais de Justiça de Roraima (Sindojerr) no dia 19 do mês passado. Desde que estão de braços cruzados, os avanços nas negociações foram mínimos.

A sobrecarga de trabalho ocasionada pelo aumento significativo da demanda do judiciário roraimense é o motivo apontado para a deflagração da greve. Os oficiais cobram a nomeação imediata dos 11 aprovados no 5° Concurso do Tribunal de Justiça de Roraima para o cargo de Oficial de Justiça.

APOIO DA DEFENSORIA

No início desta semana, representantes sindicais procuraram a Defensoria Pública do Estado (DPE) para pedir apoio ao movimento. Em conversa com o defensor geral, Oleno Matos, foi garantida uma possível sinalização positiva por parte do órgão, já que 95% da demanda judicial são provenientes da DPE.

Já em relação às negociações com a administração do Tribunal de Justiça de Roraima (TJ-RR), as notícias não são nada boas. Segundo o presidente do Sindojerr, Wenderson Costa, não houve nenhum tipo de retorno por parte do Judiciário.

“Nada evoluiu. O que se tem de novo é que no último dia 28 foi editada uma portaria pelo presidente do TJ descontando os dias paralisados. Recebemos a notícia com muita tristeza e indignação, pois brigamos hoje é por melhorias no atendimento à população e não reivindicação salarial”, disse.

Wenderson Costa:

“Brigamos hoje por melhorias no atendimento à população e não reivindicação salarial”

ACÚMULO DE MANDADOS

Devido à greve, somente alguns tipos de mandados específicos estão sendo cumpridos, fator que ocasiona acúmulo. Ainda segundo o presidente, caso sejam atendidas às reivindicações da categoria será preparada uma operação intensiva de trabalho para suprir os dias em greve. “Ao sermos chamados para a negociação e caso obtenhamos um resultado positivo vamos realizar mutirões”, explicou.

São cumpridos hoje somente alvarás de soltura, mandados em relação a réu preso, medidas cautelares e liminares, além de mandados oriundos da Lei Maria da Penha.
Wenderson revelou que diariamente chegam às mãos de cada um dos oficiais cerca de 90 mandados, número exorbitante em relação às outras regiões brasileiras.
“Para se ter uma ideia, o ideal é que cada oficial recebesse cerca de 100 mandados por mês, ou seja, uma média de 25 por semana”, contou.

O TJ-RR possui atualmente um quadro de 54 Oficiais de Justiça. Efetivamente, 51 estão sendo cumpridos nas seis comarcas do interior, que são: Rorainópolis, São Luiz do Anauá, Pacaraima, Mucajaí, Caracaraí, Bonfim, Alto Alegre, toda a zona urbana e rural de Boa Vista e mais o município de Cantá.


Veiculação: 07/10/2011


INFOJUS BRASIL: o blog de informações dos oficiais de Justiça do Brasil.

Um comentário:

Comente:

Postagens populares