sábado, 3 de dezembro de 2011

BAHIA: OAB ataca direito de greve dos servidores


Sindjufe-BA responde ato da OAB-BA, com força e firmeza

BRASÍLIA – 02/12/11 - Na presença de advogados e representantes da OAB-BA, que faziam manifestação contra à greve, no Prédio das Varas Trabalhistas – no bairro do Comércio, em Salvador, os servidores do Judiciário Federal realizaram nesta quinta-feira [01] um grande ato, de contraponto, em defesa do direito de greve e do serviço público [contra o PLP 549/09 e pela aprovação do PCS]. Na manifestação, os servidores demonstraram a disposição dos colegas em defender sua dignidade e seu trabalho. De acordo com o Sindjufe-BA, foi um dos maiores eventos realizados durante à greve.

Entoando jingles, como: “população, mas que loucura, a OAB quer voltar a ditadura”; “servidores na rua, Dilma a culpa é sua”; a categoria não se intimidou com o grupo de advogados que ocupou o outro lado da rua. Nesse momento, o clima tenso, agravado por gestos provocativos de alguns advogados [como a insinuação de que os servidores são ladrões], resultou em tentativa de agressão física, empurra-empurra e xingamentos. Um dos advogados bateu no protótipo da Constituição Federal utilizado pelo sindicato. A polícia, que já estava no local, chamou reforço.

Os servidores questionaram: “por que a OAB-BA não fotografou, nem fez ato contra a paralisação dos juízes, realizada nesta quarta-feira [30.11]? Faltou coragem?”.
A coordenação do sindicato esclareceu à população que a realização desse ato é uma reação da categoria a atitude da OAB-BA, que ataca reiteradamente o direito dos servidores.

Os manifestantes lembraram-se das diversas atitudes tomadas pela Ordem dos Advogados, Seção Bahia, no sentido de acabar com o movimento grevista, contrariando toda a história da Instituição, que, no passado, se unia aos servidores em defesa de um Judiciário eficiente. Segundo o sindicato, “atitudes como fotografar servidoras grevistas em estágio probatório para intimidá-las; prestar declaração contra o movimento em meios de comunicação de massa, e, em plena cerimônia de posse da Mesa Diretora do TRT5, em que o sindicato não teve direito de voz; ajuizamento de ação, alegando ilegalidade do movimento; e a realização de um ato contra a greve em plena porta da Justiça do Trabalho, numa verdadeira provocação; demonstram uma política egoísta e imediatista da atual direção da Ordem, incapaz de pensar no futuro da Justiça do Trabalho e na qualidade do serviço que será prestado á população”.

No ato, pouco mais de quarenta advogados arregimentados pela OAB-BA tentaram intimidar os inúmeros servidores presentes, que reagiram, mostrando toda sua força, pois, como fizeram ecoar: 'trabalhador unido, jamais será vencido'. Assim, os servidores deram um 'baile' nesse grupo, que representa apenas parte da advocacia baiana.

Apitos, vuvuzelas, pernas de pau, foguetes, caras pintadas de vermelho, faixas, cartazes com os dizeres 'Presidência da OAB-BA ataca direito de greve dos servidores', abacaxis, protótipos da Constituição Federal e de uma máquina fotográfica [representando o instrumento usado para intimidar as servidoras que estavam no movimento paredista], panfletos e um mini trio elétrico completaram o cenário, enquanto os 'contrários ao nosso direito' usavam um megafone e tiveram que se retirar de costas para o TRT, sob as vaias dos servidores, de alguns advogados e da população em geral que acompanharam o evento.

Em determinado momento, o coordenador do Sindjufe-BA, Rogério Fagundes, solicitou aos policiais que se aproximassem do local onde os servidores estavam, pois o 'grupo de advogados', numa atitude provocativa, foi para cima dos servidores. Um até tentou tomar o microfone do sindicato, sem êxito; e outro tentou agredir fisicamente o coordenador da entidade.

Greve continua na Bahia

Com três abstenções e nenhum voto contra, a assembleia geral realizada na manhã desta sexta-feira [2], deliberou a continuidade da greve por tempo indeterminado. A próxima assembleia será realizada no dia 9/12 [sexta-feira], no TRT [Comércio], às 10h.

Fonte: Sindjufe-BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente:

Postagens populares