quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

PIAUÍ: Seguranças são presos por agredir oficial de Justiça

Ainda tem Delegados de Polícia Federal que indeferem requerimento de porte de arma para oficial de Justiça. Será que esses Delegados teriam coragem de cumprir um mandado sozinhos e desarmados?

Veja a covardia publicada no site www.portalaz.com.br.

Seguranças espancam oficial de Justiça que cumpria reintegração de posse

Nesta quarta-feira (7), o conflito pela posse de terras na região Sul do Piauí teve mais um episódio que ilustra o desmando e a anarquia que se presencia nos últimos meses nas cidades de Uruçuí, Baixa Grande do Ribeiro e Bom Jesus. Um oficial de Justiça foi espancado por seguranças particulares ao tentar cumprir uma ordem judicial de reintegração de posse em uma fazenda de Baixa Grande do Ribeiro, cidade localizada a 583 km de Teresina.

Conforme informou ao Portal AZ, o Comandante de Policiamento do Interior, Coronel Jaime Oliveira, três funcionários da empresa de Segurança NSSP foram presos portando uma escopeta e duas pistolas calibre 380. Após a prisão eles foram conduzidos à Polícia Federal, já que a PF é responsável pela autorização de uso de armas por estas empresas.

O Cel. Jaime explicou ainda que antes de cumprir a decisão judicial, o oficial procurou a Policia Militar de Uruçuí para pedir ajuda, mas o comando da PM em Teresina definiu que somente a Cel. Julia Beatriz, coordenadora de Crise está autorizada a acompanhar tais questões. “A região está toda em conflito, estas três cidades, são 200 quilômetros de problema”, definiu Cel. Jaime.

Ele argumentou ainda que o problema na região é uma questão da Justiça, só será resolvido com definição de posse de terras pelo judiciário. Em meio aos conflitos, equipes do Gate e do Rone estão na região há mais de dois meses. “Nossa missão é conter os conflitos, manter a ordem, mas só se resolve o problema judicialmente”, explicou.

Os conflitos

São muitos os conflitos de terra na região. Empresários de São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná montam verdadeiros exércitos particulares para protegerem as terras que dizem ser de suas propriedades.

Neste caso específico em que o oficial de Justiça foi espancado, dois empresários do ramo agroindustrial brigam pela posse de alguns milhares de hectares de terras. As empresas são a Ipê Agroindustrial, do Rio Grande do Sul e a Incol, do Paraná.

Estes empresários contrataram, cada um, as empresas SetSeg Segurança, de Teresina e a NSSP, do Maranhão, para que homens pagos façam a segurança das terras. De porte de armas e impondo os seus interesses particulares, monta-se no Sul do Piauí um esquema de violência agrária que ignora às leis estaduais e nacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente:

Postagens populares