terça-feira, 13 de dezembro de 2011

RIO GRANDE DO SUL: Oficiais de Justiça acenam com greve


No feriado alusivo à Justiça, comemorado na quinta-feira passada, oficiais de Justiça reuniram-se na Praça da Matriz, em Porto Alegre, para mostrar o descontentamento com a proposta de Plano de Carreira da categoria e a possibilidade de o Tribunal de Justiça (TJ) gaúcho passar a exigir curso superior em Direito para o cargo nos próximos concursos públicos. A categoria não descarta a possibilidade de greve para 2012, caso não haja abertura de diálogo com o Tribunal sobre o tema.

Após a mobilização que reuniu cerca de 60 oficiais de Justiça de várias cidades, os manifestantes visitaram deputados estaduais e pediram a realização de audiência pública para discutir a proposta do TJ. Segundo o presidente da Associação dos Oficiais de Justiça do RS (Abojeris), Paulo Sérgio Costa da Costa, a proposta do TJ é excludente e prevê a extinção do cargo. "A ideia é criar uma nova categoria com as mesmas funções, mas com um salário superior ao existente", disse Costa.

Segundo ele, no Estado existem cerca de 1,1 mil oficiais de Justiça ativos e 300 inativos, a maioria bacharel em Direito, e contrários ao PC da forma como está hoje proposto. Costa afirmou que a criação de um novo cargo com as mesmas atribuições não reconhece o direito adquirido. O presidente do Conselho de Comunicação Social do TJ, desembargador Túlio Martins, explicou que a proposta não está fechada, ainda será analisada pelo Órgão Especial do tribunal e está aberta a mudanças.

Fonte: Site da ABOJERIS

Um comentário:

Comente:

Postagens populares