segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

O fracasso da FOJEBRA e o surgimento da FENOJUS


A FOJEBRA foi fundada em 08 de outubro de 2006, com finalidade associativa e de representação dos Oficiais de Justiça de todos os Estados do Brasil.

O início das atividades da Fojebra foi empolgante e logo foi lançado o Dia Nacional de Lutas dos Oficiais de Justiça e no dia 25 de março de 2009, mais de 600 oficiais de Justiça estiveram em Brasília/DF no primeiro dia nacional de lutas.  Foi um dia de muito entusiasmo e esperança para os oficiais de Justiça. Na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal, com a presença do Senador Paulo Paim, todos nós ouvimos promessa de empenho e votação de projetos de leis em benefício dos oficiais de Justiça, entre os quais: porte de arma, nível superior e aposentadoria especial.

No entanto, passaram-se dias, meses e anos e nenhum projeto de lei foi aprovado e sancionado pela presidência da República que beneficiasse a categoria dos oficiais de Justiça brasileiros.

A direção da Fojebra, empolgada e de forma exagerada levaram em 2009 e nos anos seguintes 25 reivindicações para o Dia Nacional de Lutas dos Oficiais de Justiça. São tantos que não arrisco a mencionar todos, pois este texto ficaria muito longo, mas poderão ser vistos clicando AQUI.

Tenho certeza que a FOJEBRA poderia ter até mais de 25 reivindicações, mas deveria eleger no máximo cinco pontos prioritários e lutar por eles, pois duvido se exista algum oficial de Justiça no Brasil, inclusive o presidente da FOJEBRA, que saiba de cor os vinte e cinco pedidos/reivindicações publicados e levados para o Dia Nacional de Lutas dos Oficiais de Justiça desde 2009.

Acredito que Gratificação de risco de vida, porte de arma, aposentadoria especial, nível superior (falta poucos Estados) e remuneração digna são os principais pontos que atendam o anseio da maioria dos oficiais de Justiça do Brasil, podendo haver alguma divergência.

No dia 19 de janeiro deste ano (2012) será fundada a FENOJUS, nova Federação dos oficiais de Justiça do Brasil, uma entidade que promete ser forte, pois terá mais recursos financeiros ao ser formada somente por sindicatos e todos os Estados brasileiros estão fundando sindicatos exclusivos de oficiais de Justiça.

As associações que não se transformarem em sindicatos de oficiais de justiça vão perder a representatividade da classe, pois basta outros oficiais fundarem o sindicato e caso isso não ocorra a própria FENOJUS poderá incentivar e auxiliar os oficiais de justiça a fundarem o sindicato próprio nos estados, abandonando associações antigas e arcaicas.

Os oficiais de Justiça do Brasil têm grande esperança que a FENOJUS represente a categoria com firmeza e eficiência e consiga obter vitória nos principais pleitos da categoria, tais como porte de arma, aposentadoria especial, nível superior, entre outros.

Um comentário:

  1. Será mais uma promessa? Mis um entsiasmo, empolgaçãoou virão lutas de verdade... Penso que fortalecer o que está fraco, unir forças e procurar corrigir os erros seria muito melhor do que fundar uma nova entidade e viver com promessas de dias melhores. è uma pena!

    ResponderExcluir

Comente:

Postagens populares