sexta-feira, 18 de maio de 2012

ITABUNA/BA: Violência assusta e cidade é a 8ª mais violenta do país

 Oficiais de Justiça ficam expostos a vários riscos

Colegas,
 
Levo ao vosso conhecimento os fatos gravíssimos divulgados pela imprensa local com declarações do Juiz Criminal, Ex-Oficial de Justiça Avaliador da Justiça Federal, bem como de reportagem realizada pelo BOM DIA BRASIL DA REDE GLOBO noticiando o alto índice de violência que assola a cidade de Itabuna-Ba.

Desta forma, esta notícia serve para dar publicidade e chamar atenção das autoridades judiciárias e policiais, que em meio a este contexto encontra-se o Oficial de Justiça exposto aos riscos constantes sem nenhuma política de segurança dirigido ao exercicio das suas funções.
Abraços

Oseas
OBS.: OS VÍDEOS PODEM SER ACESSADOS PELOS ENDEREÇOS ABAIXO.

==========

Notícias:

“90% DOS HOMICÍDIOS EM ITABUNA SÃO ORDENADOS DE DENTRO DO PRESÍDIO”, AFIRMA JUIZ CRIMINAL

15/mai/2012 . 7:45 | Autor: Seu Pimenta

MAGISTRADO FAZ DURAS CRÍTICAS A DELEGADO
E AO SECRETÁRIO ESTADUAL DE SEGURANÇA

Autoridades debatem segurança pública na ACI (Foto Pimenta).

O juiz da 2ª Vara Crime de Itabuna, Antonio Carlos Rodrigues Moraes, apresentou um dado estarrecedor, na noite desta segunda, 14. “Cerca de 90% dos crimes de homicídio em Itabuna são ordenados de dentro do Presídio, que também é de onde é controlado o tráfico de drogas e entorpecentes”, disse.

O magistrado também fez duras críticas ao secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa, e ao delegado-chefe da Polícia Civil, Hélio Jorge Paixão. Segundo o juiz, as duas autoridades desmarcaram reunião para debater segurança sem que apresentasse justificativa.

- Simplesmente mandaram fax cancelando o encontro. Parece que essas autoridades não têm compromisso algum com a cidade, apesar de ela figurar entre as dez mais violentas do País -, afirmou ao PIMENTA o juiz Antonio Carlos Moraes.

O juiz e autoridades em segurança pública participaram de reunião para debater o recrudescimento da criminalidade no município, que registrou dez homicídios em apenas seis dias.

O debate ocorreu no auditório da Associação Comercial de Itabuna (ACI). Nenhum delegado da Polícia Civil participou da reunião, embora tivesse sido anunciada a presença do coordenador regional da Polícia Civil, Moisés Damasceno.

O presidente da ACI, Eduardo Fontes, lembrou dos esforços da associação para instalar o sistema de videomonitoramento no centro, que parou de funcionar desde o fim das obras na avenida do Cinquentenário.

A prefeitura, disse, até o momento não fez repasse para manutenção das câmeras do sistema. O prefeito Capitão Azevedo (DEM) não participou da reunião, mas mandou representante.

Acesse o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=fklgbABP-AU&feature=youtu.be

===============

Edição do BOM DIA BRASIL dia 15/05/2012

Rodrigo Pimentel: 'Divisão de presos por facção consolida poder do grupo'

Rodrigo Pimentel afirma ainda que a violência está em queda na Bahia, apesar de Itabuna ser a 8ª cidade mais violenta do país.

A distribuição do preso pela lógica faccional foi feita no Rio de Janeiro durante 20 anos. se você é da facção A, você vai para a galeria. Se você é da facção B, vai para outra galeria. Isso consolida o poder da facção e determina até briga fora da cadeia. O ideal é misturá-los e garantir a vida deles, porque é obrigação do Estado também protelar a vida do preso. Isso acontece no rio de Janeiro até hoje. Existe presídio de uma única facção.

Itabuna é a oitava cidade mais violenta do Brasil hoje. É o anteposto da chegada de cocaína. A Bahia tem-se visto o aumento da violência durante 12 anos. pela primeira vez a violência está em queda no estado, timidamente, com uma queda de apenas 6% em comparação a 2011. Isso ocorre devido a uma política de segurança pública. Eles fazem bases comunitárias, algo semelhante à UPP. Inclusive Itabuna vai receber uma unidade dessas.

No local do tráfico, a polícia consolida uma base com policiamento comunitário, no mesmo princípio do Rio de Janeiro. Tem também a criação de uma divisão de homicídios com dez delegacias especializadas. O resultado isso não é em seis meses nem um ano. A gente vai perceber talvez em 12 ou 24 meses, como aconteceu no Rio de Janeiro. Mas a fórmula é a mesma: prisão dos chefes, criação de presídios e também a ocupação do espaço do traficante.

A cadeia de Itabuna tem mil presos para 400 vagas. Mas na semana passada foi criado um presídio ao lado. Então, 150 presos de itabuna passarão para Anápolis. No mês passado, 30 celulares foram apreendidos dentro das celas em Itabuna.


Acesse o vídeo: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2012/05/rodrigo-pimentel-divisao-de-presos-por-faccao-consolida-poder-do-grupo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente:

Postagens populares