segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

GOIÁS: TJGO não vota novo Plano de Cargos e Salários

Após uma greve de mais de 60 dias em que os servidores do Poder Judiciário Judiciário do Estado de Goiás reinvidicavam reposição salarial de 82,30%, referente a perdas salariais dos últimos anos (segundo estudos do Dieese), bem como o cumprimento de direitos já conquistados, os servidores encerraram a greve no dia 21 de novembro e não conseguiram nem um centavo de aumento salarial.

Pelo contrário, antes da greve o TJGO já tinha enviado um projeto de lei concedendo revisão salarial, referente ao ano base de 2010, no percentual de 8,08% e em pleno movimento grevista a Assembleia Legislativa de Goiás, em um movimento do líder do governador Marconni Perillo (PSDB) reduziu o valor da reposição para 6,47%, divididos em três parcelas, sendo que a primeira, de 2,15%, será referente a setembro de 2011, e as outras duas, de 2,16%, serão pagas em outubro e em novembro de 2011. No projeto original o valor seria integral e a partir de janeiro/2011. O prejuízo aos servidores foi imenso.

Durante o movimento grevista o TJGO chegou a fazer uma proposta de novo Plano de Cargos e Salários, com a unificação da carreira e a isonomia salarial entre os servidores do interior do estado e da capital. Além disso haveria aumento salarial real de cerca de 5% para os servidores da capital e um aumento maior para os servidores do interior em razão da isonomia. No entanto, após o fim da greve o Tribunal travou o andamento do projeto do novo plano de cargos e salários que não é votado na Corte Especial e sempre na data marcada para votação ocorre algum fato e a votação é adiada, com isso o tempo vai passando.
O fato é que os servidores do Estado de Goiás estão largados a própria sorte e o TJGO não demonstra o menor interesse em melhorar a péssima situação em que se encontra seus servidores.

É bom ressaltar que o Tribunal de Justiça de Goiás cobra uma das mais altas custas processuais do Brasil e paga um dos menores salários aos servidores do judiciário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente:

Postagens populares