segunda-feira, 7 de outubro de 2013

ATIVIDADE DE RISCO: oficial de Justiça conta desafios da profissão


Oficial de Justiça de São Luís de Montes Belos conta desafios da profissão
Na campanha de valorização dos oficiais de Justiça, iniciada na última semana pelo Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça do Estado de Goiás (SINDJUSTIÇA), profissionais da área, lotados em todo o Estado, revelam o dia a dia da profissão, cuja atividade é considerada de risco. Servidores das comarcas de Uruaçu e Anápolis já relataram os desafios da carreira, em entrevista ao portal do SINDJUSTIÇA. Confira, nesta edição, a história do oficial de Justiça Renato Cândido de Oliveira, efetivo no cargo desde 1996, na unidade jurisdicional de São Luís de Montes Belos, no Centro goiano.

“É o oficial de Justiça quem leva a ordem judicial”

Amigos de verdade influenciam para o bem. Foi este o motivo que levou o oficial de Justiça Renato Cândido de Oliveira, lotado em São Luís de Montes Belos, a prestar concurso para o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), em 1996, na função que ocupa atualmente. “Naquela época, eu tinha amigos que trabalhavam no fórum (da cidade). Então, surgiu a oportunidade e, por influência deles, eu prestei o concurso e passei”, conta o servidor do Poder Judiciário estadual. São Luís, como é popularmente chamada, fica localizada na região Central do Estado, a 120 quilômetros de Goiânia. Renato assinala como atrativo, para o cargo, o reconhecimento da categoria pelo público. “Uma das vantagens, nesse emprego, é que ele é bem visto pela sociedade, no conjunto da prestação jurisdicional”, avalia. O oficial de Justiça, contudo, externa desafios enfrentados por profissionais desta classe no cotidiano.

“Tem a dificuldade com endereços inexistentes; cumprimento de mandados de prisão cível, com auxílio da Polícia Militar (PM), que nem sempre pode nos acompanhar; bem como resistência em mandados de reintegração de posse de imóveis”, elenca Renato. Oficiais de Justiça são expostos, todos os dias, a ameaças e agressões físicas. Nos casos mais graves, há registros, também em Goiás, de profissionais vítimas de roubos e assassinatos. Renato conta que, certa vez, ao intimar um detento, o preso ameaçou de morte a família, não só do oficial, mas do juiz de Direito e do promotor de Justiça envolvidos na detenção do homem. De situações consideradas perigosas a experiências inusitadas, o dia a dia destes servidores do Judiciário reserva uma surpresa a cada local visitado.

Renato dá coro a esta condição. Ele cita episódio ocorrido na zona rural. “Quando fui intimar uma pessoa, numa fazenda, choveu muito e o córrego transbordou. Então eu tive que esperar até a noite, quando o nível da água já havia baixado”, lembra. O oficial de Justiça comenta os reflexos do trabalho da categoria na prestação jurisdicional. “É o oficial de Justiça quem leva a ordem judicial. Eu acho muito importante porque, sem o nosso serviço, o andamento de processos judiciais fica prejudicado”, argumenta Renato sobre a atuação dos oficiais de Justiça.

InfoJus BRASIL: com informações do site do Sindjustiça-GO

2 comentários:

Comente:

Postagens populares