segunda-feira, 6 de agosto de 2012

STJ: Falta de prova de que oficial de Justiça não encontrou o réu em casa anula julgamento de apelação

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu habeas corpus a homem que não foi intimado pessoalmente para que pudesse apresentar defensor de sua confiança para o julgamento da apelação. A defesa alegou ter se omitido quanto ao recurso de acusação por estratégia processual, mas a falta da intimação do réu para o julgamento impediu que seu advogado fizesse a sustentação oral pretendida.

Para a Turma, o oficial de Justiça responsável pela intimação emitiu certidão de que o réu não poderia ser encontrado no endereço fornecido, mas não apresentou fonte para essa informação. O réu havia sido condenado em primeiro grau a cinco meses de prestação de serviços comunitários por portar drogas para consumo próprio. O Ministério Público recorreu da sentença e a corte local o condenou a quatro anos e dois meses de reclusão por tráfico.

O advogado do paciente não apresentou contrarrazões para o julgamento da apelação. Diante da inércia, o réu foi intimado para constituir novo defensor. Em resposta ao mandado de intimação, o oficial de Justiça emitiu certidão afirmando que ele não residia mais no endereço fornecido. Então, a Defensoria Pública foi chamada para apresentar as contrarrazões.

Prejuízo

No STJ, o homem pediu a nulidade do julgamento da apelação, alegando que o advogado de sua confiança não teve oportunidade de realizar sustentação oral, o que lhe teria causado prejuízo. A defesa argumentou que o advogado não podia ter sido afastado sem ao menos ser ouvido, uma vez que a ausência na apresentação de contrarrazões teria sido manobra estratégica devido à tendência do Ministério Público local de produzir pareceres acolhendo as teses acusatórias.

O ministro Sebastião Reis Júnior julgou que a nomeação da Defensoria para atuar na defesa do paciente caracteriza nulidade processual. “É inegável que eventual sustentação oral do advogado constituído pela parte poderia influenciar o ânimo dos desembargadores, o que poderia levar à manutenção da sentença”, afirmou.

Ele ainda observou que não consta na certidão do oficial de Justiça a fonte das informações de que o réu não residia naquele endereço: “Não foram exauridos todos os meios possíveis para se encontrar pessoalmente o réu, o que causa estranheza, porque ele sempre fora encontrado no endereço constante dos autos.”

O ministro acrescentou que acórdãos do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) apontam para a ocorrência de vício idêntico em outros processos da mesma comarca, o que apoia a tese da defesa.

A Sexta Turma, por unanimidade, concedeu a ordem para anular o processo a partir da apelação e também determinou que o advogado do paciente seja devidamente intimado.

A notícia refere-se ao seguinte processo:  HC 193380

Fonte: STJ

5 comentários:

  1. “Não foram exauridos todos os meios possíveis para se encontrar pessoalmente o réu, o que causa estranheza, porque ele sempre fora encontrado no endereço constante dos autos.” Quais seriam esses meios? será que é o salario todos com as despesas com o deslocamento? Temos que ter coragem de colocar as nossas dificuldades nas certidões só assim as autoridades vão tomar conhecimento de nossa realidade de forma oficial. CORAGEM COLEGAS CERTIDÃO NELES!!

    ResponderExcluir
  2. Acredito que o oficial de Justiça deixou de fundamentar a certidão. Seria mais ou menos assim:

    ... DEIXEI DE INTIMAR o Sr. XXXXX, em face de não encontrá-lo no endereço mencionado e FULANDO DE TAL (atual morador,... ou, ... primo do réu, CPF 000.000.000-00) ter informado que o réu (MUDOU e não deixou novo endereço..., ou É DESCONHECIDO..., etc).

    Assim, o oficial de Justiça terá cumprido tudo que está ao seu alcance.

    ResponderExcluir
  3. Dino, você não percebeu a profundidade do problema, já passei por uma situação parecida. O que temos que fazer é defender a fé pública, não tenho que me preocupar com o nome das pessoas que me deram a informação não! se a pessoa me der o nome errado? Depois que um Juiz questionou uma certidão de forma parecida passei a fazer o seguinte: Ex: Estive no local indicado a casa é branca de grade preta, fica numa escadaria, o morador disse que Sr. é desconhecido.

    ResponderExcluir
  4. Você tem razão Itailson. Mas aqui em Brasilia exise um ofício circular determinando que os oficiais de Justiça anote o nome do informante e o n.º do CPF (de preferência) ou outro documento. Assim, quando a pessoa se recusa a identificar descrevo com poucas palavras a aparência do informante.
    Nunca tive problemas.

    ResponderExcluir
  5. Aqui em Salvador até porteiro de prédio quer fazer pouco caso com Oficial de justiça (prédio de rico)e a população nas ruas se recusa a dar qualquer tipo de informação nos bairros perigosos, imagina se formos exigir documento de identificação?. Eu sempre certifico o ocorrido mesmo que a certidão fique as vezes até minuciosa demais. E outra coisa quando pergunto o nome de quem me deu a informação coloco " que se identificou como fulano" já vi casos de pessoas alegarem que o nome colocado na certidão é desconhecido no local e como entendo que mesmo os magistrados não gostando, tenho Fé Pública e isso eles é que tem que engolir.

    ResponderExcluir

Comente:

Postagens populares